Novo vídeo pode ser trunfo de PMs no caso do pedreiro morto dentro do carro

Um vídeo publicado em primeira mão pelo blog do Jorge Aragão pode mudar o rumo das investigações sobre a morte do pedreiro José de Ribamar Vieira Batista, semana passada, após uma perseguição policial que começou na Cidade Operária.

O pedreiro foi alvejado por cinco tiros. Segundo o laudo apresentado pelo ICRIM, três deles de cima para baixo, o que caracterizaria execução.

Em sua defesa, os policiais alegam que que José de Ribamar possuía um facão e um canivete, e que chegou a os ameaçar com as armas.

Poise bem: o vídeo que a defesa dos policiais deve apresentar no decorrer do processo foi gravado por um guarda municipal. É o flagrante de uma ação da Guarda dia 16 de outubro, no Terminal de Integração do São Cristóvão.

José de Ribamar envolveu-se em uma confusão com outro usuário do Terminal. Abordado, teria se apresentado como Comissário de Justiça, ocasião na qual foram encontrados com ele um facão e dois canivetes automáticos, todos recolhidos – o pedreiro ainda chegou a prestar queixa contra os homens da Guarda Municipal pelo “roubo” das suas armas, afirma um dos guardas que participou da ação.

Ainda de acordo com o relatos do guarda, dois dias depois do ocorrido, “ele apareceu no terminal com um facão rabo de galo à procura dos mesmos guardas municipais da ocorrência anterior. Como não era a mesma guarnição, ele foi embora”.

No dia seguinte, José de Ribamar reaparece, novamente com um facão e um canivete e ameaça os homens que abordaram três dias antes.

No vídeo, um deles chega a afirmar, ao que parece ser uma reprimenda em um popular que tenta defender o pedreiro: “O senhor não sabe da história. Esta história vem de ontem. Este senhor está com dois canivetes e um facão. Ele está ameaçando a guarnição desde ontem”, afirma.

José de Ribamar apenas retruca: “Esses caras estão me perseguindo, rapaz!”.

O vídeo é o trunfo que a PM tem para defender seus homens no caso. Embora, é importante ponderar, o José de Ribamar do vídeo não pareça muito com o José de Ribamar das fotos divulgadas após a morte da semana passada (veja foto ao lado).

Há um chapéu e um bigode que dificultam a identificação. Mas isso será trabalho para os peritos.

Nota: o vídeo original foi retirado do ar no YouTube, mas o blog tinha uma cópia e o republicou.

16 pensou em “Novo vídeo pode ser trunfo de PMs no caso do pedreiro morto dentro do carro

  1. Parabéns pela imparcialidade e respeito que trata o assunto! muito coisa tem que ser esclarecida! na sociedade atual certas atitudes abusivas não podem e não devem ser permitidas e nem aceitas! com certeza tudo esta sendo apurado e se erraram eraram punidos pelo legitimo processo legal! a sua postura como jornalista é excelente ! vale apena lembra a todos QUE A PM EM SUA MAIORIA É FORMADA POR PESSOAS DECENTES! COMPROMETIDAS COM A SOCIEDADE! E COMO INSTITUIÇÃO HUMANA É FORMADA APOR HOMENS PASSIVOS A ERROS! COMO TODO MUNDO!NÃO SOMOS PERFEITOS! APESAR DA SOCIEDADE NOS OBRIGAR A ATINGIR A PERFEIÇÃO!

      • Voçê sim é um Jornalista de verdade, imparcial, mostrando apenas os fatos, o seu colega Neto Ferreira deveria aprender com vc.

      • ABILIO TALVEZ VOCÊ FALE ISSO PELO FATO DE NÃO TER VISTO COMO OS PMS AGIRAM COM O PEDREIRO NO DIA DA SUA EXECUÇÃO, TRATADO COMO ANIMAL, ALVEJADO SEM REAÇÃO ALGUMA. E QUANDO AFIRMA “Vale apena lembra a todos QUE A PM EM SUA MAIORIA É FORMADA POR PESSOAS DECENTES! ”
        EM MINHA OPINIÃO ISSO SE EXPÕES AO CONTRARIO EM NOSSA SOCIEDADE.

  2. Isso não prova NADA! Em nenhum momento eu o vejo ameaçando os PMS, e mesmo que este vídeo mostrasse algo contra o cidadão não Justificaria nunca terem o executado daquela forma, para mim o que querem é tentar justificar o injustificável. Como o cidadão diz que havia comprado um terreno em Rosário ele havia comprado o facão para capinar, minha gente se eu não tenho um carro minha opção é andar de ônibus ele estava com facão pois estava vindo de seu terreno em rosário. E ainda digo mais, nas imagens mostram claramente que ele não estava exaltado e estava cooperando com os PMS o que esse vídeo mostra são os PMs se exaltando ao invés de conversar e pedir que o cidadão os acompanhassem. E mas prestem bem atenção que o vídeo esta Editado. E repito NADA JUSTIFICA A FORMA COMO ELE FOI EXECUTADO.

    • Isso que fizeram com esse senhor é uma humilhação.
      Porte de canivete, facão, faca não é crime. Qualquer pessoa de bem pode portar seu canivete ou faca sem ser incomodado, desde que não ameacem ninguém com os mesmos.
      Como a Lua disse, ele estava somente transportando o facão.

      A lei só proibi o porte de arma de fogo.

      • rSRSRSRS… Trunfo! como? o que vejo é uma pessoa que afirma esta vindo de um terreno onde fazia limpeza por isso o fação, que se você não sabe é uma ferramenta!
        Fora que ele esta calmo o tempo todo até ser agarrado a força.
        Ainda que o video foi editado e não mostra os choques e tapas que ele levou nesse dia… e isso quando ele já estava algemado.
        Depende do ponto de vista! e olhando sem paixão, acho que o video não prova nada… e não serve nem para desqualificar a vitima… muito pelo contrario, pode até mesmo complicar os policias… pois parece um possível motivo.

        • Agarrado a força pq o mesmo não iria sozinha para a sala e memo agarrado a força ele reage tentando sair. E ninguém está falando que ele não tem esse terreno , mas pq ele rodeava o terminal de integração com arma atrás dos guardas municipais, pq ele estava com canivetes escondidos, ai gente vamos cair na real.

          • Rssssrsrsrs
            As pessoas se perguntam pq ele rodeava a Integração do São Cristovão… Ora bolas rodear é andar por fora! e pelo contrario ele andava por dentro! resposta: Porque andava de ônibus, porque ele precisava… outra coisa onde vc já viu alguém ser agarrado a força e não reagir (tentar escapar). Se não fosse assim não existiria o termo “Agarrado a força”.
            Outra coisa se vocês meus caros colegas tentarem ligar uma coisa a outra vão complicar mais ainda a vida dos policiais… Pois no video só aparece um homem calmo o tempo todo e os guardas exaltados.
            Se não pode andar com canivete ou fação e outras ferramentas… Sera bom prender todos os carpinteiros, jardineiros, mecanicos, designers, pedreiros, contureiras e diversos outros profissionais…
            Há “arma” é o uso que se faz do instrumento… Até mesmo uma panela pode ser usada como arma!

          • Lopes : ” mas pq ele rodeava o terminal de integração com arma atrás dos guardas municipais, pq ele estava com canivetes escondidos, ai gente vamos cair na real.”

            1° portar um canivete não é crime

            2° Se ele portasse o canivete mostrando para todo mundo ae sim os policiais teriam motivo para pedir para ele guardar a ferramenta,e não arma como você disse.

            3° Agarrado a força, porque pelo que vi em nenhum momento pediram para ele acompanhara-los. Espero que nunca ti abordem na rua, mais se um dia fizerem isso contigo algemando você a força sem nem mesmo pedirem para tu acompanhar eles até a viatura ou delegacia, tu não reagiria?

            Lopes, pesquise um pouco e veja se existe alguma lei proibindo esse senhor de portar um facão ou um canivete.

  3. esse video é mais uma prova de que a policia matou por vigança,pois no video em nenhum momento mostra o pedreiro reagindo.Muito pelo contrario o mesmo aparece no video muito tranquilo e se justificando o porque da ferramenta que é o facão,que o mesmo usava.Isso prova que a policia já estava sabendo que o pedreiro usava o facão e o canivete,pois era somente para limpeza do terreno em Rosário.Tudo indica que a POLICIA já conhecia o pedreiro.NÃO VEJO NESSE VIDEO NENHUM TRUNFO PARA A POLICIA!

  4. Caro “Lopes” nem deveria dar minha opinião sobre seu comentário, mas como leitor não consigo deixar de observar e dar minha opinião.
    1 Lopes -“Agarrado a força pq o mesmo não iria sozinha para a sala e mesmo agarrado a força ele reage tentando sair.”
    OBSERVE, que no vídeo em nenhum momento os policiais pedem para que o cidadão os acompanhem. E o agarram como se fosse um ladrão a reação de um cidadão de bem e essa Revolta. Se fosse comigo reagiria do mesmo modo, pois, sou cidadão de bem e não aceitaria ser tratado como meliante.
    2 Lopes-” mas pq ele rodeava o terminal de integração com arma atrás dos guardas municipais”
    MEU CARO, rodear o terminal? Como a amiga acima diz: se não temos carro como iremos nos locomover se não for de ônibus? Aquele era o percurso que ele tinha que tomar sempre para ir ao seu terreno. E mas, a policia pode ter tomado como afronta o fato de o cidadão passar sempre por ali, e observe se ele fosse tentar fazer algo contra os PMS levaria sua mulher a tira colo e mostraria seus documentos de boa conduta, e mas nada meu caro JUSTIFICA tamanha brutalidade! como cidadão que sou não admito que a policia cometa um erro tão Brutal e estapafúrdio desses.
    3 Lopes- “pq ele estava com canivetes escondidos,”
    E isso justificaria alguma coisa?
    O que um cidadão vai fazer contra armas de fogo, Observe que este cidadão estava vindo de um terreno pode ter levando pra outra finalidade.

    Justificativas Bestas como a desses policias me dão certo asco. Que VERGONHA e ainda tem pessoas que tentam nos engambelar. Graças a Deus tenho Olhos, Ouvidos, Boca e ESTUDO.

Os comentários estão fechados.