O deputado Rubens Junior (PC d B) relutou o quanto pôde, mas decidiu, de uma vez por todas, tirar uma licença médica que beneficiará diretamente o primeiro suplente da sua coligação, Othelino Neto (PPS), atual titular da Secretaria de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de São Luís.
O comunista luta há algum tempo contra uma gastrite e resolveu que agora é a hora de parar para cuidar da saúde.
Juntou a fome com a vontade de comer, como se diz no popular.
A posse de Othelino como deputado pode ser vista, então, por dois ângulos. O primeiro e, aparentemente mais lógico, é o de uma aproximação definitiva entre o PC do B de Flávio Dino e o PSDB do prefeito João Castelo.
São cada vez mais fortes no meio político os rumores de que Flávio não será mesmo candidato em 2012. E uma recente declaração do presidente do Diretório Municipal do PC do B, jornalista Marcio Jerry, acendeu ainda mais o debate.
“Não fazemos política com ódio, nem com radicalismo. Portanto, não existe a impossibilidade de conversarmos com o prefeito João Castelo. Ele foi que nunca se dispôs a nos chamar para conversar”, disse o dirigente comunista (reveja aqui).
Outro viés
Mas a saída temporária de Rubens Junior pode também ser analisada sob outro viés. Comunistas consultados pelo blog garantem que a manobra, na verdade, tem o intuito de resgatar o PPS das “garras” de Castelo.
Segundo esses interlocutores, Othelino já não estaria lá muito satisfeito com a falta de estrutura, autonomia e orçamento no Município e teria se mostrado disposto a retirar o PPS definitivamente da base de apoio ao PSDB.
A garantia de alguns meses de mandato parlamentar ao popular-socialista seria a forma de selar de vez essa ruptura.
Fique tranquilo!!! Esse acordo p othelino assumir tem a ver com o apoio de Flavio Dino a castelo. Você é um excelente jornalista, corra atras e descubrirá o que eu já sei
Tem muita água pra rolar ainda. Mas vou dar muitas risadas depois que a verdade vir à tona…
Caro Léda,
Realmente estamos vivendo uma transformação para pior,na politica do nosso estado, estamos colocando mais um dito pela imprensa como “CORRUPTO”, desse modo não podemos reclamar de roubo e assalto em nosssas residências, os próprios ladrões tão solto no congresso e na assembréia, isto é fato. te cuida Stênio….
Um abraço,
é rídiculo o pc do b retirar do plenário seu único representante para entrar um pessoa que comprovadamente é corrupto, e sem escrúpulo, sendo ainda mais alguém que sustenta esse descaso com o maranhão.
é uma vergonha pc do b …
Grato pela participação
Você como analista político tá me saindo um ótimo jogador de futebol. Muito fácil entender o tabuleiro, meu caro! A estratégia de colocar Othelino é perfeita, ganha Flávio, enfraquece Castelo e a oposição vai se armando com as armas que tem p 2014. Tiro meu chapéu p quem ta por trás dessa jogada política. Parabéns!
Como vc pode ter visto no post, esta não a única análise possível. E, ao contrário de vc, acredito muito mais na tese de que essa manobra visa a fortalecer os laços entre PC do B e PSDB…