Bar D’Antigamente ludibria clientes

Peço venia aos meus leitores para fazer um desabafo, hoje.

O assunto aqui é a maneira como alguns estabelecimentos de São Luís insistem em tratar seus clientes.

Na noite da última quarta-feira (28), resolvi sair com minha esposa para assistir ao filme “A pele que habito”, de Almodóvar, em cartaz no Odylo Costa, Filho. Antes da sessão, resolvemos comer alguma coisa.

E escolhemos o Bar D’Antigamente, no Centro Histórico.

Em termos de estrutura, aquilo não é mais nem sombra do que já foi. Mas o que eles fazem com os cliente é ainda pior.

Escolhi uma picanha na chapa. No cardápio, dizem que são servidos 600g. Seria um exagero dizer que ali tinha, pelo menos, 400g.

"Picanha" do Antigamente

Com uma agravante: serviram-me contra-filé como se picanha fosse (veja a imagem ao lado).

Um absurdo!

Imaginem vocês a situação dos turistas que aqui chegam. A maioria nem sonha com o que seja uma picanha. Então eles vão ao Bar Antigamente e degustam um contra-filé, pensando ser um dos nossos mais famosos cortes bovinos.

Voltam pensando: “mas porque brasileiro gosta tanto dessa carne dura?”

Sim, caros amigos. Porque aquilo não era simplesmente uma enganação. Até para os padrões de um bom contra-filé, a carne era dura demais.

Qualquer pedaço de borracha, levemente batida e com um pouco de sal sairia mais macio do que o que me foi servido no Bar Antigamente.

Reclamei com o garçom, pedi que falasse com o churrasqueiro. “O fornecedor de picanha está enganando vocês. Ele vende contra-filé”, argumentei.

Em vão…

Recebi um desculpa esfarrapada qualquer e terminei de comer minha “picanha”.

Mas saí de lá com uma certeza: não ponho mais os pés no Bar Antigamente.

E, se me permitem: não aconselharia ninguém a ir também. Até que aprendam a tratar com mais respeito que é a base do sustento deles próprios.

Ah.. ia esquecendo. Aí abaixo você pode ver uma autêntica picanha na chapa.

Quanta diferença, não?

46 pensou em “Bar D’Antigamente ludibria clientes

  1. Meu caro Gilberto
    Esse tipo de atitude amadora por parte dos donos de bares, restaurantes e fast-food em São Luís depõe contra a nossa cidade e soma-se aos vários motivos para afastar o turista que tentou privilegiar nossa cidade e o privilégio que recebem em troca é esse aí. Levei um grupo de mineiros pra comer no BONDIBOCA localizado no Atlanta Center no Renascença e a sujeira no chão e nas mesas era tanta que me senti envergonhado com os visitantes, até gatos tinha lá fazendo suas necessidades fisiológicas no chão do restaurante e se enroscando nas pernas dos clientes, as mesas não eram limpas, tinha copo descartável e guardanapos voando pra todo lado, um dos guardanapos sujo de ketchup voou e grudou na blusa branca de uma pessoa que estava sentada na mesa ao lado. Chamei a atendente e porque o motivo de tanta imundície, ela me fuzilou com os olhos e virou as costas . Levantei e tentei falar com o gerente mas nenhuma das atendendentes quis chamá-lo pra mim. Se o salão vive nessas condições como não deve ser a cozinha daquela pocilga? Peguei o celular e bati foto de tudo pra levar à vigilância sanitária e à imprensa.

  2. Típico do que acontece em “quase” todos estabelecimentos no Estado do Maranhão. Primeiro quesito é o atendimento. As pessoas acham que os clientes tem a obrigação de comprar/comer/beber por falta de opção, em vez dos funcionários tratarem bem por aquilo ser sua profissão, está insatisfeito mude. Segundo quesito como bem você mostrou sempre querendo vender gato por lebre.
    Faz muito tempo que não vou naquela zona de segregação que se chama Centro Histórico.

  3. Um ambiente como aquele, na localização em que se encontra deveria oferecer um serviço melhor, não só aos inúmeros turistas frequentam o local como aos nativos da ilha.

  4. Eu sempre achei que a inabilidade no atendimento ao cliente é uma característica genética do maranhense. Claro, há exceções. Queiramos ou não, é um estabelecimento que é uma vitrine para quem visita São Luís. Com pouquíssimas exceções, São Luís não é definitivamente uma cidade pra se achar um estabelecimento com bom atendimento. É uma pena que isso não nos surpreenda. É esperado. Infelizmente.

      • Ter um atendimento de excelência é tão difícil, aqui em São Luís, que ao ser bem atendido eu divulgo o local e faço questão de voltar sempre.

    • Gostaria de fazer algumas colocações:
      1 – a respeito da picanha, as vezes o estabelecimento nem faz por mal, a Fribal cansa de fazer isso, vender outra carne como se fosse picanha e além do mais picanha cortada em pedaços grandes acaba ficando dura, e se estiver magra então piora tudo é igual a borracha, pois a picanha na verdade não é mole e sim a gordura que faz ela ficar assim;
      2 – por favor somo pessoas esclarecidas, e não me venham com esse papo que “em São Luis o atendimento é assim ou assado”, tenho certeza que assim como eu existem muitas pessoas aqui que são viajadas e que se me disserem que nao foram maltratadas em outros lugares ou até paises garanto que estão mentindo. No Rio ja cheguei em restaurante em Ipanema e fui muito, muito mal atendida, pelo fato de mesmo parecendo, não ser gringa, ja comi uma picanha no Tom Jobim duraaaa, mas duraaaaaaaaaaa que não foi possivel come-la, em Gramado, cidade altamente turistica, se você quiser comer em algum lugar depois das onze da noite, pode esquecer, pois dormirás com fome, em Roma ou Paris se vc entrar num restaurante e demorar muito a pedir um prato eles reclamam, se vc entrar numa cantina e quiser comer um pedaço de pizza, vc tem queb pdei-la e comer na rua, não pode sentar, entre outras coisas. Resumo: isso acontece em todo lugar;
      3 – a respeito dos 10%, morei anos no Canada, e essa historia de Gorjeta e cultura, é quase uma obrigação, é por respeito e não imposição, por isso acho um absurdo e total falta de educação de quem diz que não paga 10%, de que é um absurdo entre outras coisas…. afee.
      Por tudo isso e mais algumas coisas, não me venham com essa de que São Luís tem lugares que atendem mal,isso existem e muito em todo lugar, pois existem muitos clientes chatos, malas, pessoas sem educação entre outras coisas, já vi muito isso, até de amigos e chamo sempre atenção dos mesmos qdo se portam mal.
      haaaaaaaaaa, não sou cliente do antigamente, não frequento o local, mas acho exagerado algumas colocações

      • 1 – Vc tem razão… Já me venderam lagarto como alcatra. só percebi qdo coloquei na churrasqueira… absurdo!
        2 – Tb já fui mal atendido em outros lugares, mas aqui é demais…
        3 – Na Argentina, paga-se 10% até em táxi… Mas nada obrigatório. Como vc bem ponderou, é uma questão de cultura…

  5. Só para esclarecer, o nome BAR ANTIGAMENTE é registrado no INPI em nome de Ana Lula (minha mãe) e, ao passar o ponto do Centro Histórico, a pessoa q adquiriu, em má fé, utiliza o nome com a inserção do D´. (D´Antigamente).
    Já estamos tomando todas as providências cabíveis e ainda não tivemos êxito na retirada do nome.
    Cabe um alerta a todos que o bar encontra-se em estado deplorável e de total abandono. Também não aconselho ninguém a ir para lá.

      • Gilberto, é importante deixar claro no post não só que o bar que você se refere situa-se no Centro Histórico, pois quem lê e não tem conhecimento, imagina que o bar continua sendo de propriedade da Ana Lula (minha tia). Ela passou o ponto há mais de 2 anos. Os novos proprietários usaram de má fé e, como disse acima Lula Fylho, acrescentaram o D’, antes do nome. Pessoas sem conhecimento com certeza não notarão apenas uma letra com apóstrofo antes do anterior nome, concluindo, assim, que não houve mudança de proprietário e administração.
        Dessa forma, o novo proprietário, que não possui nenhum tipo de respeito para com o cliente, presta esse desserviço ao público, vendendo gato por lebre e tratando os clientes com descaso.

      • Exatamente, não tinha visto os esclarecimentos do filho da dona do verdadeiro antigamente, mas de qualquer forma ficou reforçado.

    • isto que lula esta falando é uma grande verdade….mesmo porque quando ainda era de propriedade da sua mae…o antigamente era maravilhoso

  6. VC FOI A ESSE BAR NESSA ÁREA MISERENTA DA CIDADE PORQUE ESQUECEU DO POR ACASO, EXEMPLO DE BOM ATENDIMENTO E PETISCOS E BEBIDAS DE QUALIDADE SEM FALAR NO AMBIENTE QUE É 10!!

    • Não, amigo. Na verdade, fui resolver um problema por lá, acabei vendo o filme em cartaz, resolvi ficar e comer alguma coisa antes de entrar no cinema. Foi isso… Sobre o Por Acaso, prefiro o Filial, embora dos mesmos donos. (inclusive dos mesmos donos do Antigamente original)

  7. Você nunca passou fome cara de ganso! Por isso que tá reclamando, sabe onde vc come melhor, ‘É NA CADEIA”, e pára de plagiar o Pé de Banha, sabe quem é o GAYRREIRO Marco D”eça. Vulgo Pé de Sebo.

    • Nunca vi tanta bobagem junta… Mas o debate é democrático. Então, está aí o comentário de um imbecil liberado na íntegra.

        • Cara de Ganso, tu pagou quanto para esse babão testículo de cabaça de defender, tu respeita gayreiro, tu e esse babão e mais pé de banha só colocam é asneira nesses blogs e principalmente plágios, repetições e falta de informações, procuram ter fontes fortes para não errar nas colocações das informações. Este teu babão, tenho certeza que não sabe nem o significado da palavra “Bucéfalo”. Um grande abraço eFeliz Ano Novo.

        • Cara de Ganso, tu pagou quanto para esse babão testículo de cabaça te defender, tu respeita gayreiro, tu e esse babão e mais pé de banha só colocam é asneira nesses blogs e principalmente plágios, repetições e falta de informações, procuram ter fontes fortes para não errar nas colocações das informações. Este teu babão, tenho certeza que não sabe nem o significado da palavra “Bucéfalo”. Um grande abraço e Feliz Ano Novo.

  8. É de bom grado que as entidades responsáveis pelos bares e restaurantes invistam (ou fiscalizem) nesse quesito “atendimento ao público”. Infelizmente, a maioria dos funcionários desses locais não nos dão um tratamento adequado. O que me chateia mais ainda é que ainda cobram, na conta, taxa de 10% pelo atendimento, mas comigo isso não “cola”. Se não tenho um bom atendimento, eu não pago essa taxa. E acho que se todas as pessoas adotassem essa postura, com certeza, os donos de bares e restaurantes prestariam mais atenção no que tange ao atendimento ao cliente e treinariam seus funcionários. A sua postura de publicar essa falta de respeito no bar do Reviver, Gilberto, deveria ser copiada por todos os frequentadores de bares e restaurantes que clamam por um bom atendimento na nossa cidade. Um grande abraço.

  9. Primeiro: Pagam 10% porque querem. Não há lei que obrigue. Vc só é obrigado a pagar pelo que consumiu e o atendimento está incluso na sua conta. Os donos de estabelecimentos bancam espertos, cobram os 10% para pagar o salário dos garçons, ou seja, nós que vamos pagar? E ainda ficam com a maior parte arrecadada. 10% é opcional.
    Segundo: Vcs já entraram nas cozinhas de bares e restaurantes de São Luís? Se entrarem jamais voltarão. Com raríssimas exceções.
    Quando começarmos a acompanhar, na cozinha, a preparação dos nossos alimentos, a coisa muda. Temos que exigir que as cozinhas tenham parede de vidro para que possamos acompanhar o que nos será servido e, principalmente se não estamos comendo restos. Vcs já pensaram nisso?

  10. É bom não avançar muito nesse debate pois correremos o risco de ter que pedir o fechamento da maioria de nossos bares e restaurantes. A sra. Diana tem razão, seria de bom alvitre a exposição das cozinhas aos olhos dos fregueses, isso defveria iclusive ser um motivo de orgulho para seu proprietário(a). Gostei seu Leda, manda bala nesse tema, é muito importante para asociedade.

  11. PERTINENTE SUA PUBLICAÇÃO GRANDE GILBERTO…

    O CENTRO HISTÓRICO ENTRE OUTRAS COISAS ESTÁ ABANDONADA POR UMA FALTA DE INICIATIVA EM DINAMIZAR E VALORIZAR O QUE MAIS TEMOS DE RICO… UM ESPAÇO FUNDAMENTAL PARA NOSSA CULTURA, E ENTRETENIMENTO…

    POR ISSO PREFIRO FICAR COM MEUS CAMARÕES DA CASA DAS TULHAS E A FOGOZADA DO BOX DO CORINTHIANO…

    GRANDE ABRAÇO!

  12. Só gostaria de registrar, que o bar D’ANTIGAMENTE não é mais o antigo emaravilho bar e restauranete ANTIGAMENTE, portanto, além de estar ludibriando os clientes pelo nome, ainda o fazem pelo cardápio. Peço encarecidamente, que tomem cuidado ao escrever o nome do bar, pois isso pode gerar problemas para o dono do ANTIGAMENTE, que funcionava antes no lugar do atual D’ANTIGAMENTE e que trata seus cliente cm muito respeito, servindo o que realmente é pedido, além do mais esse bar D’ANTIGAMENTE, é tão sem criatividade que nem teve trabalho de mudar o nome do estabelecimento bem como o cardápio, que pelo que podemos observar, só tem os mesmos nomes do antigo cardápio, pq a qualidade ta longe de ser a do verdadeiro ANTIGAMENTE.

  13. Folgo em saber que o bom português ainda é cultivado nestas paragens ludovicenses. Não acho necessário sequer me referir a comentários de quem apenas nasceu em São Luís, mas não tornou-se ludovicense. Somos conhecidos por nossa polidez e esmerada oratória e devemos agir como tal.
    Sobre o D’antigamente, tenho a relatar que ao receber uma lista de reclamações por parte de uma amiga paraibana que veio visitar a ilha, esse estabelecimento foi citado várias vezes como modelo de falta de asseio nas instalações, despreparo dos funcionários, demora no atendimento e insatisfação com a comida oferecida. Falar o que? Simples, Nunca volte em quem não merece representar a minha terra. Sou ludovicense, orgulho-me disso e não admito que qualquer um (pessoa física ou jurídica) outorgue-se o mesmo genitivo

  14. lamento que entre a nossa cidade em toda essa baixaria para ser ridicularizada e ao invés de promover o turismo só afastam!!!

    • mas NÓS precisamos discutir nossa cidade, sem apenas querer depreciá-la, mas apontando as falhas para que se faça melhor no futuro

  15. lamento que a nossa cidade esteja em toda essa baixaria,para ser ridicularizada e ao invés de promover o turismo só afastam!!!

    • Vc deveria ter cuidado ao falar essas coisas, vc deve ter alguma coisa contra o done ne? Há oito anos o bar Antigamente era maravilhoso e sempre foi, quem vc pensa q é pra falar dessa maneira? O bar antigamente não tem um novo dono, ele simplesmente mudou de lugar e agora onde este funcionava, funciona o bar D’Antigamente, ou seja, é outra bar, é outro dono, é outro nome, é tudo diferente. Não que tenha que te dar qualquer satisfação, pq uma pessoa que fala desse jeito não merece qualquer resposta e mais não sou filha da dona, não tenho nem um parentesco, era apenas uma cliente assídua do bar Antigamente e não dessa porcaria de bar que ficou no lugar dele.

Os comentários estão fechados.