Como combinado, militares decretam greve também no RJ

Após a assembleia realizada na noite de quinta-feira (9), os bombeiros e as polícias civil e militar decretaram a greve das categorias no estado do Rio de Janeiro.

“A partir de agora, a segurança é de responsabilidade da Guarda Nacional ou do Exército”, disse um bombeiro ao microfone, após perguntar quem estava a favor da paralisação e todos os presentes levantarem as mãos e gritarem “sim”.

Após a confirmação da greve, o bombeiro deu instruções aos policiais e bombeiros presentes na Cinelândia. “Todos devem seguir direto e estar aquartelados em seus respectivos batalhões”, disse. “Atenção, é importante, quem está de folga aquartela, de férias aquartela, quem está de licença aqueartela. Todos juntos, não tem distinção, se puderem levar as esposas, levem junto. É importante”, completou.

O decreto da greve foi antecipado, já que segundo as lideranças do grupo, se as reivindicações não forem aceitas até a 0h desta sexta-feira (10), as categorias iniciariam a paralisação.

A juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros da Auditoria da Justiça Militar do Rio decretou, na noite desta quinta-feira (9), a prisão preventiva do cabo Benevenuto Daciolo, do Corpo de Bombeiros. Ele é acusado de praticar os crimes de incitamento e aliciamento a motim. As informações foram confirmadas pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

A liberdade do bombeiro era uma das reivindicações de policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários, que fazem assembleia na noite desta quinta-feira (9), na Cinelândia, no Centro do Rio. (veja o vídeo acima)

“Juntos somos fortes. Soltem o Daciolo porque ele é heroi. Ele não é vagabundo, não é vândalo. Ele foi o cara que sempre pregou a mansidão e a paz”, falou um dos bombeiros aos quase três mil manifestantes, entre bombeiros, agentes penitenciários e policiais civis e militares, que participam da assembleia.

(As informações são do G1)

13 pensou em “Como combinado, militares decretam greve também no RJ

  1. É complicado, militar não pode fazer greve, mas o congresso demora anos para aprovar a PEC 300, enquanto o salário deles é reajustado em minutos..

  2. Lembra que te falei em um post antigo que a greve dos Policiais Civis do Maranhão não era somente para “pegar carona” na greve dos PM’s e tu afirmou e teimou que era sim este o motivo do movimento da Polícia Civil????
    Esta entendendo agora o porquê das minhas palavras????
    Eu não poderia (e não posso) falar mais de 0,5% do que sei a esse respeito, mas gostaria que refletisse sobre o que te falei aquele tempo e, enfim, que constataste que a tão propoalada “união de forças” daquele momento não era para desestabilizar o já cambaleante Governo do Estado, mas refletia um ensaio de um movimento muito maior que (infelizmente) esta apenas começando.
    PEC 300 e 460 são os motivos……
    Pense o que representaria uma paralização geral (e aqui geral quer dizer nacional) de TODAS as forças policiais, com exclusão somente da PF e da PRF. Nem mesmo a Força de Segurança Nacional estaria em funcionamento, haja vista ser composta por policiais das Policias estaduais. Agora imagine tudo isso durante a Copa???
    Amigo a coisa é mais feia do que aparenta…….

  3. Militar não pode fazer greve. E o governo pode virar as costa para Segurança? Dois pesos e duas medidas. Elite que domina não precisa de segurança pública!

      • A mesma constituiçã estabelece o dever do Estado em proceder as devidas restituições das perdas inflacionárias anualmente.
        Veja bem: Não se esta sequer falando em reajuste (aumento) mais sim da simples recomposição de perdas com a inflação pelo período de um ano…..
        Porque o estado do Maranhão não faz nem mesmo a sua parte………?????
        Claro que não se justica um erro com outro, ou pior, umas ilegalidade com outra ilegalidade.
        Mas você tem se mostrado muito legalista quando o critério é defender o SEU governo.
        O Estado tem o DEVER de proceder a recomposição das perdas inflacionárias ANUALMENTE e não o tem feito desde a deposição do governo oposicionista. E dreito do servidor público desrespeitado. E ponto…..

          • Não, muito pelo contrário. Sou totalmente a favor das Leis e da Constituição Federal, tanto que contava com uma intervenção federal (possibilidade amplamente disciplinada na CF) no Maranhão por falta de pagamento das perdas inflacionárias anuais devidas aos servidores………
            Espero mesmo que a Constituição seja ENFIM cumprida e que o Estado do Maranhão que se encontra ‘condenado’ em última instância, sem qualquer possibilidade de recurso, pague os valor referentes a indenização relativa a perdas referentes a URV a seus servidores.
            Por fim,. só entendo que se o p´rórpio Estado não cumpre a lei ( não atende a legalidade) como esperar que os movimentos sociais a cumpram, principalmente quando a leta da lei lhes é desfavorável. Educação começa em casa………

  4. Amigo Gilberto, ou você é bem radical ou tendencioso, governista e elitista. Ora, o mesmo governo que cobra a obediência à Constituição é o mesmo que desobedece. Greve de militar é ilegal, ponto. Desrespeitar o cidadão e o trabalhador também é ilegal, ponto. Isso sim se torna um fato, não só a primeira parte. “Abolição da constituição”, francamente. Eu pensava que a discusão seria num nível mais equilibrado.
    abraços

    • Engraçado que vcs só cobram coerência do Governo… essa é minha crítica… não vi ninguém detonando o PC do B pq, aqui no MA, apoiou a greve, mas na Bahia – pq o governador é do PT, portanto aliado – chamou o movimento de político… No fim das contas, caro Kercyo, tudo se resume a isso, política: admita isso. E ponto…

Os comentários estão fechados.