PDT, PSDB e indefinições

Da coluna Estado Maior

A recomendação da direção nacional do PDT no sentido de que o braço do partido em São Luís se afaste do prefeito João Castelo (PSDB) provocou tremores na base de sustentação da candidatura do tucano à reeleição. Castelo tinha como favas contadas a participação do arraial brizolista ludovicense na sua composição partidária e terá de remontá-la se os pedetistas romperem, de fato, a aliança, como quer a cúpula nacional do partido.

Sólida quando era alinhavada e avalizada pelo então governador Jackson Lago, que alimentava uma incontida simpatia pelo ninho dos tucanos, a aliança do PDT com o PSDB se fragilizou muito após a morte do ex-governador. Cada vez mais distante da direção nacional e afastado do governo do presidente Lula, o chefe maior do PDT maranhense chegou a cogitar até sua transferência para o PSDB. Estivesse vivo, Jackson Lago certamente estaria alinhado a João Castelo. A situação de agora é diferente, o partido está dividido. Uma banda quer se aliar a Castelo, enquanto outra quer distância do tucano.

O curioso é que a banda contrária é exatamente a que era mais próxima de Jackson Lago, a começar pelo filho dele, Igor Lago, que juntamente com a viúva Clay Lago proibiu o grupo pró-Castelo de usar o nome do ex-governador como mote de campanha. A medição de força entre as duas bandas está em curso e ninguém sabe ainda qual será o desfecho. Há quem aposte que o partido rache, mas com a maior fatia aliando-se formalmente ao PSDB e disposta a arcar com as consequências de ter desrespeitado uma orientação da cúpula nacional. Nesse caso, vai condicionar o acordo à indicação do candidato a vice, projeto esse que tem a simpatia do prefeito, que mantém pedetistas em cargos de peso, como Clodomir Paz na SMTT, por exemplo.

Em tempo: uma fonte graúda do partido disse à coluna que a recomendação para o PDT se afastar do PSDB vale também para Imperatriz, onde o brizolismo alimenta há muito relação estreita com o tucano Sebastião Madeira. O desfecho virá em abril, com o fim do prazo para desincompatibilização.