Sistema de Bilhetagem não funciona há dias em São Luís

De O Estado do MA

O Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) de São Luís, instalado em terminais de integração e no posto de vendas na Rua do Sol, não está funcionando há dois dias. Em alguns postos, o sistema está fora do ar desde quinta- feira, dia 12. A situação tem causado transtornos aos usuários de transporte coletivo, que precisam comprar crédito de passagem, principalmente estudantes.

Nos terminais de integração da Praia Grande, Cohama/Vinhais, Cohab/Cohatrac e no posto de venda no Centro, foi colocado apenas um cartaz informando que o sistema está fora do ar e sem previsão de retorno, sem nenhuma explicação sobre a causa do problema ou quando o serviço será retomado.

“Desde segunda-feira, dia 16, eu vou aos terminais em busca de crédito para o meu cartão, porque já estou sem ter como ir à escola, porém não está funcionando, é uma situação muito ruim”, criticou a estudante Joyce Rayane Torres, de 14 anos, que foi ao Terminal de Integração de Passageiros da Praia Grande, no Centro.

No terminal da Coha-ma/Vinhais, os servidores informaram que o problema persiste desde quinta-feira, dia 12. Já no Cohatrac/Cohab, situação semelhante deixa os usuários indignados. “Toda vez que venho aqui, esse sistema está parado. É um absurdo. Quando pedimos alguma informação aos funcionários, eles ainda nos tratam mal”, reclamou o frentista Jackson Thiago Araújo Lopes.

Empresas – A reclamação envolve também os donos das empresas de ônibus, que, segundo os usuários de transporte público, estariam se beneficiando com a situação. “Os empresários não têm interesse em resolver, pois estão lucrando com a passagem, que acaba sendo paga no valor total, no caso dos estudantes”, disse o empresário Washington Cabral.

Na mesma situação dos terminais, está o posto de vendas localizado na Rua do Sol, no Centro. “É um transtorno para nós, pois não sabemos o que fazer”, frisou a estudante Kerliane Santos Silva.

Panes no SBA têm acontecido com frequência em São Luís e não atingem somente estudantes, mas todos que utilizam o transporte público na capital. De acordo com o superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), Luis Cláudio Siqueira, a responsabilidade pela SBA é da Prefeitura. O Estado manteve contato com a Prefeitura, mas até o fechamento desta edição não recebeu resposta.

6 pensou em “Sistema de Bilhetagem não funciona há dias em São Luís

  1. Ai tem mistério, isso ai é um complô entre Empresários e Prefeitura, pode anotar, esse Sistema de Bilhetagem Automática pertence a quem?, quem administra?, não é a primeira vez que isto acontece, isto tráz prejuiso para a população, principalmente as mais necessitadas, é preciso que a sociedade organizada, associação de bairros entre com ações judiciais contra esses mal Empresários e governo municipal pela irresponsabilidade no trato com o público.
    Obgdo pelo post.

  2. Gilberto,
    Isso só está ocorrendo pq o prefeito não atendeu a uma Indicação que redigi e o então Dep. Edivaldo Holanda apresentou, no sentuido de que o recarregamento do Cartão de Bilhetagem Eletrônica fosse feito de forma identica a de telefones celulares, ou seja, em cach de bancos, lotéricas, etc. Dessa forma o podre usuário não ficaria refem de um sitema velho e arcáico que frequentemente e interrompido

Os comentários estão fechados.