Bira propõe instalação da CPI da Pistolagem

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Maranhão, anunciou hoje (2) que encaminhará à Mesa Diretora da Casa um pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os crimes de pistolagem no Maranhão.

A iniciativa vem nove dias após a morte do jornalista e blogueiro Décio Sá, executado com seis tiros, num bar na Avenida Litorânea.

____________________Leia mais

MPF quer apuração de homicídio de liderança indígena Guajajara

Segundo o deputado petista, a instalação de uma CPI pode contribuir para a solução de casos parecidos que se acumulam nos últimos meses.

“A situação está crítica no nosso estado. Podemos contribuir para que essa realidade mude com a instalação desta CPI. Vamos trazer o debate para dentro da Assembleia para darmos uma resposta a sociedade. Espero que os colegas me apóiem nesta iniciativa e assinem o pedido de CPI”, defendeu o Bira.

O petista lembrou que em 1997, após o assassinato do delegado Stênio Mendonça, na Avenida Litorânea, a ALEMA instalou a CPI do crime organizado. Na oportunidade, o trabalho da Casa foi de fundamental importância nas investigações e culminou com a prisão dos então deputados José Gerardo, Francisco Caíca e Hemetério Weba – este último atualmente com novo mandato no Legislamtivo, pelo PV.

Dados repassados à imprensa pela assessoria de Bira são conta de que, somente em 2012, já foram registrados oito casos de crime por encomenda no Maranhão. Além do jornalista Décio Sá foram executados: os empresários José Mauro Queiroz e José Queiroz Filho, donos de uma distribuidora de óleo no Maracanã, em São Luís; Raimundo Cabeça, líder camponês em Buriticupu; Francisco Ferreira Sousa, ex-prefeito de São José dos Basílios, conhecido também como Chico rio-grandense; João Ribeiro Lima, advogado, em Presidente Dutra; um personal trainer, embora tenha relacionado o fato a tráfico de drogas, mas também foi um crime de execução.

E no sábado (28), Maria Amélia Guajajara, líder, cacique da Aldeia Coquinho lá no município de Grajaú também foi assassinada com dois tiros na cabeça.

6 pensou em “Bira propõe instalação da CPI da Pistolagem

  1. GILBERTO LEDA.
    – QUEREMOS SABER OS ((NOMES DOS DEPUTADOS)), QUER ASSINARAM A FAVOR DA CPI DA PISTOLAGEM, O POVO DO MARANHÃO, QUEREM SABER OS NOMES DE TODOS OS DEPUTADOS, QUER SÃO A FAVOR DA POPULAÇÃO DO MARANHÃO, VAMOS ESPERAR ESSE DIA, QUEREMOS UMA LISTA COM OS NOMES DOS DEPUTADOS ESTADUAIS, A POPULAÇÃO PEDE AGILIDADE.

  2. ARNALDO MELO.
    A POPULAÇÃOOOO DO MARANHÃO, QUEREM A ((CPI DA PISTOLAGEM)) QUEREMOS O MAIS RAPIDO POSSÍVEL, TEMOS QUE TOMAR AS PROVIDENCIAS O MAIS RAPIDO, ISSO NÃO PODE ACONTECER MAIS NO MARANHÃO, QUEREMOS MAIS CAMERAS DE SEGURANÇA, NO NOSSO ESTADO, QUEREMOS OS ((NOMES DOS DEPUTADOS ESTADUAIS)) QUE TÃO A FAVOR DO POVÃOOOO..

    ((QUEREMOS A CPI DA PISTOLAGEM))

  3. Mais um circo armado com picadeiro para os nossos desocupados deputados fazerem suas atuaçãos fracassadas e inócuas. Não levará a nada.

Os comentários estão fechados.