Coluna do Sarney: Maranhão, petróleo e gás

De O Estado MA

A hora do Maranhão chegou. Abre-se aqui uma nova e espetacular frente de exploração de recursos naturais de alto valor produtivo.

Fui um daqueles que se queixavam do Criador por sido tão avaro como o nosso Maranhão em minérios. Cheguei a escrever isto no livro Riquezas e Pobrezas do Maranhão.

Mas mesmo nos momentos dessa constatação acrescentava que: Ele haveria de ter guardado escondido alguma grande riqueza que um dia vai nos revelar. E, profeticamente, acrescentava: é petróleo. Conhecia a existência da Bacia sedimentar de Barreirinhas, cuja exploração foi um fracasso nos anos 60 do século passado. Depois, presidente da República, mandando levantar todas as Bacias sedimentares do Brasil, deparamos com uma descoberta fantástica: uma gigantesca Bacia, com grandes índices de certezas, que se estendia do Alto do Parnaíba ao Cabo Norte, no Amapá, e grande parte dela ficava no Maranhão, no mar e terra a dentro até quase o sul do Maranhão. Não deu outra, graças a Deus. Uma coisa quase impossível na pesquisa de petróleo e gás, onde furam 10 poços e nove dão secos. Aqui a MMX e a Petra perfuraram em terra 9 poços e 9 deram gás, alguns com ocorrência de petróleo de alta qualidade muito melhor do que o de Campos no Rio.

Agora, me chega um furo (que não é de petróleo) mas jornalístico: o de que a perfuração que a Brilish petroleira do Brasil, associada à Petrobrás, está perfurando no mar, encontrou gás e petróleo! Esse pouco guardando agora, com a devida reserva essa notícia, eu a soube e não me aguentei, e estou soltando a língua. Em breve, com informações mais precisas, elas serão anunciadas. No momento, é só segredo!

Chegou de vez a nossa hora. O Maranhão, e isto já está confirmado, tem uma das maiores reservas de gás da América. A MMX já está construindo uma termoelétrica de 3.000 Megawatts em Santo Antonio dos Lopes. Isto é uma usina igual a Jirau, que tanto foi louvada no Brasil. Já construímos a Hidroelétrica de Estreito, estamos inaugurando em outubro a do Itaqui, de 500 Megawats.

A Petrobrás está construindo a maior Refinaria Premium, obra que teve o trabalho decisivo do ministro Edson Lobão, grande líder do nosso Estado, em Bacabeira, e, na região de Carutapera, descobre-se enorme reserva de ouro, já com uma fábrica instalada de grande produção.

Abro o jornal e vejo que o Itaqui bateu recordes cada mês, em maio foi um crescimento de 21,36% em relação abril. No primeiro trimestre, só de carga geral, 32 milhões de toneladas, excluídos minerais. Foram máquinas, caldeiras, automóveis, mármores, granitos, madeira, enfim, bens de produção que mostrou que serão destinados a fábricas, a empreendimentos. O emprego com carteiras assinadas é o maior do Nordeste, a nossa taxa de desemprego é a menor. Em todo lugar, do Sertão ao litoral, crescem o comércio, a indústria e os serviços.

Enquanto isso, no contrário do que dizem, teimam a dizer e proclamar para o Brasil que somos o estado mais pobre quando é bom repetir! Somos e por resistir o 16º mais rico. Essa gente é que deseja que sejamos pobres, que tenhamos a ficha de miseráveis, para que eles possam ter falsidades para atacar o que fizemos pelo Maranhão nos últimos anos. Saímos de total estagnação para o desenvolvimento. Basta ver, não é preciso dizer.

Exemplo maior é agora com o Programa Pró-Saúde de Roseana. Construíram-se 64 hospitais, 10 UPAS e ações de saneamento e profilaxia.

Primeiro disseram que os hospitais não iriam sair do papel. Depois que não iam ser equipados; depois que não iam funcionar; e agora que estão equipados e funcionando que não tem doentes… Melhor não haver doentes que ter filas.

Mas as obras e o Maranhão vão em frente. O que é preciso é mais reformatórios para alguns aventureiros da política.

17 pensou em “Coluna do Sarney: Maranhão, petróleo e gás

  1. Nossa ! Espetacular essa noticia! Vou arrumar logo as coisas por aqui ….. Afinal vc sabe o progresso propagado e bem rápido !

  2. É mesma história de um GÁS de Capinzal do Norte bem alardeado na ELEIÇÃO
    de 2010 e até agora só foi PROPAGANDA.Outro coisa,realmente o Maranhão é
    um Estado RICO mas grande parte de sua população vivendo na POBREZA
    EXTREMA,sem falar no trabalho ESCRAVO,PISTOLAGEM no campo,falta de
    SANEAMENTO BÁSICO e a SAÚDE o Programa PROFISSÃO REPORTER,
    Rede Globo fez a leitura recentemente.O Brasil já possui muito PETRÓLEO,
    o famigerado PRE-SAL é um bom exemplo.Para ajudar o MARANHÃO e o
    BRASIL,basta o Senador SARNEY concentrar esforços e defender com firmeza
    a distribuição dos ROYALTES do PETRÓLEO de forma igualitária entre os
    ESTADOS,projeto mofando no SENADO e o Presidente do Congresso
    Nacional JOSÉ SARNEY tem autonomia para fazer andar.Só propaganda e
    boa vontade não vale excelência.

    • O Saraiva devia ler no blog do Robert Lobato o texto “Sarneyfobia”. Ele é portador, certamente. E também deveria ir la em Capinzal do Norte, porque as obras de uma usina termoelétrica -alimentada por GÁS- esta a pleno vapor, como bem disse a coluna do Sarney.

  3. Este honorável cidadão, deveria fazer um mea culpa e agradecer ao seu desafeto, o falecido Jackson Lago por aquilo que aqui nos apresenta. Congratula-se com o feito dos outros, aumentando a desgraça do pífio governo de sua filha. A MPX veio para o Maranhão (termoelétrica do Itaqui) ainda no governo Jackson. Foi também o ex-governador, com sua capacidade de colocar os interesses do Maranhão acima de seus desejos pessoais (coisa que falta no grupo do ex-presidente), que aceitou o esforço individual do Senador Lobão e apoiou a vinda da refinaria da Petrobrás para o Maranhão, mesmo sabendo que esta nunca lhe seria imputada. Neste epsódio, o ex-presidente e sua filha em nada participaram, se é que não tentaram atrapalhar, pois ia contra seus interesses, independente do Maranhão. No passado, a filha do ex-presidente bem que tentou, lograva a todos em seu jornal dizendo que a escolha da primeira refinaria seria aqui, quando no resto do país a decisão estava entre os estados do Ceará, Rio de Janeiro e Pernambuco, levando o último pela escolha do presidente. Como de costume, o Maranhão foi deixado de lado e a atual governadora nada conquistou com a Petrobrás. Também fazem parte do período do finado, a hidrelétrica de Estreito, a vinda da Suzano e de tantas outras empresas que, caso ainda não funcionem, talvez seja pela dificuldade que encontram no governo atual. Aos historiadores e economistas fica uma constatação: os números da economia maranhense começaram a mudar nos anos de 2007 e 2008, fruto do curto trabalho realizado no pequeno período de governo de Jackson. Quanto ao injustificáveis gastos públicos incoerentes das montanhas de concreto e funcionários ociosos dos Hopitais citados, um desperdício nunca antes feito na história deste Estado, parafrazeando o fanfarrão Lula, cabe-nos apenas ressaltar a estupidez de defender algo que o Profissão Repórter da Rede Globo tão bem caracterizou como uma propaganda eleitoral ilegal e vergonhosa. Não tem justificativa para este absurdo, esta ignorância irresponsável feita por um secretário que nem é médico ou formado é, e que a cada dia comprova ainda mais seu desconhecimento da pasta que trabalha. Um político que há pouco tempo falava mal do ex-presidente e sua filha, mas que por uma necessidade política, agora é novamente seu defensor e defendido. Por essas e outras que o ex-presidente está cada vez mais ridicularizado na voz do povo brasileiro. Fez o desfeito de extrapolar sua história para cair no anedotário nacional, a maior vergonha política de nossa atualidade. Que sua aponsentadoria venha o mais rápido possível, pois não merecemos isso… ver um herói maranhense, que colocou o país a seus pés, ruindo e voltando ao pó. Diz o ditado popular que podemos enganar a poucos por muito tempo, mas nunca a muitos por muito tempo… a verdade sempre virá à tona e, infelizmente, ex-presidente, para o seu Estado, você não passará da causa de seu atraso tão mal acobertado por suas palavras.

    • Pode nao ser médico, mais ele fez mto mais que mtos que ja passaram na saúde que eram os ‘bam bam bans” da area e nda fizeram, vc ccerteza se diz “maranhense’ mais realmente nao sabe da necessidade, saúde nunca é dmais era pra ter um hospital desses em cada cidade do nosso Estado, em quanto ao atendimento é muito melhor nao termos doentes e hospital vazio(lembrando: bem equipado e com um excelente equipe medica) do que ter filas e pessoas morrendo por falta de atendimento, oo Hospitais vao existir sempre e as cidades pequenas vao crescer, pessoas nascem todos os dias sabia?? precisa de hospital pra nascer pra se tratar, isso e fundamental ‘maranhense’ pedetista que de saúde nao entende nda, o PDT entende de que?? alguem de expressao no partido?? no palacio nao trabalha ninguem tao inteligente qto parecia, partido de militantes não de tecnicos neim de pssoas especializadas.

  4. Eh, ôô, vida de gado
    Povo marcado, ê
    Povo feliz
    Eh, ôô, vida de gado
    Povo marcado, ê
    Povo feliz

  5. Os outros que querem que sejamos pobres?? quem lê a coluna do Sarney acha que ele ta falando da Suecia!!O cara acha que engana quem com esse texto ridiculo? O Maranhao é um estado pobre sim seu Sarney, miseravel, um dos mais pobres do país, nao por nao ter riquezas naturais, mas por ter sido explorado ha tanto tempo por politicos escrotos como o senhor, sua filha, Joao Castelo e tantos outros que fazem a gente ter vergonha de dizer quando sai do Maranhao e vai a outro estado. Ao blogueiro, com todo o respeito, o que há de pior no seu blog é a reprodução que vc faz da coluna desse cidadao.

  6. mais uma vez as falsas promessas aparecem e incrível a capacidade de enganação que tem a família Sarney e seus lacaios.

  7. Só história pra boi dormir, todo ano de eleição é isso, vem com esse papo furado disso e daquilo. Sarney já está careca de fazer promessa mirabolante para levantar o ego dos incautos.É só ufanismo exacerbado ressurgente e o discurso cínico sobre a eficiência do Estado decadente.
    Vai cantar em outra frequesia, Sarney tratante e embusteiro.

  8. … petroleo jorrando é o maranhão… dizia um trecho da campanha musical de sarney governador nos anos 60. até o 2º governo de Lobão não jorrou p… de petroleo nenhum neste estado. agora ministro de minas e energia lobão está deslumbrado com o potencial de petroleo, gas, e mineiros outros no maranhão. o que houve lobão ? onde estavas ? já tens tuas proprias compenhais de exploração ? veja que este povo não é mais aquele que acreditopu na tua cartilha registrada em cartorio e que tu não cumpriu o que nela rezava.

  9. Sou estudante de Engenharia de Petroleo e Gás, fico muito grato a todos os esforços e parcerias firmadas com as grandes empresas do ramo pretrolifero, temos potencial geografico e mao de obra ja esta sendo desenvolvida para o grande refinaria premium, o que chatea o tanto de pessoas descreditadas com os avanços do nosso Estado, o que falta para os pessimistas e um injeçao de estimulo e fé para daqui a 5 anos as pessoas irao perceber o quanto o Maranhao cresceu e calou a boca de proprios maranhenses desacreditados, graça o Sarney e Lobão centenas de milhares de pessoas terao empregos e tenho absoluta certeza que 70% serão vagas destinadas a nos maranhenses, é so uma questão de força de vontade e de estudos nos com certeza temos mta mao de obra especiliazada, e pra vcs que não acopanham esse crescimento pelo menos nao dismoralizem nosso potencial industrial.

  10. Nosso estado tem potencial SIM,mas esbarra simplesmente nesse cidadão chamado SARNEY que há decádas “sangra” nossa gente pensando no seu próprio umbigo.Pois metade do congresso e do senado assim como parte do judiciário toma SIM “bençaõ” pra esse cidadão a troco de fazer vista grossa para as atrocidades que ele faz por aqui.Mas 1 dia ele sai de cena…

  11. Sarney e uma mentira, mas a camada jovem ja o odeiam,eu nu nunca tive oportunidade, em meu estado,mas sua familia sim,sempre foi sustentado com o dinheiro publico do maranhão,devia matar logo essa fome dele, pra dar oportunidade, as nossas crianças,eu choro em saber que esse ditador não tem consciencia.

  12. Sarney e uma mentira, mas a camada jovem ja o odeiam,eu nu nunca tive oportunidade, em meu estado,mas sua familia sim,sempre foi sustentado com o dinheiro publico do maranhão,devia matar logo essa fome dele, pra dar oportunidade, as nossas crianças,eu choro em saber que esse ditador não tem consciencia.devia ter etica,um grande covarde,sabe,como anda o estado,sua filha nunca,organizou nen seu quarto essa moça vai organizar um estado,eu gastei meu dinheiro indo pro maranhão as prais estavam sujas,eles não estão ai pra nimguem morto de fome
    bando de covardes,sacanas,abutres,podres, eu odeip vcs,não queria se maranhese por vcs.

Os comentários estão fechados.