Empresa maranhense é vítima do golpe da lista

Um empresa maranhense, vítima de um golpe aplicado por telefone, alerta que anunciantes do GuiaMais Publicar, devem ficar atentos à ação de estelionatários que usam dados da publicação para cometer crimes contra estabelecimentos comerciais.

O golpe começou a ser aplicado no mercado após o suposto furto de informações dos contratos entre o GuiaMais (hoje administrado pela Carvajal Informação Ltda.) e os seus clientes.

De posse dos dados, os criminosos ligam para os anunciantes, informam sobre um suposto protesto de título na Justiça, e enviam faturas de cobrança falsas. Como detêm números dos contratos e, em alguns casos, até o nome do atendente que fez a venda do espaço publicitário, os empresários muitas vezes caem na esparrela.

A empresa maranhense vítima do golpe registrou ocorrência na última quinta-feira (19). Ela foi lesada em R$ 520,00 (veja comprovante de pagamento abaixo).

Em seu site, a O GuiaMais emitiu nota sobre o assunto  (veja aqui ou leia abaixo). O comunicado é de janeiro de 2011, o que mostra que o lastro do golpe é grande  e vem sendo aplicado em todo o Brasil.

“Fraudadores ligam para os clientes/consumidores usando nomes similares às marcas citadas acima, bem como à antiga razão social – Publicar, e também à atual – Carvajal e enviam faturas falsas de cobrança por e-mail.

Em outros casos, os golpistas solicitam um novo pagamento e enviam um boleto de cobrança com nomes fictícios na identificação do favorecido para confundir quem os recebe.

Também oferecem descontos para pagamentos antecipados. Alguns clientes recebem comunicados que não existem, informando sobre dívidas referentes a contratos de anúncios em listas classificadas e a necessidade de negociação das mesmas.

Verifique sempre o número do contrato e os campos Cedente e CNPJ, que deverão ser: Carvajal Informação Ltda., CNPJ 53.026.472/0001-80.

Emitimos boletos somente pelos bancos HSBC e Bradesco. Havendo dúvidas, sempre entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para validar principalmente as informações dos campos “nosso número e/ou o código de barras”.