Neto Evangelista mistura campanha com obras e tem flagrante de crime eleitoral

De O Estado Maranhão

No vale-tudo pelo voto, a chapa majoritária liderada pelo prefeito João Castelo, PSDB, em campanha pela reeleição, afronta a Legislação Eleitoral. O candidato a vice-prefeito, Neto Evangelista (PSDB), pede voto, solta foguete e distribui “quentinhas” e refrigerantes, numa clara demonstração de que o asfalto é moeda de troca.

A ação, que se caracteriza como crime de abuso de poder econômico e de poder político, passível de cassação do registro de candidatura, se deu nas ruas do bairro Ilhinha, há duas semanas.

O prefeito João Castelo até poderia ter ido à Ilhinha, no momento da aplicação do asfalto, mas não em cenas de campanha eleitoral. Estaria ali “inspecionando” a obra, seria essa a argumentação legal, mas o candidato a vice-prefeito, que não é funcionário da Prefeitura, tampouco operário da obra, jamais poderia estar na cena, ainda mais em atitude explícita de caça ao voto.

________________Leia mais

Osmar Filho e Neto Evangelista em possível crime eleitoral

Ainda não se sabe de qualquer iniciativa do Ministério Público Eleitoral a esse respeito, nem de ação de pedido de punição por parte das coligações adversárias.

O candidato a vice-prefeito, Neto Evangelista, recebe o “positivo” do eleitor, tem a sua frente o fogueteiro e é seguido pela mulher que carrega a bandeira da campanha de Castelo. No mesmo enquadramento, a máquina aplica o asfalto. Cena de abuso de poder político.

Ao lado da máquina de asfalto da Prefeitura, o candidato a vice-prefeito de Castelo faz campanha cumprimentando eleitores e tem a companhia de mulheres que receberam “quentinhas” e refrigerantes enquanto carregam e utilizam propaganda eleitoral. Cenas de abuso de poder econômico e político.

Enquanto a obra eleitoreira se desenvolve, o candidato faz campanha na cena em que aparecem o fogueteiro (o primeiro da fila), mulheres premiadas com “quentinhas” e atrás dele o homem que carrega adesivos de Castelo e João Evangelista. A máquina do asfalto vem mais atrás.

Cabo eleitoral distribui “quentinha”. Na parede, o resto de um cartaz da campanha passada, numa demonstração de que o vice de Castelo levou asfalto para o próprio reduto eleitoral.

As ações contra abuso do poder econômico podem ser feitas durante qualquer tempo.

29 pensou em “Neto Evangelista mistura campanha com obras e tem flagrante de crime eleitoral

  1. Tudo balela,, mi mi mi de gente desesperada…é castelo reeleito sem pensar duas vezes. Dá-lhe Castelo 45.

    • Levando em consideração que favorece aos mais necessitados era um dos objetivos em vida ,do pai do candidato,o qual tinha uma grande participação em uma ONG, no mesmo bairro,tudo leva a crer que, o mesmo taria realizando o desejo de seu pai, que era: ajudar, não somente seus parentes carentes, mas, também, pessoas simples e humildes.

  2. Como sempre a galera da Roseana trabalhando nos bastidores. Tapetão de novo!!! Só que desta vez não adiantaria, quem assumiria não é o WO e sim Holandinha. Mas já que eé tudo farinha do mesmo saco né

  3. Gilberto,

    Só se configuraria crime eleitoral, se o Prefeito ou Vice-Prefeito estivesse presente, mas pelo que se vê na foto nem Castelo, nem Helena Duailibe está na foto. Portanto, há equívocos nessa matéria, pois o Neto Evangelista é Deputado e candidato a Vice; e o Vereador candidato a reeleição não é executor de obras.
    Abraço.

    • vc realmente estar mto desinformado sobre a politica, faz muito tempo que a Helena Duallibe nao é mais vice do castelo, o bom prefeito traiu ate mesmo a sua vice a mesma deixou o cargo quem manda é a filhinha dele que agora ele tb n mostra

  4. Gilberto é porque são tantas obras que fica dificil visitar um bairro e não ter obra da prefeitura em andamento. Em relação ao MP não se manifestou pq sabe que o fato de qualquer candidato pedir voto nessas condições não configura nenhum ilicito mesmo com a tentativa de montagem de fotos. Com relação ao candidato Osmar até o entendo quem que andar acom

    • Segundo o site da prefeitura são mais de 800 ruas sendo asfaltadas. Daqui a pouco os candidatos têm que se mudar pra outra cidade, pq senão será abuso d poder estar na mesma cidade que estão acontecendo a obras.

  5. O cand. Osmar como os demais da coligação sabem que andar com WO e seu vice é queimação total. Deixa a Rosinha acabar só com eles mesmo os vereadores que sabe dos acertos ficam loge da dupla mais sem SAL.

  6. SÓ ASSIM MESMO NO TAPETAO COMO ELES (GRUPO ROSENGANA) SAO PROFISSIONAIS EM FAZER! OS CANDIDATOS DELES NADAAAA DE VOTOOOO!!!

  7. Isso não é crime eleitoral Gilberto. Só se configura crime se o candidato tentar explorar a situação em questão, fazendo referências entre a obra e a campanha. Se fosse assim, teríamos cidadãos com o seus direitos de ir e vir suspensos em período eleitoral. Isso que você está afirmando parece mais ser mais um produtos do imenso armazém de “secos e molhados” que virou a imprensa maranhense

  8. Vcs falaram tanto do vice” neto evangelista ” e esqueceram do veredor e canditador a reeleiçao OSMAR FILHO.Que na verdade os panfletos e os CARROS de som são do vereador OSMAR FILHO. Isso é ou não CRIME eleitoral?

  9. Sou morador do são francisco e nunca olhei o Vereado OSMAR FILHO nessa redondesa e agora aparece tentando tirar proveitos de obras realizadas pela PREFEITURA, Fazendo campanha eleitoral. Vereador vc não é OPOSIÇÃO???.

  10. É brincadeira.. esse Neto Evangelista deu entrevista pra Fantástico dizendo que deputado ganha mal, mas vice-prefeito ganha bem menos.. estranho né?

  11. Ao tal de Otto,

    Vc mora onde mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ora procure fatos para argumentar.

  12. Decepcionante Neto ter se unido a Caostelo! triste ver que a politicagem supera os principios, até de pessoas boas….

Os comentários estão fechados.