Caso Décio: parceria…

A foto que ilustra este post já havia sido publicada aqui antes. Mas estava “cortada” e nela apareciam apenas o advogado Ronaldo Ribeiro (de paletó, sorrindo) e Pedro Meireles (de camiseta azul-escuro, também com um belo sorriso no rosto), como se vê aqui.

Roberto Viégas

Ocorre que da pequena reunião da qual os dois participavam – durante o velório do jornalista e blogueiro Décio Sá, em abril deste ano – também fazia parte o chefe da regional Maranhão da Controladoria Geral da União (CGU), Roberto Viégas (de óculos escuro, também sorrindo na foto acima  – é ele na foto ao lado).

A maioria das ações da Polícia Federal comandadas pelo delegado federal Pedro Meireles – que aparece em depoimento do agiota Glaucio Alencar e já prestou depoimento no inquérito que apura a morte do jornalista – era feita em parceria com a CGU, de Viégas.

Inclusive a Operação Donatários, no Incra…

________________Leia mais

Agentes da PF de BSB apuram se há envolvimento de delegado com agiotagem

27 pensou em “Caso Décio: parceria…

  1. Parabéns Leda…vc tem sido incansável…tem gente que nem fala mais no caso…parece que ta com medo…

  2. Caro Jornalista,
    A CGU não é ” de Viégas”. Aliás, não se pode personalizar a atuação de qualquer orgão da administração a uma determinada e específica pessoa. O Chefe de um órgão é aquele que detém competência para lhe representar, de forma geral. Sua atuação diretiva, por outro lado, não pode ser confundida com as manifestações ou atuações gerais de todo o seu corpo funcional.
    O post acima, por seu título e seu conteúdo (de texto e imagem), sugere a existência de certa parceria entre pessoas, mas de forma dúbia. Afinal, o que quis informar o blog? Parceria ilegal, envolvendo PF, CGU, Gláucio e Ronaldo no esquema de agiotagem; ou parceria legal, no âmbito de trabalhos de investigação e auditoria entre a PF e CGU?

    • Nada disso. Apenas informar que a PF, com Meireles, e a CGU, com Viégas, já fizeram operações em conjunto.

  3. E daí? Você fala, fala e não diz nada. Utiliza-se de técnicas ardilosas do mau jornalismo: coloca fotos, junta palavras e leva o leitor menos crítico a uma conclusão simplista (obviamente, àquela que você quer). No Maranhão, há uma súcia de prefeitos prontos a surrupiar nosso escasso dinheirinho. E o que eles mais querem, espertos como são, é aproveitar a oportunidade que lhes caiu nos colos: desmoralizar as instituições que nos últimos tempos têm-lhes fincado a faca no peito. Percebo que eles contam com o auxílio luxuoso de parte da mídia eletrônica. A que custo?

    • Desmorealizar instituições ou revelar os planos de quem pretende usar a instituição em beneficio próprio?

      • Mas, afinal, vc quer “revelar os planos de quem pretende usar a instituição em benefício próprio” ou “Apenas informar que a PF, com Meireles, e a CGU, com Viégas, já fizeram operações em conjunto”? Tá confuso.

          • Pois, é, Bruno, o jornalista parece esquecer que precisa ter responsabilidade com seus leitores, com as informações que divulga, e com as pessoas que envolve no post. No final, diante de questionamentos sérios acerca da veracidade das informações, mostra-se fugidio. Dizer “quem tem que saber já sabe…” evidencia, em princípio, falta de segurança com a informação divulgada, a despeito da gravidade das insinuações.

      • Em benefício próprio? Quer dizer q o trabalho brilhante da Polícia Federal, CGU, Ministério Público Federal e Justiça Federal que resultou na prisão dessa quadrilha de prefeitos desonestos que surrupiou os cofre públicos, foi em benefício próprio? seja imparcial, divulgue o q for concreto, não seja teleguiado por essa máfia, ou és tão disperso da realidade a ponto de não entender q as operações só saem em conjunto com esses órgõs citados. Será q esses servidores conseguem mandar deliberadamente em toda a cúpula desses órgãos? Vou te informar: as prefeituras são sorteadas em um nível superior da CGU, em Brasília – não é por vontade do brilhante Delegado Pedro Meireles e nem do incansável chefe da CGU Roberto Viegas. Outra coisa o Banga foi preso em FLAGRANTE DELITO, ou seja, cometendo o crime, e nesse caso, independe de mandado judicial. A PF não é diferente das outras polícias no caso de receber informes/denúncias, entendeu ou quer que explique novamente?

        • mas quem disse que eu estou defendendo essa corja de prefeitos corruptos que pagaram empréstimos de agiotas com dinheiro público? vcs estão avaliando mal o que lêem…

  4. Nossa!!!
    É maior do que a gente pensa.
    Justamente pq todas as falcatruas de todos esses anos, estão em um só conjunto.

    O final dessa materia me impressionou muito.
    Inclusive no caso do Incra, com Monteiro, Magalhães(Magayver), dentre varios e varios outros ???
    Então o caso do desvio da prefeitura de BDC tá no meio.
    Então aquela fuga do lobista Magalhães em Brasilia e refugio na sede Nacional do PT tá no bolo.

    Provavel que o Magalhães Magayver tenha feito suas ligações pra São Luis e o Meirelles tenha feito contato com Brasilia pra facilitar pro lobista não ser pego na situação.
    Eita eita…

    Meirelles tá beeem enrolado pelo jeito.

  5. Penso que já há indícios mais que suficientes para se pedir a prisão de toda essa, e a prova disso é que o próprio Ronaldo Ribeiro já intentou Habeas Corpus no TJMA.

  6. Gilberto,
    A imprensa do Maranhão precisa tirar muitas lições desse caso Decio Sá. Essas pessoas citadas, todas tinham o apoio da imprensa. Essas pessoas utilizavam suas instituições para enganar a população. Muita gente acreditava que o Maranhão estava sendo passado a limpo, quando na verdade, as operações estavam encobrindo outros crimes. Tudo acompanhado e elogiado pela imprensa. As operações eram realizadas sempre com a presença da mirante e outros órgãos de comunicação. A imprensa maranhense precisa criticar primeiro os fatos, ou melhor, precisa analisar. O papel da imprensa é o de investigar os fatos, para só depois expor para a população. Não foi o que aconteceu nesse caso e muitos outros.

  7. JULIA
    ” Vou te informar: as prefeituras são sorteadas em um nível superior da CGU, em Brasília”

    QUERIDA VC CONFIAR EM SORTEIO VINDO DE BRASILIA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

    • O sorteio é na sede da Caixa Econômica Federal, utilizando-se da mesma sistemática dos sorteios das loterias. É aberto ao público também, para quem quiser conferir.

    • Bom, Giscard Nunes,
      Se considera q aquilo que vem de Brasília não é possível confiar, então sugiro a vc q mude de País, afinal de contas, todas as decisões nacionais q dizem respeito a essa nação passam por lá. E vc, querendo ou não, assim como todos os demais, está submetido à influência dessas decisões.

  8. BEM JULIA E TODAS AS OUTRAS PESSOAS QUE DEFENDEM OS SORTEIOS FEITOS NA CAPITAL FEDERAL.

    ” POR LA, QUANTO MENOR O PULO, MAIOR O (AS) SALTO”.

    NÓS O POVO, Ô.

    TOME COMO EXEMPLO O MUNICIPIO DE PAÇO DO LUMIAR, AONDE A BIA AROSO É A MAIOR ENVOLVIDA NESSE EPISÓDIO.

    “COM TENTATIVA DE ASSASINATO E TUDO (CASO MABENES).

    POLICIA FEDERAL PROVOU QUE A MESMA FALSIFICOU ASSINATURA E TUDO MAIS.
    E AI???????????????????? CGU FISCALIZOU, E AI??????? MINISTERIO PUBLICO, E AI?????????? JUSTIÇA FEDERAL, E AI???? DESEMBARGADORES, JUIZES, E AI????????? E AI?????????????

  9. Não sei porque você se esquiva tanto, critica e distorce as opiniões dos seus próprios leitores a despeito do que você escreveu ou apenas “colou” de um igual a você. Se isso incomoda tanto, seria muito mais interessante checar a veracidade dos fatos e escrevê-los com integridade e de forma clara (sem dubiedades). Ou será que é melhor ser conhecido por criar polêmicas a ser reconhecido como um profissional ético, sério, que se preocupa em manter seus leitores a par de notícias reais e fidedignas??!! Acredita mesmo em tudo que escreveu aqui ou escreveu mesmo só porque alguém já o fez?
    Afinal, se você resolve ser um “jornalista/blogueiro” e quer a credibilidade dos leitores (se é isso mesmo que quer e não apenas para querer aparecer na mídia e se fazer de “crítico”) tem que assumir o que publica e as consequências que isso pode lhe causar.

    • O que quero realmente saber é qual o interesse de vcs (ou de vc) para que eu assuma algo que não escrevi. Vc leu o texto? Tudo o que deveria ser dito está nele. O resto é livre interpretação de leitores como vc…

Os comentários estão fechados.