Candidato compara Castelo a “Odorico Paraguaçu” e questiona propaganda do VLT na Justiça

O suplente de vereador Geraldo Castro, candidato a uma vaga direta na Câmara Municipal pelo PCdoB, deu entrada na Justiça Eleitoral, nesta quarta-feira (5), em representação contra o prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, acusando-o de superexposição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – o equipamento chegou hoje a São Luís – e pedindo a suspensão das propaganda do VLT, bem como a retirada da logomarca da Prefeitura de São Luís dos vagões do trem.

O candidato quer, ainda, que Castelo abstenha-se, durante todo o período eleitoral, de veicular qualquer propaganda institucional que inclua a exposição do VLT na cidade de São Luís.

Alega o comunista, na peça protocolada na 1ª Zona Eleitoral de São Luís, que o tucano – fazendo “morrer de inveja o personagem Odorico Paraguaçu, de ‘O Bem Amado’” – disfarça propaganda eleitoral de propaganda institucional. E cita várias postagens de blogs e inserções do programa eleitoral gratuito para defender a tese.

“Não se condena que o agente público, candidato a reeleição a cargo político, mostre seus feitos durante a campanha eleitoral, se atuou bem enquanto esteve no poder. Também o ora peticionário não se coloca contra o projeto do VLT, bandeira do seu partido, o PC do B, desde a eleição de 2008 e cuja ideia foi apropriada pelo representado. O que aqui se condena é o uso da “máquina administrativa” em benefício eleitoral próprio influenciando o pleito de forma ilícita e desleal”, argumenta.

A representação, assinada pelo advogado Carlos Lula, está nas mãos do juiz José Américo Abreu Costa, que deve decidir, ainda, sobre o pedido de cassação do mandato do tucano, caso ele continue a usar a imagem do VLT.

“Alternativamente, caso procedam ao ato ilícito, [pede-se] a procedência da pretensão, cassando-se o registro ou o diploma dos Réus, e desconstituindo-se os respectivos mandatos, acaso empossados, nos termos do artigo 73 da Lei n.o 9.504/97″, conclui.

15 pensou em “Candidato compara Castelo a “Odorico Paraguaçu” e questiona propaganda do VLT na Justiça

  1. O troco quem vai dar é povo, ele quer é promover com ação, ele tinha uma possibilidade remota de ganhar um madato de vereador, depois o povo vai da troco, tenho certeza que ele vai peder. Além, disso os ex-alunos do Geophalfa ( que ele era dono ), não votam, nele. pos sabem quem ele é, quer ganhar no grito, só quer contra o povo ninguem pode. #pcdobnuncamais.

    • Não sabia que o Geraldo era candidato, mas ja não tivesse em quem votar ele certamente seria uma opção minha. Sim, sou ex aluna dele e ao contrario do que você disse, acredito siim, que ele é uma pessoa cheia de boas convicções.
      E defender João Castelo e seu trem fantasma?? francamente, povo de memória curta. Em 4 anos de mandato o que o atual prefeito fez??? Se é tão simples e fácil colocar o VLT nos trilhos como estão falando? pq ele não fez isso antes? dessa forma, teriamos o metrô funcionando por completo agora.
      Isso foi siiim, um grande golpe de marketing, não mais que de repente ele conseguiu resolver tudo e colocar a obra pra começar a funcionar?? É mais ou menos como o conto de fadas das 1001 noites, ele começa a contar a historia antes do dia acabar (alusão às eleições) assim quem quiser ver o final tem que colocar ele no poder de novo.
      Muita palhaçada!

  2. Chora invejoso, o Castelo vai colocar esse TREM para rodar só para matar vcs de inveja.
    Para os invejosos, o VLT q veio para São Luis se locomove com motor a diesel, ou seja é autonomo, não é movido a eletricidade. Portanto, basta ter os tilhos montados e pronto está feito.

    E montar esse trilhos é muito fácil, na Europa esses VLT, q são a eletricidade, transitam nas mesmas ruas que os automóveis transitam, ou seja, q lembram dos bondes de São Luis, será do mesmo jeito, logo a logistica de montagem é simples, muito simples. Agora, queiram ou não vai está funcionando até o final do ano na altura o Coroado.

      • Quem deve chorar é a família desse coitado que vai se acidentar por ter usado o VLT (Veículo Lento na Terra) em uma área que é de ATERRO sem estudo prévio para promover um projeto mentiroso como esse.

        Hoje o povo ri com Caostelo, aí quero ver quem vai rir quando surgirem os pedidos de indenizações em face da Prefeitura tramitando lá nas Varas da Fazenda Pública!

  3. Por que a Sema de Victor Mendes não embarga a obra do VLT sem Licença de Instalação e muito menos Licença de Operação, comprometendo uma extensa área de mangues ? Na verdade, com receio de que o embargo prejudique eleitoralmente a já combalida candidatura de Washington Macacheira ? Duvidamos que não seja. O mesmo apostando o vira-lato do Zé Cueca . kkkkkkkkkkkkk

  4. Tudo bem, VLT em São Luis é uma realidade agora. Mas na Europa esses veículos são utilizados pela Adminitraçãoo Publica de lá depois de ter feito PROJETO DE VERDADE que implantam estes trilhos, como por exemplo estudo prévio de impacto ambiental e vistoria de ÁREAS QUE NÃO AMEACEM A SEGURANÇA DOS PASSAGEIROS EUROPEUS.

    Para concluir: cidadãos de primeiro mundo não acham que VLT é um favor que o gestor de suas cidades fazem. MAS UMA OBRIGAÇÃO ALÉM DOS SERVIÇOS BÁSICOS COMO SAÚDE, EDUCAÇÃO, ETC ETC ETC..

  5. É desespero,É desespero,É desespero,É desespero,É desespero…
    Do 36 e do 65.
    E quem não agüentar, pode ir andar… Mas vai de VLT…

  6. Caostelo tem que ser cassado pela justiça eleitoral por abuso de poder político por utilizar uma obra PURAMENTE eleitoreira, sem projeto, sem licença, sem nada. Sem licitaçao, sequer, Tem que ser cassado, imediatamente. Ele é o pior destino que essa cidade possa ter.

  7. A comparação é perfeita, só que era uma novela. Quem vai pagar mais caro sobre esta ilusão é a população mais pobre, que políticos inescrupulosos como caostelo tentam tirar vantagem a qualquer custo. Na cabeça do prefeito o enredo seria do filme( GOLPE DE MESTRE ). ÊTA POVINHO BESTA.

  8. Eita que esse VLT dá pano pra manga. Já não tinham tentado proibir a exibição do vagão antes e deram com os burros n’água?? Vai acontecer isso novamente. Esses despeitados não mais pra onde apelar para tentar prejudicar Castelo.

  9. é vergonhosa a crítica ao nosso prefeito…porque será que o suplente a vereador não foi eleito pelo povo???chorem de inveja…caso não seja reeleito será lembrado pra sempre por essa iniciativa e por todos os grandes feitos que ele realizou.

  10. Só e que senti um recalque imenso do candidato Geraldo Castro/ Pois bem. Seria muito mais interessante vê-lo puxando a gola de sua camisa para fins que realmente valem a pena, do que tentar impedir o avanço do desenvolvimento na capital. Já não bastam os boicotes que a oposição está fazendo no transporte da capital, aim de prejudicar o trânsito e automaticamente o prefeito? Cuidado, cuidado. Isso aí mostra o tipo de gestor que eles querem colocar, autoritário e só pensa neles.

Os comentários estão fechados.