MP e Corpo de Bombeiros interditam ala do Shopping da Ilha

A praça de eventos do Shopping da Ilha está interditada. A medida foi tomada na manhã desta quarta-feira, 19, pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros após inspeção coordenada pelo Ministério Público do Maranhão nas dependências do centro comercial. O espaço abriga uma área de lazer infantil e expõe as crianças a um risco iminente de acidentes por conta de uma obra realizada no terceiro piso do prédio.

A irregularidade impressionou o coronel Wibirajá Figueiredo, coordenador do GAT e responsável pela interdição. “O risco está presente. Por isso, o Corpo de Bombeiros determinou a interdição imediata do espaço”.

A equipe de inspeção foi formada por representantes do Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura (Crea), Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) e Coordenação de Obras, Engenharia e Arquitetura da Procuradoria Geral de Justiça e Vigilância Sanitária de São Luís.

Emergência

Das 16 saídas de emergência inspecionadas, todas foram consideradas irregulares em relação aos padrões técnicos de segurança. Em uma delas, foi encontrado material combustível em um ponto de fuga. “Em caso de incêndio, a rota de saída emergencial ficaria prejudicada”, alerta o coronel Figueiredo.

A opinião é compartilhada por Antônio Xavier, engenheiro civil e assessor técnico do Crea Maranhão. “É uma situação grave e pode causar grandes transtornos”.

Outro lado

Em nota, o Shopping da Ilha informou que continua funcionando normalmente. O problema apontado hoje na praça de eventos, segundo a administração do estabelecimento, já foi corrigido e foi solicitada nova vistoria para a liberação do espaço já na manhã desta quinta-feira (20).

“A segurança do shopping é prioridade para a Sá Cavalcante, e esta vai colaborar em todas as exigências do Ministério Público, dentro do prazo estipulado pela Promotora do Consumidor, Dra. Lítia Cavalcante, que esteve no mall. O Shopping da Ilha afirma que está seguindo todas as orientações dos órgãos que participaram da vistoria; e que está fortemente empenhado para se adequar às exigências apresentadas. Dentro do prazo geral, irá atender também às demais orientações dos órgãos fiscalizadores”, diz o comunicado oficial.

(Com informações do MPMA)

6 pensou em “MP e Corpo de Bombeiros interditam ala do Shopping da Ilha

  1. Vamos ver se compreendo a nota de esclarecimento do Shopping:
    Ah, entendi! Quer dizer que a administração do Shopping Center, ingenuamente, não sabia dos erros apontados! Mas o Grupo Sá Cavalcante, dona do Shopping, não tem vários Shoppings Centers espalhados pelo país?! Tudo bem, a administração aprontará as falhas em 24 horas!!! Mas as obras não eram para estar prontas em Outubro de 2011? Tudo bem, houve atraso e a “inauguração” se deu em 20 de Dezembro de 2011!!! Mas se foi inaugurado, não seria para estar totalmente pronto?! Pensando bem, não entendi nada!!!

  2. Gostaria de parabenizar tanto o MP quanto o Corpo de Bombeiros por estarem atentos a este tipo de absurdo e tomarem as devidas providencias antes que aconteça uma tragédia, pois sinais de tragédia vindo daquele estabelecimento já são varios.

  3. O problema está mesmo conosco que somos bestas pra tudo que vem de fora…esse pessoal já são acostumados a fazer isso porém o povo dessa cidade acha eles o máximo e aí eles tratam todos como querem, o shopping NUNCA esteve pronto e tão cedo não estará, pq? porque o povo daqui aceita as coisas pela metade, e eles sabem disso e fazem as coisas quando acharem conveniente. Nós merecemos tudo isso!!! Pelo menos tem autoridade que não se vende. Parabéns promotora, a Sra. serve de exemplo pro Estado, ainda existe gente séria aqui.

  4. Como é que, uma obra inacabada é liberada para o público?. E o povo besta se sujeita a por os pés num pardieiro desses, só mesmo falta de opção de um bando de tolos que gosta de correr risco, só lamento pelo pobre dos comerciários que se sacrificam pelos nobre emprego. O resto, os consumistas depravados que corram o risco de o prédio desabar nas suas cabeças, e passe bem!!!.

  5. Esse Shopping não respeita os consumidores, os lojistas, nem a população de São Luís, inaugurou precipitadamente pondo em risco seus frequentadores e as pessoas que ali trabalham. Os gestores são arrogantes e incompetentes, agem sem medo de serem punidos, um completo desrespeito aos ludovicenses.

  6. Em verdade, em verdade digo que esse shopping em qq lugar um pouquinho mais sério srquer seria inaugurado, mas como estsmod no MAranhão pooooooooode! Kkkkkk

Os comentários estão fechados.