Caso Décio: marcadas oitivas de testemunhas

A juíza Ariane Mendes Castro Pinheiro, titular da 1ª Vara do Tribunal de Júri, marcou para janeiro as audiências de instrução do processo em que José de Alencar, o “Miranda”, Gláucio Alencar e mais dez denunciados (veja aqui a lista completa) respondem pelo assassinato do jornalista Décio Sá, ocorrido em abril deste ano.

Em despacho proferido no dia 10 de dezembro, ela designou os dias 28, 29, 30 e 31 de janeiro, sempre a partir das 9h, para a oitiva das 57 testemunhas já arroladas.

Entre elas, algumas curiosidades. Está designado para prestar depoimento, por exemplo, Valdênio José da Silva, primo do pistoleiro Jhonatan de Souza Silva, e que, segundo a polícia, foi morto um dia antes da elucidação do “Caso Décio” (reveja aqui e aqui).

Mas como um morto pode prestar depoimento? Será que a Justiça, oito meses após o assassinato, ainda não sabe que ele está morto? Ou ele realmente não está morto, como disse a polícia à época.

Outro que deve prestar depoimento – também não se sabe como – é João Batista Martins Cardoso, o “Qualhada”. Ele é flanelinha e trabalha em frente ao Sistema Mirante. Foi quem conversou com Jhonatan de Souza e acabou apontando o carro de Décio Sá antes de ele sair do jornal O EstadoMaranhão na noite do crime.

Em 28 de agosto, “Qualhada” envolveu-se em uma briga com um traficante. Fontes do blog disseram à época que ele morreu apos ser esfaqueado. A SSP garante que ele foi apenas levado ao hospital e depois liberado (veja). O flanelinha nunca mais foi visto em frente à Mirante.

Todos serão ouvidos no Salão do Júri.

18 pensou em “Caso Décio: marcadas oitivas de testemunhas

  1. Gilberto, uma coisa me chamou atenção no seu post anterior sobre esse caso: diz a viuva do estelionatario, Fabio Brasil, que depois de um saque de 70 mil o Glaucio quis mata-lo. Agora o cara deve 70 mil, e ele paga 100 mil pra um pistoleiro, fora o restantte do bando (Bolinha, Capitao não sei o q, e etc e tal), é um tanto sem lógica não???

  2. São tantas emoções. Agora a briosa vai ressuscitar defuntos. Deveria aproveitar e explicar melhor como o assassino subiu as dunas, perdeu os chinelos, jogou fora a camisa, caminhou mais de cinco quilômetros no escuro, pegou um táxi (ou foi uma moto?), tinha duas pessoas esperando por ele nas dunas (tinha também gente orando?) e por aí vai.
    Deveria explicar como é que o cara que não conhecia São Luis caminhou até a curva do 90 (oi foi até a Dalcar?) sem se perder. E como é que ele achou exatamente o local onde a arma estava enterrada (ou ela tnha sido jogada no mar?). E de quem era a arma? Do capita?
    Ainda precisa explicar como o cara perdeu o Décio e depois o encontrou em um restaurante. Tem ou não tem um telefonema avisando?
    Se todo mundo está preso com tantas dúvidas no ar e se todo o crédito da elucidação está baseado no depoimento do assassino, é melhor fechar para balanço, pois não dá para confiar em mais nada, especialmente na justiça, que aceitou tudo isso e nega até mesmo o direito de defesa dos réus.
    Deus nos ajude.

  3. o defunto que nao morreu…
    este caso está rodeado de furo e coisas inexplicaveis….
    ligacoes telefonicas mal explicadas, encontros mal explicados…
    mídias que nao aparecem…
    essa elucidacao foi forjada e manipulada será que ninguem enxerga isso meu Deus?????

  4. Ohh caso complicado q da dor de cabeça pra Aluísio… Gilberto a policia do maranhão não é a responsavel pelo transporte dos acusados para teresina? Fato que chamou a atenção de todos foi quemo mesmo sem ser de competencia da sec de seg pub do ma , os presos foram conduzidos a teresina pela polícia do maranhao, Aluísio mendes disponibilisou varias viaturas , onibus, comandantes de polícia delegados e tudo isso custeado pelo maranhao, fato que chamou a atençao até do juiz de teresina, será que ele tava preocupado em condenar logo esses acusados para que não venha a tona toda verdade? ê Aluísio!!! TA TAO PRESTATIVO…SERÁ QUE ELE TA PREOCUPADO EM CONDENAR LOGO ESSE POVO??? É a audiencia do glaucio teve mas pq ele nao se interessa q tenha a do juri do PEDRO TELES?

    • O detalhe é que ninguém providenciou o transporte de Jhonatan, a peça chave do caso. Chama-se atençao ainda pro fato de nenhum dos transportado ter sido ouvido em teresina por N motivos que muita gente sabia. Qual a real intençao de levar esses presos a teresina? Será que teriamos a reprise do que aconteceu com o bando Bel??? Que Deus nos proteja da nossa propria polícia.

  5. Grande Gilberto, mas o que toda a população que saber é quando a polícia vai divulgar os nomes dos prefeitos que estavam envolvidos nesse esquema de agiotagem. Acredito que a população, que acompanha essa caso desde o início, já está bem a par da forma como e nosso saudoso Décio foi brutamente assassinado e de quemsão os mandantes e o autor. A eleição já passou e certamente alguns prefeitos enrrolados foram reeleitos em seus municípios e o MP nada fez pra impedir que ocorresse tal lástima.

  6. Quero saber o que dois delegados da comissão do caso decio faziam lá em Teresina? Tão interessados…dando ate entrevista! pasmem!!!!!!! Viraram assistentes da acusação ? Foram checar se os interesses de figuroes de barra do corda estariam sendo atendidos?

      • Gastando dinheiro publico, em viatura… Foram sondar o ambiente ou fazer pressão na viuva?
        Eles nao tinham nenhuma diligencia aqui Slz?????
        Esses dois aí estavam com interesses entranhos, pode escrever o que estou dizendo Gilberto!

      • Muitos problemas, Leda. Primeiro, o Maranhão é recorde em homicídio, eles deveriam estar cuidando disso. Outra, a função deles já acabou, então pra quê acompanhar o inquérito em outro Estado. E mais, se Secreatria de Segurança do MA foi quem bancou a viagem deles, o fez a troco de que? Ou será que eles bancaram a viagem do próprio bolso? o que seria mais grave.. e mais, qdo você viu isso acontecer em outros casos? pergunto: nao deveria ser o governo do PI que deveria ter bancado? Sei nao…isso é muito estranho sim.

  7. (JUCA PIRAMA – RADIALISTA ASSASSINADO DA NOVELA “O SALVADOR DA PATRIA”)

    JARGÃO:
    MENINOS EU VI!!!!

    E estou vendo agora, de um lado o acuado DEPUTADO RAIMUNDO CUTRIM, pesando um passado de glorias à frente da Secretaria de Segurança Publica do Estado do Maranhão, com um Curriculum ilibado, do outro canto do ringue o Secretario de Segurança Publica do Estado e sua corriola (CARIOCA, RIGO e PEDRO TELES, DJALMA COSTA E SILVA FILHO), pesando uma delação da operação BOI BARRICA da Policia Federal (motivo pelo qual não tem como retornar para sua função), Mandato do Assassinato de um Líder sem-terra e muito outros lhes atribuídos e sem comprovação (PEDRO E RIGO), mandato de assassinato de um Jornalista – Deputado Estadual do Piauí (ADVOGADO e Ex-vereador de Teresina DJALMA), e muita agiotagem com todos). Primeiro o Secretario Aluísio Mendes vai INCRIMINANDO diversos desafetos políticos (INOCENTES) e concorrentes de mercado, seus e de seus aliados da banda podre (HEMETÉRIO, RIGO, PEDRO TELES e CARIOCA). No inicio da luta o Deputado acuado RAIMUNDO CUTRIM levou tanta porrada que chorou no plenário da Assembleia Legislativa, quase jogando a toalha. Mas, quando ninguém esperava o Secretario Aluísio que já usurpou sua Secretaria, prendeu os maiores desafetos e inimigos políticos de seus aliados, perde o controle e por meio de seu telefone, entrega o jogo e vai se perdendo diante dos fatos criados para INCRIMINAR alguns inocentes, como por exemplo o próprio DEPUTADO CUTRIM que de tabela tem seu nome envolvido em GRILAGENS e ASSASSINATOS. Agora o Secretario leva duas bifas nos RINS (áudios comprometedores que se encontram com a imprensa e com o Deputado Acuado que aguardam o melhor momento para utilizar contra ele, alias, eles), e tem de receber tratamento médico, antes do final desta luta. Eu torço pelo Deputado Acuado, pois ele tem mostrado coragem e verdades para se manter na luta.

    Cuidado Deputado CUTRIM, a banda podre é cheia de agiotas (CARIOCA, PEDRO, RIGO) que podem financiar o Secretario a USURPAR agora seu espaço no parlamento, o maior reflexo foi o fracasso da eleição de seu filho na grande ilha.
    Será que a banda podre que corrompe juizes e promotores e delegados vão conseguir acabar com o XERIFE CUTRIM ou este conseguirá acabar com essa CORRIOLA de BANDIDOS travestidos de autoridades e propagadores de injustiças.

    Vamos lá XERIFE CUTRIM, vamos pedir a abertura do caso DECIO Sá, e vamos correr atrás da ligação do telefone do Dep. RIGO localizando o DECIO nas 22 horas da noite do atentado contra o jornalista (quando o pistoleiro o perdeu de vista) para dar seu paradeiro. Veja também que PEDRO TELES ligou do telefone de um laranja para o tal Jr. Bolinha na manhã seguinte para dar parabéns pela queda do boi…

    Ah! quanto ao caso DECIO SÁ, vamos liberar os coitados GLAUCIO, CAPITÃO CAPITA e BOCHECHA que estão pagando injustamente pelo crime que CARIOCA e PEDRO T. encomendaram.

    É MENINOS EU VÍ!!!!

    Só ALUISIO NÃO VÊ, QUE DE TANTO INSISTIR VAI CAIR!!!!

    TCHAU!!!!

  8. Que boa vontade do Aluísio que homem interessado que a audiencia dê certo, se ele tivesse esse interesse nas audiências de cartas marcadas tb…mas voltando ao assunto chamou atenção e foi motivo de muita mas muita mas muita especulação lá também…Fato é que a competencia do transporte é de teresina entendeu e nao do maranhao… e também pq foi um fato inédito feito pela polícia do maranhao de levar presos pra depor em outro estado patrocinado pelo governo do estado do MA… Muito comentado lá até pelo Juiz q estranhou a atitude da sec de seg do MA.

  9. MANDARAM UM RECADO SERIO PRA ALUÍSIO PELO DELEGADO MAYMONE…quem mandou nem me pergunte… e não era blefe não… e o recado entao…Aluísio o tempo ta correndo …

  10. Gostaria de saber se nao ha nenhum inquerito para ser concluido? Ou outro caso a ser elucidado aqui em sao luis? É que ao inves de ta trabalhando os delegados de sao luis estavam (passeando) assistindo audiencia em teresina, coisa que e pouco comum em processos tais, alem disso pareciam estar intimidando a todos, principalmente a viuva.
    Um desses delegados parecia ate mesmo o coringa do filme do batman, nao pelo fisico atletico, o porte e bem gordinho, mas pela forma noiada de passar a lingua pelos beicos, os beicos pelos dentes e assim vai em um movimento continuo.

  11. é defunto que vai depor; é gente que some (flanelinha); é gente que morre por causa mal explicada (qualhada); é gente que deveria ter sido arrolada no inquerito e não foi; é gente mudando depoimento toda hora; é gente indo fazer reconstituição sem advogado; é quebra de de sigilo telefonico que não foi pedido pela policia e mais o que eu não sei etc…cara, isso tá muito serio. Eu vi com meus proprios olhos: a Mirante noticiou a morte de Valdenio! Como assim? Sem checar se a informação era fidedigna? Simplesmente acreditou na investigação meia boca? To me sentindo uma palhaça…No que se deve acreditar, agora, com relação a esse inquerito? Gente! A manipulação falada pelo Dep Cutrim (apesar de eu não ser nenhuma fã dele) faz muito sentido. Só gostaria que ele provasse o que disse, pra não ficar desmoralizado. Se não provar eu vou me embora dessa terra de doidos. Alias, que bomba é essa hein Cutrim?

Os comentários estão fechados.