O desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, do Tribunal de Justiça, ex-corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, solicitou ontem (27), durante sessão do Plento do TJ, o envio de expediente à Corte Eleitoral, pedindo a abertura de inquérito na Polícia Federal para apurar as acusações feitas pelo presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), de que houve fraude na eleição de 2010.
O magistrado não descarta acionar Dino cível e criminalmente caso não se confirmem as suspeitas levantadas por ele em discurso num evento do PDT em Imperatriz, no sábado da semana passada (23) – reveja.
“Diante da notícia que foi publicada, eu levei o assunto para o Pleno e pedi que a Presidência encaminhasse um ofício ao TRE, para que fosse oficiada a PF para instaurar inquérito para apurar a veracidade daquele fato que está ali narrado. Se não ficar provado, ele [Flávio Dino] será acionado civil e criminalmente, não tenho a menor dúvida”, disse.
José Joaquim, que era vice-presidente do TRE à época, lembra que autorizou a presença de um perito acompanhando a totalização dos votos no setor de informática do Tribunal ao longo da apuração. E afirmou estranhar o questionamento de Flávio Dino apenas três anos após proclamação do resultado.
“Na época, isso foi até objeto de um procedimento. Um perito veio ao Maranhão, argüindo que houve fraude na urna eletrônica. Então eu determinei que ele acompanhasse todo nosso trabalho direto no setor de informática. Depois de três anos, ele vem com essa irresponsabilidade. Eu não posso admitir. Se tinha mácula, ele teria que dizer. Se ele não disse à época, agora terá que provar isso aí. O que não pode é pairar dúvidas”, completou.
Outro lado
Ao titular do blog, Flávio Dino garantiu que apoia a decisão do desembargador. “Sempre lutamos por isso”, ressaltou. “Sou a favor da plena apuração das suspeitas de crimes e de outros ilícitos praticados em 2010. Espero que haja a instauração de inquérito na Polícia Federal”, completou.
O magistrado José Joaguim Figueiredo dos Anjos está corretissimo em querer que a Policia Federal investigue as denúncias feitas pelo presidente da Embratur e ex-deputado Flávio Dino, os possiveis desvios de conduta do TRE-MA. Penso que chegou a hora de passarmos a limpo as dúvidas que existem nas cabecas dos maranhenses com relação ás várias denuncias que já foram feitas por pessoas anônimas a respeito desse mesmo assunto. Não adianta os senhores do Judiciário querer tentar dá uma de “ladrão que rouba e sai correndo gritando pega ladrão”, para despistar. Esse aroubo do senhor José Joaquim não cola, isso só estar acontecendo porque Flávio é candidato ao governo do Estado e ele precisa justificar para seus senhores que estar seguindo o escript. Até mesmo quem ainda está no ventre materno, já sabe como se comporta esses senhores. A Policia Federal também deveria investigar como esses senhores adquiriram seus patrimônios com salários de desembargadores.
Manda PF ir atras do desembargador Jose Bernardo e seu […] filho Glauber e a imagem de bom moco vai cair.
pq?
Sou muito ingênuo e mesmo assim me parece jogada política armação do Dr.Flávio Dino, querendo apoio do povo. Alemanha perdeu a guerra porque abriu muitas frentes de batalha contra adversários competentes. O grupo dominante da política é profissional. Brigar com o JUDICIÁRIO? Diz o ditado: quem tem juízo não briga com quem usa saia. Mulher, Padre e JUIZ.
Como “moderação” seu Gilberto? Diz ai seu comentário está aguando moderação. VAI AUMENTAR MINHA INIBIÇÃO. TEM DÓ! JÁ SOU MUITO VELHO. RELEVE!
É que todo comentário, antes de ser liberado, precisa ser lido por mim
Ah, bom! Agora fico tranquilo e muito grato. Sabe, dizem que cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça.
Quer nada apenas jogou para plateia, todo mundo sabe como funciona TRE, TJ, agoraesse fala em apurar denucias como ele não solicitou apuraração dos funcionarios lotados no Gabinete do Presidente Guerreiro Junior presidente do Tj, lembras que eles estavam tirando dinheiro de cabra e foram presos com a mão na massa agora vem com essa, pode até ser porque porque o caso envolve a Roseana Sarney com o seu melhor desgoverno
Eu particularmente acho dificil essa historia ai do flavio dino, se isso tivesse ocorrido realmente, a partir do momento que ele soubesse disso ia denunciar na televisão, no tre ou no supremo. Daí vim só agora fazer essa denuncia é no minimo suspeite. Eu sou contra o grupo sarney e nem por isso apoio esse comunista flavio dino, prefiro outro nome pra concorrer com os sarneys.
Alias TSE
Esse Flávio dino que fazer mídia, porque ele não recorreu na época. Que fazer é graça.
Mas o único nome capaz e forte o suficiente pra derrubar qualquer um candidato do Sarney é Flávio Dino.
Bacabal todo está com Flávio Dino!
Os UNIVERSITÁRIOS estão com Flávio Dino..
Essa conversa é velha, ele sempre diz a mesma coisa, espera apuração da Polícia Federal. Não poderia dizer o contrário. Porém, se ele tem tanta certeza do que diz porque ele mesmo não pediu à época uma investigação ou não representou no TSE? Não vamos confundir acusação de fraude eleitoral com pedido de cassação de mandato eletivo, esse existe, porém foi o ex-governador José Reinaldo quem acionou o judiciário e não o comunista. Agora a tal fraude, como disse o Lula sobre o fato: choro de perdedor! O que ele quer é chamar a atenção e tentar polarizar a disputa eleitoral, tá tremendo de medo da terceira via que a cada dia aumenta a simpatia junto a classe política e do povo, enquanto o Dino, esse só acumula desafetos e antipatia.
Esse desembargador nao e bom do juízo, vai expor toda a corte e vai acabar sendo indiciado, se a PF fizer o trabalho de forma honesta.
Acho engraçado que esse Des. José Joaquim gosta de dar uma de sério, mas esconde a “mascara” por trás dessa pose, que, aliás, ninguém mais acredita nem cai nesse papo dele.
Pergunte sobre o que ele faz com os benefícios de auxílio-doença das funcionárias dele que tem cancer…
O q foi?