Prefeitura e Exército discutem parceria para construção do hospital de urgência em SLZ

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior coordenou, na manhã desta terça-feira (28), a reunião de trabalho que discutiu a definição do local onde deverá ser construído o Hospital de Urgência Dr. Jackson Lago.

hospitalDurante o encontro, realizado com a presença de oficiais das Forças Armadas e de representantes do Serviço do Patrimônio da União (SPU), ficou acertado que o novo hospital deverá ser edificado em uma área pertencente ao 24º Batalhão de Caçadores, localizada às margens da Avenida dos Africanos.

O general de brigada Lauro Luís Pires da Silva, diretor de Patrimônio Imobiliário e de Meio Ambiente do Exército Brasileiro, e o comandante do 24º Batalhão de Caçadores, tenente-coronel Hebert Costa, manifestaram-se favoráveis à ideia de que o hospital seja construído em área hoje pertencente ao 24º BC.

“Reconhecidamente, é compromisso secular das Forças Armadas cooperar com o desenvolvimento nacional. Neste caso específico, achamos pertinente que se estabeleça esta parceria com o Município de São Luís para a construção de um hospital que, com certeza, será muito importante para o Maranhão”, afirmou o general Lauro Pires da Silva.

Durante a reunião, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior fez uma detalhada explanação sobre o projeto, explicando que o Hospital Dr. Jackson Lago terá 300 leitos e 10 salas de cirurgia para atender a mais de 400 mil pessoas que moram nesta área da capital maranhense.

“Será uma obra de grande valia para a nossa cidade. E, com a graça de Deus, esta inovadora parceria que iniciamos agora com o Exército Brasileiro irá prosperar e, muito mais do que isto, servirá de exemplo para todo o País”, frisou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, destacando o ineditismo da parceria das Forças Armadas com a Prefeitura de São Luís.

O secretário municipal de Saúde, Vinícius Nina, afirmou que este novo hospital, que terá uma localização estratégica, e de fácil acesso, “será a materialização de um grande projeto em uma obra de extrema importância, que será um divisor de água na Saúde Pública do Maranhão”.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, José Silveira, anunciou que, para a construção do hospital, serão construídas ainda duas novas avenidas, que farão interligação com as Avenidas João Pessoa e Avenida dos Africanos.

Segundo Silveira, o projeto prevê ainda a regularização fundiária e benfeitorias que irão servir de melhorias urbanísticas para áreas do Bairro de Fátima, Coroado, João Paulo e ruas e avenidas circunvizinhas.

(As informações são da Prefeitura de São Luís)

11 pensou em “Prefeitura e Exército discutem parceria para construção do hospital de urgência em SLZ

  1. Boa a iniciativa da prefeitura em construir um Hospital naquela area vai beneficiar muita gente é um ponto primordial a construção de um novo hospital de urgência melhor posicionado para o povo de São Luís.

  2. Agora só resta orar a Deus para q saia mesmo esse hospital, pois com esses nossos políticos é ver pra crer, qual Tomé.

  3. mais esse hospital não seria no eixo da zona rural?eu me lembro te ter escultado no programa de governo do atual prefeito.

    • Eu também sabia que esse Hospital seria na zona rural na entrada da cidade,mas como esse governo é o da “MUDANÇA” toda hora as coisas mudam.

    • Não André, a proposta era colocar no eixo do São Cristóvão – Itaqui.
      A Avenida dos Africanos é um lugar de acesso viável para caso de urgência e emergência, que é o caso deste hospital.

  4. Projeto projeto projeto…reunião reunião reunião…vamos fazer vamos fazer vamos fazer…
    JÁ TÔ CHEIO DISSO…QUERO MESMO É VER AS MÁQUINAS TRABALHANDO, PEDREIRO LEVANTANDO AS PAREDES DO HOSPITAL…

    MUITO DISCURSO…MUITA MÍDIA…E FATOS CONCRETOS NADA!!!!
    Acho que quem tem que liberar este terreno é a UNIÃO, não é não??? O Comandante do 24 BC tem poder para isso???
    Lá vamos para mais outra odisseia de burocracia e HOSPITAL SENDO CONSTRUÍDO DE VERDADE NADA!!!!

  5. O que ninguém comenta é que o Prefeito na campanha afirmou taxativamente que o hospital seria na Estiva. Mais uma promessa descumprida. E outra coisa, esse hospital não vai sair, pois esse processo na SPU vai demorar uma vida. Podem ter certeza. Até pelo fato que grande parte da área é manguezal.

  6. Um boa noticia, mas uma coisa: parece que o Marcio Jerry não tinha sido convidado e colocou um “mochinho” para ficar de papagaio de pirata do prefeito. Eu hein!

  7. Deviam usar a mão de obra do exercito também para a construção, a exemplo do 10º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro (10º BEC), sediado em Lages, que vai construir a ferrovia que ligará São Miguel do Oeste a Itajaí, no Sul.

  8. Seu André, vai ver que “seria” e não vai ser mais. Vamos ser coerentes, quantos médicos moram ali pela zona rual ? se botasse para lá corria risco de atender bem lá e nem o povo de lá por aqui. Vamos por o pé no chão !

  9. Um Novo Hospital para São Luis.
    Esta frase soa de uma maneira “doce” e agradável aos nossos TÍMPANOS; eu aproveito um jargão das Minas Gerais para colocar meu posicionamento pessoal a respeito desta futura “obra”; “não sou contra, muito menos a favor, e muito pelo contrario”.
    Vejamos os por quês …
    Fala-se tanto que a saúde estar atravessando uma fase CRITICA em todo pais, O QUE É CERTO; dizem que é por falta de recursos, o que eu discordo totalmente; o verdadeiro problema é( desvio de verba), temos dois Grandes Hospitais para atendimento de urgência e emergência na Grande São Luis, que atende toda área metropolitana e o interior do estado, e todos os gestores passados afirmaram que o motivo do mau atendimento era, e É, e continua sendo a grande a quantidade de pacientes que vem de todo estado do Maranhão, o que de certa forma é compreensível; Só que existe dispositivos para o ressarcimento do atendimento de pacientes de outros municípios, que eu acredito que a Semus não perde um centavo sequer atendendo nossos irmãos do interior, > somam também diversos outros fatores para os 2 SOCORRÕES serem, e o que de fato sempre foram …O CAOS; exemplos: falta de profissionais médicos especializados, e outras mais …, se esta deficiência é o principal motivo para o Bom funcionamento destes hospitais, como vai ser diferente para o próximo hospital ?
    Será que os médicos que irão atender no novo hospital vai ser os Cubanos e os Espanhóis , é como dizem popularmente, e de maneira chula …, só se for.
    A bem da verdade qualquer um dos últimos (3) prefeitos passados, se quisessem teriam resolvido essa problemática vergonhosa da DOENÇA na nossa cidade.
    E agora vem de novo e novamente os mesmos cara (PDT) com as mesmas caras distribuir pasteis de vento para essa população desesperada, que cujo alimento ao longo tempo foi e continua sendo pasteis de brisa.
    Eu que conheço todas as instalações dos hospitais e unidades mistas de São Luis, e afirmo que se quisessem equipariam com equipamentos de ponta e gente capacitada, bastaria pagar BEM, e tudo estaria BEM. O exemplo estar ai, que é as UPAS, que funcionam muitíssimo Bem, mais a turma do CONTRA vão dizer que eu sou tiete de Roseana e Ricardo Murad, não sou, mais o que é certo, e estar dando certo a gente tem que falar e aplaudir. O que de fato eu fiz, foi votar em Edvaldo Holanda Junior, que estar mais perdido do que cego em tiroteio com turma de assessores incapazes que só atrapalham sua gestão, ou melhor dizendo sua CONGESTÃO.
    A unidade mista do bairro São Bernardo estar totalmente as avessas e o setor de emergência desativado, e a maioria das unidades mistas estar assim e vai piorar …
    E os socorões ? todo mundo sabe como estar, e como vai ficar …

Os comentários estão fechados.