Condenado a quatro anos de prisão, “atropelador da Litorânea” pode cumprir pena em liberdade

O estudante Rodrigo Araújo Lima, 24, que ficou conhecido como “atropelador da Litorânea” após atropelar e matar Ubiraci Silva Nascimento Filho, 13, e Solange Maria Cruz Coelho, 42, na orla de São Luís em novembro de 2011 (reveja), foi condenado a quatro anos e nove meses de prisão e teve o direito de dirigir suspenso pelo mesmo período.

Rodrigo Lima no dia do acidente (Foto: O Imparcial)

Rodrigo Lima no dia do acidente (Foto: O Imparcial)

A decisão é da juíza Ana Célia Santana, titular da 5.ª Vara Criminal da Capital, que concedeu, contudo, o direito de que o condenado cumpra a pena prestando serviços à comunidade ou a entidades públicas. Segundo a magistrada Rodrigo Lima “preenche os requisitos subjetivos e objetivos que permitem a substituição da pena privativa de liberdade […] por duas restritivas de direito”.

Rodrigo Lima dirigia em alta velocidade pela Avenida Litorânea na noite do dia 5 de novembro de 2011, um sábado, quando perdeu o controle do carro e atingiu as duas vítimas no canteiro central da via.

Durante o julgamento do caso, a defesa do acusado pediu sua absolvição alegando que o acidente ocorreu por culpa exclusiva das vítimas e pela má iluminação da Avenida Litorânea. “Ocorre que essa tese apresentada pela defesa não se coaduna com as provas produzidas, visto que os depoimentos da vítima sobrevivente, dos informantes e testemunhas encontram-se em total consonância com o laudo pericial, onde se constata que o local do acidente encontrava-se com o asfalto completamente seco, bem iluminado, com visibilidade ampla e satisfatória, sendo a causa determinante do acidente atribuída ao acusado que desenvolvia velocidade exacerbada, incompatível com a permitida na Avenida Litorânea, local de grande circulação de pessoas e veículos”, relatou a juíza.

Ela também concedeu ao estudante o direito de recorrer em liberdade da decisão de primeiro grau.

15 pensou em “Condenado a quatro anos de prisão, “atropelador da Litorânea” pode cumprir pena em liberdade

  1. Roberto Costa atentou ao fato de que, se a SMTT não providenciar melhorias no trânsito da Avenida Litorânea, pode acabar acontecendo alguma tragédia, além dos acidentes que já tem acontecido. “Se a Prefeitura não acrescentar barreiras eletrônicas para diminuir a velocidade na Avenida Litorânea é muito provável, que aconteça em algum momento uma tragédia ali na Avenida Litorânea. Semana passada, aconteceu o caso de um ciclista, professor de Educação Física, que foi atropelado e o motorista fugiu sem prestar socorro. Eu mesmo já presenciei um carro capotando na Avenida Litorânea. Então é uma situação que eu quero mais uma vez chamar atenção para autoridades competentes”, finalizou.

  2. GENTEEEE!!!!!!!!!!!
    JA QUE ELE VAI CUMPRIR A PENA EM LIBERDADE, PORQUE OS OUTROS QUE ESTAO PRESOS, TAMBEM NAO ACONTECE O MESMO COM ELES?
    ME POUPE
    NINGUEM MERECE

  3. É uma grande vergonha essa lei brasileira. Quer dizer então que qualquer pessoa pode andar bebado, em alta velocidade, matar qntas pessoas quiser e só é condenado a menos de 5 anos e ainda podendo cumprir pena em liberdade? Essa justiça do Brasil não muda!

    • Só um detalhe… exames de alcoolemia apontaram que o estudante não havia ingerido bebeida alcoólica

  4. Essas penas só fazem os parentes das vitimas se sentirem mais insignificantes perante a certeza da impunidade dos inresponsaveis…e as feridas reabrem e sangram.

  5. Imbecis!
    Ele não estava alcoolizado; não foi doloso; réu primário e de bons antecedentes; e foi condenado a prestar serviços à comunidade por 4 anos. TRADUÇÃO: vai limpar latrina de banheiro público com cotonete por 4 anos, ENTENDERAM?
    Ele foi punido sim, e certamente não esquecerá a merda que fez.

    • tb penso que, para um jovem de 24 anos, tudo o que já passou, a condenação, a execração pública já são uma grande lição. é lógico que devemos entender, também, a posição da família das vítimas, que, em casos como este, sempre querem a punição mais severa para o condenado

  6. Caro Gilberto, você poderia lembrar o caso do proprietário da Expand Store.Este sim, foi detectado nível de álcool acima do permitido e matou duas pessoas que estavam em uma moto.

  7. Isso é um trememndo absurdo! Duas vidas valem 4 anos de pena em liberdade. So faz a gente ter a certeza que justiça tem que se fazer com as proprias mãos.

Os comentários estão fechados.