Manifestações: São Luís vai viver caos hoje

O dia promete ser caótico em São Luís. Três manifestações marcadas para esta quinta-feira (11) – uma delas iniciada às 8h da manhã – devem parar tudo na cidade. Todas fazem parte de uma mobilização nacional denominada “Dia Nacional de Lutas”.

No início do dia, trabalhadores do Porto do Itaqui interditaram a via de acesso ao local. O Trânsito ficou lento na entrada da cidade, pela Vila Maranhão, e também na Avenida dos Portugueses.

Eles exigem mais melhorias salariais, mais postos de trabalho e a revogação de um artigo da Nova Lei dos Portos, que exclui a possibilidade de contratação com vínculo empregatício dos trabalhadores cadastrados apenas no Órgão Gestor de Mão de Obra.

Ônibus

Às 15h os ônibus que circulam na região metropolitana da capital devem parar, já que os rodoviários farão paralisação no centro da cidade. Eles trambém aderiram ao movimento nacional, e já anunciam novo movimento para a semana que vem.

“Vamos dar apoio ao movimento nacional. Na próxima semana, temos um movimento só nosso, por maior segurança no transporte público. Mas hoje, às 15 horas, iremos parar as atividades na região do centro”, declarou Dorival Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA), em entrevista à TV Mirante.

E às 18h, nova concentração na Praça Deodoro para mais um ato de protesto por melhorias no transporte público, saúde e educação. Os grevistas da Caema e membros do Sindicato dos Comerciários devem se unir a essa manifestação.