Enade: Direito da UEMA dá “de lavada” em concorrentes do Maranhão

uemaUm quadro montado hoje (8) para exaltar a segunda colocação do curso de Direito do UniCeuma no Enade 2012 – cujos dados foram divulgados ontem (7) – mostra quão significativo foi o desempenho dos alunos do mesmo curso na Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A instituição recebeu obteve 4,69 de Conceito Contínuo – o que significa que recebeu nota máxima de avaliação por faixa, que é 5.

O UniCeuma, que tem o segundo melhor curso de Direito do Maranhão, segundo o Enade, recebeu nota 2,91.

A Universidade Federal do Maranhão (Ufma) está apenas em quinto lugar, com 2,03.

Aos críticos, restou argumentar que a Uema inscreveu apenas 18 estudantes no exame. Coisa pequena de quem não quer admitir que precisa melhorar, e muito.

________________Leia mais

Direito da UEMA tem nota máxima no Enade

37 pensou em “Enade: Direito da UEMA dá “de lavada” em concorrentes do Maranhão

      • Olha Gilberto, acho que o argumento não é tacanho não.

        Não digo que foi isso que ocorreu, mas a prática de inscrever apenas os melhores alunos nesse tipo de exame é relativamente comum, conforme observado no livro “Freakconomics”.

        Se foram 18 aleatoriamente OK, mas se foram 18 “selecionados” aí fica realmente mais fácil explicar essa discrepância nas notas.

        • Não é a universidade que escolhe os alunos, mas sim o MInistério da Educação. O caso é que o curso da UEMA tem um tamanho pequeno até por ser novo, mas não tira o seu mérito de forma alguma.

          • Olá nobres colegas!
            Sou estudante da faculdade de direito da UEMA e vos esclareço que não foram selecionados 18 ”CF’S” mas sim os 18 formandos da 1ª Turma de graduados do CESB ( Centro de Estudos Superiores de Bacabal) que é campus da UEMA na cidade de Bacabal – MA, e que os mesmos foram responsáveis pelo feito no primeiro e no ultimo período, conforme normas do ENADE. E faz-se mister ressaltar que só de estudarem numa instituição pública já são vencedores, não sendo necessário uma nota de avaliação para condecora-los. Parabéns a eles, e somente a eles pelo mérito, vez que conhecemos nossos problemas.
            Abraços.

        • Vale lembrar também que a nota da UFMA foi um boicote dos alunos em protesto a má administração do reitor, fato que não tira mérito dos UEMIANOS.

    • Concordo! É questão até elementar. O grande número de inscritos puxa a média para baixo. Em toda faculdade há os bons, médios e ruins.

  1. A UEMA não escolheu 18 pessoas para fazerem a prova. O numero de alunos por turma é menor, quando comparado às outras instituições. As turmas iniciais têm poucos alunos, mas muita qualidade. Aos críticos ignorantes sugiro que venham conhecer o curso de Direito da UEMA.

  2. Senhores, alguém já ouviu falar no princípio da busca pela verdade? Um erro comum e até natural de ocorrer nos seres humanos é achar que determinado fato é uma verdade, mas ela não existe, estamos sempre buscando-a. E o por quê desse questionamento? Assim como a UNDB, a maioria dos alunos da UFMA não fizeram a prova, assinaram e foram embora. Foi uma forma de protesto, uma vez que a UFMA não oferecia condições necessárias ao estudo (algo normal), ausência de professores,… Na UNDB, talvez tenha sido pelo fato dos alunos não pactuarem com a ideia de fazer a prova e servirem de instrumento às propagandas publicitárias do IES, sendo que a desorganização quanto à administração não é satisfatória. Sendo assim, conclui-se que a realidade na qualidade do curso não condiz necessariamente com as notas do ENADE. Se algum interessado quiser medir a qualidade do ensino de cada IES é simples, basta ver os resultados da OAB que terá uma noção.

    obs. Quem sempre acredita nos fatos, acaba pactuando com a injustiça.

    Grato!

  3. Muitos alunos do curso de Direito da UFMA – eu diria a maioria – boicotou o exame, deixando a prova toda em branco em sinal de manifesto contra os problemas pelos quais vinham passando o curso. Problemas de falta de professores e denúncias de irregularidades. E com isso, queriam chamar a atenção com o mau desempenho da instituição. Eu, também aluno do curso e tendo prestado o exame na época, discordo com essa medida, por isso respondo minha prova normalmente como alguns outros. Mas quem sabe a atitude deles tenha surtido algum efeito.

  4. Estudo Direito na UEMA e quem argumenta que a universidade “só inscreveu 18 alunos” está equivocado. As turmas iniciais têm poucos alunos, uma média de 15, pois o inicio foi complicado e as desistências foram altas. No entanto, quem, como eu, permaneceu no curso, está agora colhendo os frutos. Muito ainda precisa ser feito, mas esse resultado é o reflexo do esforço dos estudantes, professores e direção, e a prova de que, apesar do descaso do governo do estado com a instituição, temos muito potencial.

  5. Gilberto, faltou falar que a nota da UNDB foi resultado de um protesto dos alunos formandos, pela péssima coordenação de Direito, que sempre tinha sido compreensiva com os alunos, mas que na gestão 2011/2012 preferiu apelar pra tirania, com perseguições desenfreadas aos alunos formandos, apoio a professores que mais provocam medo que respeito, falta de observância às necessidades dos alunos, alto preço da mensalidade, reprovações em massa em Monografias, “pêlo em ovo”.. enfim. Quem sabe agora com essa nota a Unidade de Ensino em questão baixe a bola e procure valorizar mais seu aluno?

  6. Essa desculpas que Uema só escreveu 18 não vale ,ou seja, o ceuma com mais de 400 porque não obteve uma nota otima… esse que era para ter notas maiores pois é a faculdade que mais forma… Isso só mostra que não precisa ter 1000 alunos matriculados para ter qualidade… agora a ufma foi uma vergonha.

  7. A UEMA só inscreveu seus melhores. Deixou o lixo de fora pra não mostrar seu conceito real de último.

    • Caríssimo, a UEMA não possui lixo em seu quadro discente ou docente. O número de alunos inscritos representa a totalidade, ou seja, 100% dos matriculados. A quantidade é reduzida porque lá não é como as IES particulares onde não existe critério algum, além do financeiro, para o ingresso.

  8. Não quero de maneira nenhuma tirar o mérito da UEMA e tão pouco dos 18 heróis alunos, mas se tratando de números as outras instituição que participaram do ENADE, tiveram um numero maior de participantes, veja que a UFMA teve a participação de 191 alunos,, que representam 06 turmas levando em consideração que cada turma contém 30 alunos, que matematicamente contribuiu para um rendimento insuficiente por parte dos alunos da UFMA, no quesito quantidade. A UEMA ´só participou com 18 alunos que não condiz com um numero de estudante por turma de acordo com o MEC, neste caso a probabilidade do curso de direito da UEMA ficar a baixo da media seria mínima, levando em conta a media aritmética da das notas pelo números de alunos participantes.

  9. Gilberto a Uema só inscreveu 18 alunos porque só tinha 18 alunos, pra quem não sabe o curso de direito da uema teve início em 2008, todos os que foram submetidos ao exame do ENADE pertencem a primeira turma, a segunda turma de direito só ingressou em 2010. Outra coisa, quem escreveu esse comentário não se atentou que os alunos do curso de direito da Uema de bacabal também fizeram a prova e a nota por acaso foi 5. Então tal teoria caiu por água abaixo, a Uema inscreveu os alunos que tinha e se deu bem, conceito 5, a melhor do Maranhão, se tivesse mais alunos inscritos a história não ia ser diferente. Parabéns pra Universidade Estadual do Maranhão!! Alunos principalmente!!

  10. Gilberto, faltou falar que essa nota foi oriunda do curso de direito da Uema de Bacabal! Muita gente desprestigia a cidade e o interior do estado, mas esse resultado só mostra a força de vontade dos alunos em busca de transformação de vida através do estudo. Se aqui em SLZ a vida nas universidades públicas é difícil, imagina no interior!

  11. Mérito exclusivo dos alunos que superam a cada dia as muitas dificuldades encontradas na Uema. Mesmo com essa nota do curso de Direito, ainda faltam muitos investimentos na nossa Universidade. Ô Roseana, invista na Uema (…)

  12. Resta parabenizar estes 18 que tiveram uma avaliação tão positiva mesmo com em uma instituição que ainda possui diversas carências estruturais. Espero que melhores resultados sejam obtidos por todas as instituições nas próximas avaliações. Achar positivo uma avaliação negativa só por uma questão de “concorrência” é não compreender o que isto significa para a sociedade maranhense.

  13. Realmente é estranho a UEMA ter apenas 18 inscritos no ENADE e isso com certeza influenciou no resultado. Para haver uma noção mais real do desempenho dessa universidade deveriam participar mais estudantes do curso. Primeiro lugar é de se questionar quantos são os alunos matriculados no curso de direito que deveriam participar desse exame, para aí sim dar crédito ao resultado. Há quase 10 anos quando eu participei do exame do ensino superior (uma das primeiras edições), a minha faculdade e algumas universidades “orientavam” a participar somente os alunos que tinham melhores desempenhos nos cursos. Será que isso não está acontecendo agora? Será que somente 18 alunos que possuiam as melhores notas decidiram participar para elevar o conceito da UEMA? E as notas referentes aos outros cursos??? Isso parece marketing. De qualquer forma parabenizo os 18 alunos aplicados e dedicados pela nota alcançada, mas deixo o meu questionamento em relação à universidade, que foi no mínimo omissa em “incentivar” os demais alunos do curso de direito à participarem do certame, para se ter uma real noção da qualidade do curso oferecido pela instituição.

  14. Não é argumento tacanho, são apenas 18 estudantes, uma turma. O comprometimento em alcançar uma boa nota no ENADE (para engrandecer o curso) ajuda. Pra falar a verdade, a avaliação não foi do curso, mas da turma. hehe

  15. Não quero usar como desculpas, ou muito menos desmerecer o curso da UEMA, Acho que a nota dá p deixar inquestionável qualquer argumento.
    Para a fim de informação, os alunos da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) “boicotaram” o ENADE com a intuição de dar uma resposta ao corpo docente da UNDB. Alguns alunos do nono e décimo período tiveram nota 0 (zero) na monografia e outros não tiveram nem a monografia assinada pelo orientador, estes (prejudicados) tentaram diante dos meios administrativos uma recorreção da mesma, e aqueles que precisam apenas da assinatura, tentaram obtê-la com seu respectivo orientador, como não obtiveram sucesso, resolveram por outro caminho.

  16. Justamente por isso que ficou mais difícil pra UEMA. Parabéns pra ela!
    O CEUMA, há, o CEUMA…inscreveu 420 pra conseguir tirar 2.9, já a UFMA, inscreveu 119, pra tirar 1.5, ou seja, proporcionamente, a UFMA ganhou em disparada. Isso sem contar a questão política, onde grande maioria não concorda com esse ENADE e boicota zerando a prova! FOi o que eu fiz no ENADE 2005 de Filosofia.

    • Acho que você não conhece uma coisa chamada MÉDIA. Não existe essa de proporcional, o índice é calculado com a média das notas dos alunos que fizeram.

      Essa nota é uma vergonha para a UFMA. Eu que me formei em Direito por lá não acredito que o ensino caiu tanto.

      E como você diz, se 10% dos que fizeram a prova boicotarem-na a nota cai bastante.

  17. Caros leitores, era estudante da UFMA, e venho argumentar o seguinte:
    Nós que realizamos o último Enade referente ao curso de Direito erramos as questões de propósito, como forma de repúdio a esta instituição e seus gestores e professores, são poucos professores que realmente se preocupam com os alunos… cabe ressaltar aqui, que até a realização do ENADE, quase 100% dos alunos já estavam aprovados na OAB antes mesmo de terminar o curso, basta uma simples conferência nas listas de aprovados da ordem para que seja observado isso, eu mesmo, e vários colegas da minha turma fomos aprovados ainda no nono período do curso…
    Corroborando minhas afirmações, só dar uma olhada nos ultimos resultados do ENADE, dificilmente uma universidade q sempre figurou em primeiro colocado despencaria para 5ª, caso nao fosse como forma de protesto.

  18. Caro Gilberto,

    Ficaremos agradecidos com a inclusão da nota do curso de Direito UEMA Bacabal, que também obteve conceito 5. Quanto ao número de inscritos, é bom informar que a inclusão é feita pelo MEC, com base no censo das IES. Falando em OAB, 75% dos alunos da UEMA em Bacabal obtiveram aprovação ainda no 9º período, o que atesta ainda mais a qualidade do Curso. Bom mesmo seria que aqueles desinformados que insinuaram manobra da UEMA no resultado, cuidassem da qualidade no ensino em suas Instituições. O slogan que circula por aí, “vem pra onde estão os melhores” se aplica à UEMA, que atingiu o 15º lugar no ranking Nacional.

  19. os numeros refletem a lógica,depois o enem o curso da UFMA que já não era dos melhores,só piorou,muitos estudantes de Direito da UFMA, estão no curso de Direito por saber matemática,e terem tido uma boa média no ENEM, enquanto que a UEMA tem os estudantes mais capacitados,pois passaram em um vertibular de verdade,que analisa características proprias,matérias, para um aluno de Direito.

  20. Só não pega bem olhar tudo como um quadro de competição, o que interessa é que todas as instituições tenham a nota máxima, o que contribui pra boa formação acadêmica do Maranhão. Errar as desculpas de propósito no ENADE às vezes pode ser desculpa para alunos incompetentes que não querem passar vergonha, não é a melhor forma de protesto. Quanto à quantidade de alunos inscritos pela UEMA, realmente, por que tão poucos se comparado às demais escolas de direito? A explicação que vejo mais provável é pela quantidade de alunos inscritos no curso. Parabéns aos acadêmicos, que não vire motivo de soberba, mas de motivação tanto a eles quanto aos demais estudantes de Direito do Maranhão.

    • Sou aluna da UFMA e participei do boicote ao ENADE. Antes de dizer que não é uma boa forma de protesto, saiba que os alunos sempre reclamaram dos desmandos do Curso de Direito e, infelizmente, nunca fomos ouvidos. Foi a única opção que nos restou.
      Aliás, lamento muito que a imprensa só dê repercussão a notas e não se preocupe em apurar as denúncias de irregularidades dentro do Curso de Direito da UFMA.

  21. A turma da UEMA de Bacabal tinha apenas 18 alunos. Os 18 foram lá e meteram bronca. Aqui não tem turma de direito para 40 alunos ou 80 alunos, os vestibulares são restritos a 20 ou 30 alunos. Dependendo do ano. A outra turma que se formará em breve vai lá manter a meta seus babacas. rrrssssss

Os comentários estão fechados.