Justiça proíbe presídios da capital de receber presos do interior

pedrinhasO juiz Roberto de Paula, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luis, proibiu os presídios da capital de receber presos oriundos de unidades do interior.

A determinação está em portaria assinada hoje (20) e há exceções apenas aos Termos Judiciários da Comarca da Ilha de São Luís. A proibição vigorará até a conclusão das reformas no Complexo de Pedrinhas e da construção de novos presídios.

“Para elaborar o documento, Roberto de Paula destacou que o governo do Estado decretou, em outubro deste ano, o estado de emergência no sistema penitenciário do Maranhão, pelo período de 180 dias. Na oportunidade, o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária anunciou a construção de um presídio de segurança máxima na capital, bem como a recuperação dos já existentes, a reforma e ampliação das unidades de Coroatá, Codó e Balsas e a conclusão da construção do presídio de Imperatriz”, diz nota da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) do Maranhão.

Para o magistrado, diante da superlotação das unidade de São Luís, é inadmissível, que se continue a receber presos do interior.

“Essa superlotação torna inadmissível que as unidades prisionais da capital continuem recebendo diariamente presos provisórios e definitivos do interior do Estado, eis que só fomenta mortes e violência entre os presos”, declarou.

Cópias da portaria já foram encaminhadas ao Tribunal de Justiça, à CGJ, ao Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária.

3 pensou em “Justiça proíbe presídios da capital de receber presos do interior

  1. Quer dizer então que o preso sentenciado no interior terá que cumprir pena em delegacia? Inicialmente, delegacia não é lugar p custodiar presos, mto menos para cumprir sentença. O condenado tem direitos assegurados na LEP, dentre os quais a remissão de pena, progressão de regime e etc, o que é totalmente inviavel nas unidades de Polícia Judiciária. Esse juiz gosta mto é de aparecer, desde op tempo q ele era juiz em Bacabal, onde mandou vários presos p/ prisão domiciliar e mts aproveitaram e fugiram. E se a polícia não prender mais ninguem no interior por não ter onde colocar? Ai a população do interior é que irá sofrer. Será q a remoção de presos que ele mandou fazer dia desses colocando grupos rivais juntos e que resultou na morte de detentos não serviu de lição?! Kd o TJ MA que não enxerga isso?

  2. Porque não fazem o mesmo com os Socorrões? Pois se tivéssemos hospitais de qualidade no interior não teríamos o caos na saúde que temos hoje.

  3. Assim como os presídios da capital não podem remanejar presos para o interior, eles mal tem aporte pra casos banais, que dirá segurar um preso de alta periculosidade em delegacias de cidades pequenas.

Os comentários estão fechados.