Victor Mendes deixa a Sema; substituta é indicação de Sarney Filho

victor_mendesO deputado estadual Victor Mendes (PV) confirmou hoje (27), em contato com o titular do blog, a informação antecipada mais cedo pelo jornalista Jorge Aragão (veja) de que ele já entregou à governadora Roseana Sarney (PMDB) o cargo de secretário de Estado de Meio Ambiente, que ocupava desde 2011.

O parlamentar é o primeiro dos auxiliares da peemedebista a desincompatibilizar-se antes do prazo para candidatar-se em outubro deste ano. Tecnicamente, ele poderia permanecer na Sema até o dia 5 de abril, mas preferiu antecipar a saída.

Em vez de tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa, Mendes disputará uma vaga na Câmara dos Deputados. A entrega do cargo foi formalizada pelo parlamentar na semana passada, em conversa com Roseana no Palácio dos Leões. Na segunda-feira o ato de exoneação foi assinado e encaminhado à publicação.

“Saio de cabeça erguida, com a certeza de que cumpri bem meu papel. Dotamos a Sema de estrutura capaz de atender às novas demandas do Meio Ambiente, que não são poucas, e realizamos um trabalho técnico, focado na necessidade de preservar os recursos do nosso estado, mas em sintonia com a nossa vocação para o desenvolvimento”, disse Victor Mendes.

genildePara o cargo, agora vago, a governadora deve nomear Genilde Campagnaro (foto), técnica concursada da pasta onde atua, também desde 2011 como chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da SEMA. Ela é indicação do deputado federal Sarney Filho.

Saídas

A saída de Victor Mendes, contudo, ainda não faz parte do plano da governadora de afastar auxiliares que disputarão cargos eletivos.

Em entrevista a O Estado no final do ano passado – e publicada no primeiro domingo deste ano – ela disse que a perspectiva era exonerar todos os secretários candidatos até o dia 15 de janeiro.

Mas já àquela época admitia “problemas” para efetivar as mudanças. “Isso é um problema. Eu quero que eles se afastem agora, até dia 15 de janeiro, mas talvez não vá dar tempo, porque eu tive um problema com minha mãe, que quebrou o joelho e vai ter que operar, e também porque fim de ano todo mundo tira o pé do acelerador, muita gente viaja. Então, eu estou esperando todo mundo chegar para que a gente possa conversar e entrar em um entendimento. Agora, como são muitos – tenho a impressão de que giram em torno de 10, 12 -, a gente colocar isso não é fácil porque, como é ano de eleição, muita gente vai querer ficar com sua base, e eu vou colocar técnicos nessa recomposição. Minha intenção é colocar técnicos. Eu quero que tenha uma imparcialidade no Governo porque tem muitos candidatos e todos os deputados e secretários me ajudaram. Então, que se empate o jogo, nas mesmas condições para a disputa”, disse.

Em contato com o titular do blog, três secretários que disputarão as eleições garantiram que Roseana ainda não tratou do assunto com eles.

5 pensou em “Victor Mendes deixa a Sema; substituta é indicação de Sarney Filho

  1. Simplesmente vai trocar seis por meia dúzia, o quadro não muda em nada, as Secretarias são somente cabide de emprego para os apaniguados. Uma ruma de secretarias inútil, algumas para receber subsídios do governo federal, outras para colocar os desempregados que perdem as eleições, enfim, não vai mudar em nada o contexto.

  2. Gilberto, vejo com muita tristeza a indicação da Genilde. Essa moça era o braço direito do ex-secretario de educaçao ANSELMO RAPOSA. Todos os processos eram direcionados para ela, pois exercia o cargo de chefe da comissao de analise de processo. Só migué, na verdade era pretesto p Ela e o Dilton (mais conhecido como BANDILTON) fazer as maracutais. A Genildes fazia reunioes a secretas e a porta fechada com todos fornecedores, que so tinham seus pagamentos realizados apos acertar com Ela e Bandilton. É essa mulher tecnica que vai dirigir a SEMA? Acorda Governadora, vai bota o RAPOSO para vigiar o galinheiro!

  3. Falta não fará na pasta, mt conivente com as empresas do ramo habitacional, que estocam o esgoto aonde bem quer e mal se tem uma política de combate a esse descaso com o meio ambiente. Vai tarde!

  4. Essa Genilde que foi indicada no lugar do Dep. Vitor Mendes, nao vale nada. Ela trabalhava na SEDUC e fazia parte da quadrilha do Anselmo Raposa. Ela era chefe do controle de processos de pagamentos. Os processos de pagamento todos eram obrigatoriamente vistados por ela e so eram liberados após previa reuniao com o fornecedor interessado. O Dilton, chefe da UGAM era o chapa dela nas empreitadas, eles canalizavam o propinoduto na direçao do sec. Anselmo Raposa. Gilberto, você ta é longe de saber quem é essa Genilde, investigue, vai render uma boa matéria.

  5. Essa Genilde que foi indicada no lugar do Dep. Vitor Mendes, nao vale nada. Ela trabalhava na SEDUC e fazia parte da quadrilha do Anselmo Raposa. Ela era chefe do controle de processos de pagamentos. Os processos de pagamento todos eram obrigatoriamente vistados por ela e so eram liberados após previa reuniao com o fornecedor interessado. O Dilton, chefe da UGAM era o chapa dela nas empreitadas, eles canalizavam o propinoduto na direçao do sec. Anselmo Raposa. Gilberto, você ta é longe de saber quem é essa Genilde, investigue, vai render uma boa matéria.

Os comentários estão fechados.