Cassado em 99 e preso por envolvimento na morte de delegado, Zé Gerardo é homenageado pela AL

ze_gerardoA Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou hoje (17) – como parte das comemorações pelo Dia do Poder Legislativo no Estado do Maranhão e pelo aniversário da Casa, que este ano completa 179 anos de instalação – o ex-deputado estadual Zé Gerardo. Ele foi um dos constituintes lembrado na sessão solene comandada pelo presidente Arnaldo Melo (PMDB).

“Isso é para honra e glória do senhor. Deus é justo. Deus é fiel”, desabafou o ex-parlamentar na saída da solenidade.

Para quem não lembra, Zé Gerardo era deputado à época da CPI do Crime Organizado, em 1999. Ele foi apontado como a “conexão maranhense” do crime e acusado de participar da morte do delegado Stênio Mendonça e de um cobrador de agiotas.

Cassado no dia 18 de novembro daquele ano – com os votos de 40 colegas de parlamento -, Gerardo fugiu para não ser preso e só foi alcançado pela polícia em Brasília. Condenado, cumpriu oito anos de prisão em Pedrinhas, quando então foi beneficiado com a progressão da pena para o regime semi-aberto.

Hoje na Assembleia, ele apenas repetia as mesmas palavras de louvação a Deus no contato com a imprensa, da qual guarda mágoas desde a sua prisão. Mas se mostrava extremamente à vontade transitando pela Casa que o cassou.

Pagou

O líder do Bloco Parlamentar Pelo Maranhão (BPM), deputado Roberto Costa (PMDB), defendeu, em conversa com jornalistas, a homenagem ao ex-parlamentar.

“Na vida a gente peca e paga pelos pecados. Ele não pagou os dele?”, questionou.

10 pensou em “Cassado em 99 e preso por envolvimento na morte de delegado, Zé Gerardo é homenageado pela AL

  1. Meu caro Gilberto,quem é esse deputado,para JULGAR,se alguém,PAGOU,
    PECADOS ?Pelo que se sabe,o ex-deputado,PAGOU PENA por CRIME(S)
    que fora CONDENADO,ou não?Imaginamos que pagar pecados seja numa outra esfera…

  2. Um marginal que mandou matar um jovem de 15 anos só porque o pai, gerente do BB, não lhe concedeu um empréstimo, parece até brincadeira. É melhor mandar colocar grade em volta da assembleia legislativa e também na de Deus. Não existe marginal arrependido, o que existe é marginal oportunista.

  3. Essa homenagem é a vergonha do Maranhão.
    Isso mostra a verdadeira face dessa casa.
    Deviam homenagear era uma daquelas mulheres que quebram coco babaç o dia todo de cócoras ou semelhante, mas esse ai ser homenageado?
    Me poupe.
    Isso é a mais pura imoralidade

  4. Não sei descrever nem identificar o sentimento que assalta meu coração neste momento. Só acredito nisso por que saiu no blog do Gilberto Léda. Onde nós estamos? No Maranhão. Imagine se isso cair na grande imprensa nacional neste momento em que todos os defeitos do Maranhão parecem ser os únicos. Mas é INCRÍVEL. Assassino sendo homenageado pelo Legislativo Estadual. Eu juro que estou ficando desanimado com o meu querido Maranhão. O que esse assassino fez no mundo do crime, o condenaria, no mínimo, à prisão perpétua noutras plagas. Sei que o absurdo dessa homenagem é culpa de todos os deputados maranhenses, mas seria bom sabermos de quem é autoria desse projeto, dessa sugestão ABSURDOS. Faltou o jornalista enumerar o assassinato de um motoqueiro que havia estacionado o seu veículo na entrada da residência do “homenageado”; faltou o assassinato do filho do gerente do Banco do Brasil, o adolescente José Antônio Penha Brito Junior, que foi sequestrado e assassinado, tão somente, porque seu pai negou, com base em parecer técnico, um financiamento ao “homenageado”. Oito anos de prisão para um indivíduo frio desses é quase um prêmio. A Assembleia Legislativa do Maranhão esqueceu de homenagear outro deputado, braço direito do “homenageado”: Francisco Caica. Vamos tratar os iguais com igualdade.

  5. EU CONHEÇO JOSÉ GERARDO DESDE QUANDO ELE MIGROU DO CEARÁ PARA SÃO LUIS. NUNCA ACREDITEI QUE ELE FOI CAPAZ DE COMETER ESSES CRIMES. ACHO QUE FOI MAIS UM ERRO DOS NOSSO PARLAMENTARES QUE COMPUSERAM A TAL CPI DO CRIME ORGANIZADO QUE TAMBEM INDUZIRAM A NOSSA JUSTIÇA A COMETER ESSE ERRO.

  6. O que esse indivíduo anda fazendo da vida? Talvez ás gargalhadas por ter cumprido somente poucos anos pelas atrocidades que cometeu. . .LAMENTÁVEL !!!

Os comentários estão fechados.