Filho homenageia Leomar Amorim

Gabriel Soares Amorim de Sousa

Após 7 anos lutando bravamente contra um câncer de pâncreas (um dos mais letais) faleceu hoje, às 2h da manhã, meu melhor amigo, meu pai, Leomar Amorim!!!

leomarÉ aceitável e compreensível a ânsia pelo fim do sofrimento, mas, ao mesmo tempo, a dor da saudade já avassala por dentro! Que paradoxo!!! Principalmente no caso de um pai, marido, avô e amigo tão presente, inteligente, manso, humilde, justo, desapegado da matéria e amoroso ao seu jeito.

Não poderia deixar de lembrar de uma das suas maiores virtudes: homem de fé inabalável em Deus! Não acredito que o câncer lhe venceu. O Léo(ão), resignadamente, venceu o câncer ao isentar-se de se submeter aos castigos corporais que enfrentara nos últimos 7 anos. Afinal, a sobrevida média em 5 anos é menor que 0,4% dos pacientes como ele e, após o diagnóstico, o tempo de vida é, em média, de 4 a 6 meses. Repito: ele batalhou por 7 anos após o diagnóstico. Só pode ser obra de sua fé!

Assim, toda ação gera uma reação. Diria que antes de lei física ou mecânica é lei moral. Reputo como sua grande ação o ato de ter semeado, em vida, o dever invariável de retidão moral, bem como o exercício constante das principais virtudes humanas. A reação foi ( e será sentida agora mais do que nunca) ver os seus próximos reagindo diante da observância não de suas lições, mas de seus exemplos.

Então, a dor que desola e enfraquece é a mesma que consola e fortalece.

Então, a morte que entristece e finaliza é a mesma que resplandece e eterniza.

Infelizmente ou felizmente, a matéria é caracterizada pela finitude.
Como Toquinho já dizia:

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo… Que descolorirá!

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo… Que descolorirá!

Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo…

E descolorirá!…”

Mas a essência, a inteligência, digo, a alma…  ahhhh essa não! É imperecível e eterna, assim como o espólio moral deixado aqui conosco, em nossos corações!

Maior fortuna e herança que eu poderia obter foi ter os ensinamentos de um pai como tive!

Fique em paz com Deus.

Lhe amamos !

Gabriel Soares Amorim de Sousa
Filho, amigo, irmão…”

7 pensou em “Filho homenageia Leomar Amorim

  1. Só um verdadeiro pai inspira seu filho para dizer palavras como essas. Receba meus sentimentos, você, seus irmãos e sua mãe. É você o pai daquela linda menininha? Que Deus abençoe e console a Todo(a)s vocês. Um grande abraço.

  2. Sei muito bem o que é viver nessa guerra vencida que travamos contra essa famigerada doença. Viver, sabendo que é só uma questão de tempo para a doença acabar vencendo. Coincidentemente, meu pai faleceu há alguns meses do mesmo tipo de tumor e durante a sua breve jornada (um ano exatamente), tomei conhecimento de várias histórias, dentre elas a da batalha travada pelo Sr. Leomar durante anos (o que o fazia ser um admirável “long term survivor”) e hoje lamento muito sua partida. Sinceramente. Muito mesmo. Acho que comprei a briga contra essa doença desde o momento do diagnóstico do meu pai, quando me vi sem chão e ciente de tudo o que o adenocarcinoma pancreático representava.
    Dessa forma, decidi escrever essa mensagem, externando minha solidariedade e porque desejo que Deus cubra vocês com paz e força para que levem o legado do Sr. Leomar em frente. Acostumar-se com a ausência é que é difícil, mas vocês conseguirão seguir adiante, com a graça de Deus.
    Sou testemunha de que todas as pessoas que já mencionaram o nome do Sr. Leomar (mesmo antes de sua doença), o fizeram de maneira muito respeitosa e elogiosa. Difícil ser uma espécie de unanimidade nessa vida. Algo raro demais. Posso dizer o mesmo do meu pai que também partiu jovem, com muitos sonhos abreviados, mas tendo feito muito em sua vida.
    Fiquem em paz porque vocês fizeram o que puderam, apoiando um ser humano com H maiúsculo em um dos momentos mais críticos da existência, o da partida. Afinal, feliz daquele que teve realmente um pai. Biologicamente, todos temos um. Porém, são poucos os que vivenciam, de fato, a paternidade. O amor irrestrito e sem limites. E o resultado disso tudo reflete em palavras tão belas a respeito de um homem, escritas por um de seus filhos. Meus mais sinceros sentimentos à toda a família. Boa noite e fiquem com Deus.

  3. Gabriel,
    primeiramente gostaria de deixar meus sinceros sentimentos, o Maranhão realmente perdeu um grande Homem e realmente um grande filho sente a perda de um grande amigo, pai etc. Suas palavras expressam um sentimento profundo, desejo que Deus receba seu pai e que alente sua família.

  4. "Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver.( Dom Hélder Câmara)" Creio tenha sido esse o grande combustível e a grande força que Leomar encontrou para ter forças nessa longa caminhada durante esses 7 anos...Essa GRANDE e esp em disse:

    “Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver.( Dom Hélder Câmara)”
    Creio eu, tenha sido esse o grande combustível e a grande força que Leomar encontrou para ter forças nessa longa caminhada durante esses 7 anos…Essa GRANDE e especial família que construiu junto à minha amiga Graça!
    Com certeza não tem maior prova disso do que essas doces palavras proferidas por seu filho Gabriel!
    Estejam em paz, pois ele nesse momento já ganhou sua maior recompensa.
    Um beijo no coração de cada um de vocês, com todo o meu respeito,
    LULUDA

Os comentários estão fechados.