Revista da Fifa diz que brasileiro deixa tudo para a última hora, ‘até estádio’

Do blog Folha na Copa

fifaO Brasil é um país que não respeita a pontualidade, que deixa para fazer tudo no último minuto possível e cujo povo não tem paciência para ficar na fila.

É esse o retrato do país que vai sediar a próxima edição da Copa do Mundo que a “Fifa Weekly”, revista semanal da entidade que administra o futebol mundial, traz na edição desta sexta-feira.

A reportagem “Brazil for beginners” (Brasil para iniciantes, em tradução livre) traz dez dicas para que os turistas estrangeiros não se preocupem à toa e evitem problemas culturais no país durante o Mundial.

O artigo aproveita para cutucar a organização da Copa ao dizer que, no Brasil, “as coisas são deixadas para o último minuto”. “Isso vale até para os estádio”, diz trecho da reportagem.

A organização do Mundial está preocupada com os atrasos nas obras dos estádios. Pelo cronograma inicial, todas as arenas tinham de estar prontas até o fim de dezembro.

Mas três dos 12 estádios, os de Cuiabá, Curitiba e São Paulo, ainda não foram inaugurados.

VEJA DICAS DA FIFA PARA TURISTA QUE VISITARÁ O BRASIL

1 – Sim não significa sempre sim: é a entonação da voz que define se o sim é realmente um sim, ou um talvez. Por isso, “não espere o telefone tocar nos próximos cinco minutos” se um brasileiro dizer “te ligo na sequência”.

2 – O tempo é flexível: não espere que o brasileiro seja pontual. “Se duas pessoas marcam de se encontrar às 12h30, elas vão se ver a partir das 12h45”.

3 – Contato corporal: brasileiros não estão acostumados com o jeito dos europeus de se manter educadamente uma distância entre um e outro. Eles falam usando as mãos e não vão hesitar em tocar na pessoa com quem estão falando.

4 – Filas: Esperar pacientemente numa fila não está no DNA dos brasileiros, que preferem cultivar o caos.

5 – Sobrevivência das maiores: nas ruas, os pedestres são ignorados, e mesmo na faixa de pedestres, raramente um motorista vai parar.

6 – Controle-se: se você vai a um restaurante de churrasco em que você pode comer à vontade e quer imediatamente pegar o menu de carnes, lembre duas coisas: não comer pelo menos 12 horas antes da refeição e consumir em pequenas doses, pois a melhor carne é servida geralmente por último.

7 – Experimente açaí: dizem que tem os mesmos efeitos de uma bebida energética.

8 – Fazer topless: corpo nu e arte em um corpo feminino podem ser vistos no Carnaval, mas você não vai ver isso todos os dias no Brasil. Os biquínis no Brasil possuem menos tecido em relação aos da Europa, mas eles ainda são usados o tempo todo. Curtir a praia sem biquíni é proibido e pode resultar em multa.

9 – Sem espanhol: o idioma nacional é o português. Se você falar que Buenos Aires é a capital do Brasil você pode ser deportado.

10 – Tenha paciência: no Brasil, as coisas são feitas nos últimos minutos. Isso vale até para os estádio. E se tem uma coisa acima de todas que um turista deve se lembrar, é não perder a paciência e segurar os nervos. Uma atitude brasileira para resumir isso é: relaxa e aproveita.

8 pensou em “Revista da Fifa diz que brasileiro deixa tudo para a última hora, ‘até estádio’

  1. Tudo que está escrito aí é verdade! Acho que faltou falar de violência e saúde ai a merda é grande!

  2. Nas “Dicas da Fifa” eu não vi nenhum absurdo. Todas guardam a mais absoluta sintonia com a realidade do nosso País. Não devemos nos indignar, pois, com a verdade. Ela (a verdade), é dolorosa, incomodativa e, às vezes, até vergonhosa, mas é a verdade. O que devemos todos, nós brasileiros, é nos indignar, sim, com o cara que fura fila, com o motorista que estaciona em vaga de deficiente ou idoso sem se-lo, com a impontualidade em tudo, com a falta de qualidade das nossas empresas, notadamente de prestação de serviços, com o mau atendimento generalizado, com a cultura “do se dar bem” independentemente dos meios utilizados. Aí sim, quando isso acontecer, mudaremos a imagem do nosso querido Brasil e do seu povo diante do mundo. Eu ainda não perdi a esperança. Meus netos haverão de ver e viver esse BRASIL.

  3. Pior, ou melhor, é que tudo que tá escrito aí é verdade… Só alguns “cegos” não vêem isso… A única coisa daí que não admito é atraso…

  4. Pura verdade. O problema do Brasil está em sua base, fomos colonizado pelo o catolicismo romano, onde na época as informações eram exclusivamente para o clero, quero dizer, a igreja impedia a disseminação do conhecimento as massas, na verdade eram restritas somente ao clero e coroa. Já os protestante da época era justamente o inverso, as informações deveriam ser dadas a todos independente de classes sociais.

    A maior prova disso é vermos por exemplo que vários países onde o protestantismo teve como base fundação ou é de origem protestante são os melhores e mais desenvolvidos. Exemplos: Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Suécia etc. E quando ligamos com a colonização católica vemos os exemplos: Brasil, Espanha, Portugal, etc.

    Então logicamente o Brasil poderia ser um país maior, no entanto a sua base ou alicerce de sua origem foi restrita ao clero. Bem simples basta pesquisar e verás.

Os comentários estão fechados.