Aprovado projeto que inclui assistentes sociais e psicólogos na Rede Estadual

othelinoO Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (15), o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que dispõe sobre a introdução de assistentes sociais e psicólogos no quadro de profissionais de educação em cada escola da Rede Estadual de Ensino do Maranhão. A matéria segue agora para a sanção do governo do Estado.

Segundo o deputado, o objetivo é fazer com que a Rede Pública de Ensino possa, obrigatoriamente, ter um psicólogo e um assistente social, profissionais que vão dar uma assistência maior ao estudante, à criança, ao adolescente, que, em muitos casos, estão numa situação de risco.

De acordo com Othelino, é necessária a presença do assistente social na escola para fazer o acompanhamento daquelas crianças e adolescentes que forem vítimas de qualquer tipo de violência, seja ela doméstica ou social. Para o deputado, o profissional é uma figura essencial para fazer esse tipo de trabalho e encaminhar determinados casos para o Conselho Tutelar.

“Com a presença do psicólogo, por exemplo, a rede pública poderá cuidar dos aspectos subjetivos e emocionais, preparar a criança para que eventuais traumas provocados ou por violência ou por separação social muito forte não provoquem distúrbios emocionais no futuro”, defendeu Othelino Neto.

Othelino esclareceu que o projeto de Lei estabelece que essas vagas de assistente social e de psicólogo serão ocupadas através de concurso público. A proposição especifica, inclusive, um prazo para que o Estado se adeque e realize um certame para nomeação destes profissionais.

(Da Agência Assembleia)

3 pensou em “Aprovado projeto que inclui assistentes sociais e psicólogos na Rede Estadual

  1. Ótima proposta, pois essa questão interdisciplinar e a inclusão do psicólogo e da assistente só tende a estreitar o laço família e escola, promovendo a integração e cuidando do aspectos psicológicos que hoje é tão comum como a presença do bullyng e a detecção como déficit de atenção entre outros deficiências que prejudicam o aprendizado. Foi de longe melhor proposta que eu vi por esses tempos. Espero que seja sancionada.

  2. Há esperança no pode legislativo do Maranhão! Finalmente um projeto de lei que trará ganhos para a educação estadual e suas crianças e adolescentes. Parabéns pela iniciativa deputado!

Os comentários estão fechados.