Braide cobra repasse de recursos para compra de bolsas de colostomia

 

eduardo_braideO deputado Eduardo Braide (PMN) ocupou a tribuna da Assembleia, nesta segunda-feira (2), para cobrar o repasse feito pelo Hospital Universitário Presidente Dutra à Associação dos Ostomizados do Maranhão (AOMA), acerca dos dispositivos de coleta (bolsas de colostomia) que deveriam ser entregues aos pacientes ostomizados da capital e do interior do Maranhão.

Em contato com a presidente da AOMA, Marion Andrade, o deputado informou que tomou ciência de que o Hospital Presidente Dutra repassava as bolsas para a Associação, que tem cerca de 900 pacientes cadastrados, na capital e no interior, sendo que cada paciente recebia em média 10 bolsas por mês.

A presidente da AOMA informou ainda que desde o mês de outubro de 2014 as bolsas não foram mais repassadas pelo Hospital Presidente Dutra para a Associação, que alega ser da Prefeitura a responsabilidade do repasse dos recursos para a compra das mesmas. Por outro lado, a Prefeitura alega que a responsabilidade é do Hospital Dutra.

Diante do impasse, a presidente da AOMA procurou a Promotoria de Defesa da Saúde, na pessoa do honrado Dr. Herbert, que abriu uma investigação para apurar o caso.

Preocupado com a situação, o parlamentar revelou que cerca de 90% dos pacientes, que também fazem tratamento oncológico, estão usando sacos de supermercado, porque não têm bolsas coletoras, o que resulta em queimaduras na pele.

“Essa é uma situação grave, que precisa do imediato entendimento entre a direção do Hospital Universitário e a Secretaria de Saúde de São Luís. Ao tempo em que expresso confiança na sensibilidade da Dra. Helena Duailibe e da diretoria do Hospital Dutra para uma solução para o caso”, afirmou o deputado Eduardo Braide.

Ao finalizar o seu discurso, Braide ressaltou que não se pode admitir que os pacientes ostomizados, tanto da capital como os oriundos do interior, fiquem sem as bolsas coletoras, já que, também, a maioria luta diariamente contra o câncer.

Veja aqui explicação detalhada do deputado sobre o caso.