“O mês de junho está com um ar de tristeza”, diz Sarney

Na sua coluna dominical, ex-senador também critica perseguição a O Estado

Coluna do Sarney

Minha rotina começa pela leitura diária, cedo, de O Estado do Maranhão, que eu e Bandeira Tribuzi fundamos para dar ao Maranhão um bom jornal, que fosse um informativo moderno, no mesmo nível dos melhores jornais do país, em contraste com os pasquins que desserviram a cultura e os costumes locais. Estes se entregavam à mentira, à difamação, ao mexerico, e, a título de serem populares, nada mais foram do que vulgares, ladeando a imprensa marrom.

O Estado, hoje, com mais de 50 anos, é o maior jornal do Maranhão, com alto nível técnico, e detém o apoio de mais de 70 por cento de leitores de jornais no estado. Está cada vez melhor e, ligado às tecnologias digitais, integrado ao Grupo Mirante, é pauta para toda a comunicação do Maranhão. Para isso, dispõe de uma equipe altamente qualificada e responsável, dando mais de 700 empregos a famílias que trabalham e recebem alto respeito profissional e humano.

Isso desperta inveja e agora perseguição, daquelas que existiam há um século e que julgávamos que jamais voltariam. Todos sentem que o Maranhão engatou marcha a ré e o mês de junho, mês da alegria em que os sons do bumba meu boi enchiam os dias, as noites e as madrugadas, está com um ar de tristeza, a começar com a morte de Mestre Apolônio. As notícias são de que a segurança degringolou de vez: 61 homicídios, no mês passado, só em São Luís; a Penitenciária, que se anunciava como um exemplo de respeito aos direitos humanos, continua com seus problemas insolúveis; 24 bancos foram explodidos; e o medo assola as famílias do estado inteiro. O governo está mandando buscar os poucos policiais dos municípios do interior para a capital para ver se diminui os índices de medo e de aumento de grades de ferro para proteger as casas, única indústria que prospera.

Aliás, corrijo, prospera a indústria do ódio e da perseguição, com cada vez mais – milhares e milhares – de pessoas demitidas por razões politicas, levando a fome às famílias. Também os aviões voltam a ser contratados, engolindo as críticas e promessas feitas de que iam acabar com isso, naturalmente sonhando andar a pé ou de ferry-boat.

Um fenômeno que está sendo nacional é que os candidatos que enganaram o povo, prometendo o que não fariam e vendendo sonhos e promessas impossíveis, autores de um estelionato eleitoral, estão na desgraça da impopularidade. Em vez de falar a verdade, unir, evitar o ódio, partiram para tentar justificar o fracasso atirando pedras nos seus antecessores.

Mas nem tudo é má noticia. Leio que o professor Francisco Albuquerque, da UFMA, conseguiu melhorar a tiquira, essa bebida tão maranhense, que eu servia na minha casa, quando cheguei como deputado ao Rio de Janeiro, com um sucesso danado. Carlos Lacerda, num jantar no meu apartamento na Rua Bolívar, tomou meia garrafa e eu recomendei: nem passe debaixo de chuveiro – havia a crença de que quem bebesse tiquira e tomasse banho ficaria num pileque alucinado.

Fico satisfeito com o trabalho do professor Francisco e recordo que, quando fui eleito governador, com o entusiasmo de Joaquim Itapary, sonhamos transformar a tiquira numa bebida mundial, com aquele odor mágico, aquela cor azulada e aquele gosto de maniva civilizada. Seria a tequila brasileira. A primeira coisa do nosso plano foi mandá-la para análise do Instituto Agronômico de Campinas, para dar-lhe padrão internacional. Qual não foi nossa decepção quando voltou o resultado: um liquido branco, sem cheiro, totalmente sem charme. Dizia o laudo: “O azul, o cheiro e gosto são toxinas”. Retirados estes, a tiquira era álcool puro.

Em São Bento, nossa casa era perto de uma fábrica de tiquira, com aqueles tanques grandes de madeira, bolor fermentado do beiju e o cheiro bom espalhando-se pela rua inteira. O bolor, para aumentar a magia da tiquira, é cor de rosa. Servia para cicatrizar feridas deixadas pelas cangalhas nas costas dos burros.

Eita mundo que muda. Tudo isso morreu. E agora minhas crenças na tiquira renascem com as pesquisas do professor Francisco. Talvez possamos fazer voltar a cor, o cheiro, o gosto e matar nossas saudades.
Enquanto isso não chega, tome cuidado, a violência matou a tiquira e criou o crack.

21 pensou em ““O mês de junho está com um ar de tristeza”, diz Sarney

  1. Confesso:Admiro o Sr.Sarney pela sua sagacidade se, fosse para o bem do Maranhão,nosso Estado seria um dos mais importantes do norte/nordeste do País.Pois o mesmo sempre esteve da cúpula do poder nesse País e o Maranhão com os piores IDH do País.Paciencia,senhor Sarney!!!O senhor queria penitenciárias modelos?seu grupo passou quase meio século e deixou-nos aquela masmorra de recordação.Sagacidade sim,pois aos 85 anos ainda fomenta à sêde pelo poder.Sou 28 anos mais novo que o senhor,não me faça de bobo.Chega!!!

  2. Os Sarneys poderiam ter feito muito pelo MA, no entanto, parece que o poder subiu a cabeça, a pior coisa que pode acontecer a um governante é achar que está tudo ótimo, é na cegueira da ganância e do egoísmo que o povo perde. Um governante deveria sempre reconhecer a precariedade do estado, e trabalhar para melhorá-lo, não fazer uma coisa ou outra e divulgar que é um deus que trouxe tempos melhores.. Esse Senhor tem belas palavras, reconheço que fez coisas importantes para o MA, mas também reconheço hipocrisia em falar sobre o MA como a coisa mais bela do mundo.. Palavras mal ditas e mal feitos..

  3. Convido o ex-senador a visitar o arraial do Ipem, Maria Aragao,, o da Vila Palmeira e o da Cidade Operaria e se alegrar. Tenha paciencia, sao so 8 anos de governo.

  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkk o velho safado começou a chorar pois sabe q mais algum tempo os jornais inclusive o sistema mentira de comunicação vão estampar a noticia da prisão da filha e do filho desse velho pilantra há q maravilha ver esses pilantras presos,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  5. Toda essa desgraça que o senhor, citou sobre o sistema de segurança pública, é culpa de sua filha, e dos governos que o vocês apoiaram. Cada coisa siô…

  6. Sarney, nos idos de 70, escreveu um artigo intitulado QUANDO AS FLORES COMEÇAM A MURCHAR, em função da idade avançada de Pedro Neiva de Santana. Aquele artigo, Sr. José Sarney, cai como uma luva hoje no senhor, pois além, da idade, está a decrepitude.

  7. A vaca secou o úbere,a decrepitude desse sr é ridicula,Saiba envelhecer,suma de uma vez,vá pro Amapá e leve seu deboche.

  8. Esse está morto e não sabe, morto politicamente, ninguém acredita, nem liga para o quê este Senhor octogenário fala e escreve, só aqueles que dependem dele, este Senhor teve todas as oportunidades de colocar o Maranhão em lugar de destaque no cenário nacional, preferiu enriquecer a si, seus familiares e amigos em detrimento do povo.

  9. ATÉ CONSIDERO O JORNAL DOS SARNEY MODERNO, MAS DE UM CONTEÚDO E DE UM CREDIBILIDADE LASTIMÁVEL.

  10. Esses que comentam insultando Sarney são os pucha sacos de Flávinha,certamente estão empregados.Sarney foi o melhor governador do Maranhão e Roseana a segunda melhor.Porto do Itaqui,barragem do Bacanga,ponte Jose Sarney,BR 135 asfaltada,Porto do Itaqui,Todos os municipios do Maranhão interligados por estradas asfaltadas,hospitais espalhados em todo o Maranhão,Universidade Ufma UEMA,amplação do aeroporto Cunha Machado,todas as grandes avenidAS DE sÃO lUIS,TODOOS ELEVADOS,hOSPITAL sara,TUDO ISSO E MUITO MAIS DO QUE EXISTE DE BOM NO eSTADO FOI FEITO PEAS MÃOS DE sARNEY E SEU GRUPO.

  11. Triste fim de um político que teve todas as chances para ficar calado em sua aposentadoria, recebida por não ter mais condições de se eleger nem aqui, nem no Amapá.

    Agora, acha que pode continuar enganando o povo maranhense com suas retóricas enganadoras e sempre achando que tudo não presta quando não é dele o poder. Agora, anunciar que nossas penitênciarias caminhavam para ser exemplo de direitos humandos, aí é chamar definitivamente o povo maranhense de idiota e por isso, não me resta acabar este comentário sem dizer a este velho decrépito que O IDIOTA AQUÍ É VOCÊ, QUE VIROU PIADA NACIONAL E QUE NEM NA BEIRA DA MORTE PARA DE ACHAR QUE OS OUTROS SÃO ESTÚPIDOS E IMBECIS PARA ACEITAREM EM SUA LÁBIA RAPINA. Que você tenha vida longa para ver seu império de enganações e mentiras ruir.

  12. Blogueiro puxa saco, o que é nítido.
    e quem Sarney? Ninguem ler o que ele fala, ha nao ser voce puxa saco!

Os comentários estão fechados.