Vila Luizão: “ação isolada” ou falta de comando?

Saltou aos olhos dos observadores mais críticos o fato de o Governo do Estado haver destacado, em nota oficial, que a atitude do cabo PM Marcelo Monteiro dos Santos – que matou um manifestante a tiros em ação na Vila Luizão (reveja) – tratou-se de uma “ação isolada do policial”.

Para começo de conversa, foram vários os tiros durante a ação. Não apenas um policial disparou. Então, não há que se falar em “ação isolada”.

O problema é que essas “ações isoladas” vêm sendo cometidas com frequência maior que o aceitável por membros da PM neste ano. E normalmente, o Executivo exime-se de culpa lançando toda a responsabilidade pelas ações desastrosas sobre os ombros de um único agente.

Em Vitória do Mearim, dois deles deram cobertura a um zelador que atuava como vigilante e matou um suposto assaltante (reveja).

Na semana passada, outro militar disparou uma bomba contra uma mulher com uma criança no colo (veja aqui).

Seriam essas, também, apenas “ações isoladas” dos policiais, ou fruto da falta de um comando mais competente?

O Estado não tem nenhuma parcela de culpa nos recentes episódios?

A aposentadoria de coroneis tarimbados no combate à criminalidade e nas ações de rua – e a consequente promoção de novatos – tem alguma influência sobre isso?

São perguntas que o cidadão maranhense se faz, diante de uma onda de criminalidade que só cresce e de “ações isoladas” que se repetem.

6 pensou em “Vila Luizão: “ação isolada” ou falta de comando?

  1. A mesma secretaria de segurança que foi usada p eles ganharem o governo sera a mesma que vai derrubr eles kkkk

  2. Estou cansado de denunciar um caso que estar acontecendo a muito tempo em pindare mirim,aqui tem um cidadão chamado cordeirinho que atua como policial civil,o mesmo faz blitz,faz prisões,anda armado com uma pistola ponto 40 ,só que o mesmo não é policial é contratado pela prefeitura para a função de auxiliar administrativo,os delegados daqui sabem que este cidadão não é policial mais nada fazem para que o mesmo não desenvolva a atividade policial.

  3. Sera mesmo Alan Soares eu acho q o Sr é mais um daqueles q perderam o peito da vaca leiteira da Roseana Sarney e vive tripudiando em fatos isolados em q os sistemas de comunicação dos Sarneys tentam transformar no caos, mas o caos eram vcs Sarneistas miseráveis estar mais do q provado para nós maranhenses q vcs eram os sanguessugas do nosso Estado e não adianta espernear, gritar, pular pois para vcs o q ainda resta sera penitenciarias novas q já estão em conclusão final.

  4. Acho que o que ocorre mesmo é a falta de uma corregedoria forte na Pm, está na hora de separar o joio do trigo, ou seja está na hora de extirpar os maus policiais, Existem bons policiais, pais de família, que cumprem o seu dever, porém existe muita gente louca, que não hesitará em matar qualquer inocente, afinal ele tem um grande poder nas mãos; a arma.Vemos que a maioria desses casos não dá em nada, vide o caso daquele pedreiro que foi metralhado e muitos outros, no qual o individuo continua a trabalhar em algum interior do Estado bem escondindinho.

  5. O policial ramos do 7º batalhão de Pindare Mirim que matou uma criança de 12 ano,há uns cinco anos atraz,na epoca o caso teve repercussão de nivel nacional,o comandante de policiamento juntamente com o secretario de segurança do maranhão informaram que o soldado ramos seria expulso da PM,só que o mesmo continua trabalhando normalmente,só mudou de cidade na epoca o mesmo trabalhava em igaraper do meio onde aconteceu o crime.

  6. Pingback: Governo vai pagar pensão a familiares de jovem morto em ação da PM na Vila Luizão | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.