O grande anfitrião da festa foi o estudante Thiago Pinheiro, de 14 anos, do Centro de Ensino Governador José Sarney, que fica no município de Bom Jardim, que ficou famoso nacionalmente depois das denúncias de desvio de verba pela prefeita Lidiane Leite, que ainda está foragida da Polícia Federal.
O estudante, que já havia ganhado medalhas de prata e bronze em edições anteriores da olimpíada, foi o único em todo o estado a receber menção honrosa e ganhar a medalha de ouro.
Thiago, que já havia recebido em julho deste ano o prêmio na categoria nacional em solenidade ocorrida no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, agora ocupa a 31º posição no ranking geral dos medalhistas de ouro. Mais de 18 milhões de alunos de 46.698 escolas brasileiras se inscreveram na 10ª OBMEP.
Para o atual secretário de Educação do Município de Bom Jardim, Antônio dos Santos Junior, essa medalha representa para a educação, que passa por uma situação de reestruturação e reorganização, uma nova atmosfera de conquistas e prosperidade. “Esse prêmio dado a um jovem talento de nossa cidade vai servir de incentivo para outros estudantes e daremos todo o apoio logístico e estrutural de ensino para que possamos a cada dia garantir um aprendizado de qualidade a nosso contingente estudantil”, afirma Junior.
Além de Thiago com a medalha de ouro, outro estudante de Bom Jardim a pontuar no ranking da Olimpíada e também ganhar medalha, foi o estudante Gabriel de Sousa Silva, que ficou com a de bronze nesta décima edição.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Púbicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, e tem como objetivo estimular o estudo da disciplina em questão e revelar novos talentos na área.
Gilberto, há mais de 40 anos, num desses festivais de músicas brasileiras, o grande Jair Rodrigues defendeu uma música do inigualável Billy Blanco ( Canto Chorado) que dizia assim: “O que dá pra rir, dá pra chorar, questões de peso e medidas, problemas de hora e lugar, mas isso são coisas da vida….”
A falta da merenda nas escolas de Bom Jardim ( fato que ocorre em 90% dos municípios maranhenses e em pelo menos 50% dos brasileiros) foi cantada em prosa e verso, mas, será que esse feito terá a mesma divulgação?
Sabemos da responsabilidade da prefeita na falta de merenda escolar, mas , por ventura haverá algum mérito dela nessa conquista?
Com relação ao “Canto Chorado” de Billy Blanco, há uma estrofe que diz assim : ” Só mesmo a palávra SOFRÊNCIA que, em dicionário não tem, mistura de dor e paciência, que é riso e que é pranto também, define o nordeste que canta, o canto chorado da vida, as velas no mar querem vento, no porto é melhor calmaria…..”
Pois é, da mesma forma como o “cantor” Pablo “criou” a palávra SOFRÊNCIA, provavelmente a nova prefeita, Malrinete Gralhada, deverá receber os louros da estrondosa vitória desse aluno da rede municipal de Bom Jardim.
Finalizando, quero te PARABENIZAR por divulgares o feito desse jovem que, se acompanhado e estimulado, terá um grande futuro no desenvolvimento da Matemática pura e aplicada.
Acredito mais em mérito pessoal
Do jovem