Governo da mudança decepciona servidores da Justiça Estadual

sindjus

O governo de Flávio Dino poderá enfrentar mais uma greve de servidores antes mesmo de completar o seu primeiro ano. O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA) convoca para sábado, 12, uma assembleia extraordinária para debater a situação da perda dos 21.7% devido ao deferimento da Ação Rescisória impetrada pelo governo estadual.

O resultado dessa assembleia poderá ser greve por tempo indeterminado.

Essa será mais uma paralisação de servidores estaduais nesse governo, que se comprometeu em valorizar e dialogar com os servidores público.

“Nossa prioridade é valorizar os servidores, por meio do conhecimento, de qualificação, estimular a evolução pessoal e profissional, dialogar com os servidores do Maranhão e discutir melhores condições de trabalho”, disse Flávio Dino em entrevista logo após o resultado das urnas em 2014.

Lembrando que os policiais civis passaram uma semana em greve e já ameaçam voltar por tempo indeterminado.

Enquanto o sindicato não decide por greve, tem muitos servidores indignados com o resultado da ação rescisória ganha pelo governo da mudança.

Servidor mostrando decepção com o governo da mudança

Servidor mostrando decepção com o governo da mudança

28 pensou em “Governo da mudança decepciona servidores da Justiça Estadual

  1. É uma arena de interesses, amigo. A orientação do governador é de não retirar a projeção de recursos de seu plano de governo, mesmo que isso custe uma intervenção na política administrativa do estado realizada em 2006, e suas consequências na segurança jurídica de decisões judiciais confirmadas pelo TJMA (sim, existem ações do índice 21,7% que transitaram em julgado e não cabe rescisória, nem tampouco houve descumprimento de preceito fundamental – Des. Paulo Velten frisou sua preocupação com este precedente em seu voto). As centrais sindicais, representando os sindicatos dos servidores dos 3 poderes do MA buscaram diálogo, mas não houve audiência com o Governador, e muito menos disposição da articulação política em discutir a repercussão desta questão de arena de sua política pública (policy issue). Com o devido respeito, mas, ao contrário do que alguns doutos amigos sabem, o governo de Roseana foi compelido em uma representação criminal a cumprir a decisão do STF ano passado para implantar o referido índice para cada servidor do TJMA.
    O Governador não recebeu porque sabe que a questão é delicada, quer ganhar tempo e, honestamente, calculou mal as consequências políticas de tal opção política, que lesa o interesse de mais de 100 mil servidores (Executivo, Legislativo e Judiciário), pois atinge os servidores dos Poderes, do Ministério Publico, Defensoria, Auditores do Estado, Polícia Civil, Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros, etc, além de criar indisposição até mesmo com seu próprio corpo de procuradores. Um conselho? Que o governo, urgentemente, busque o diálogo, ou vai perder pela 3a vez no STF.

  2. A proxima greve vai ser deflagrada pelos funcionários da mirante que está promovendo demissão em massa devido aos poucos recursos públicos disponibilizados para se manter após a vitoria de Dino na eleição. Te cuida blogueiro, o teu cascalho não está assegurado

  3. O grande problema do povo é achar que só pelo fato de ter apoiado uma campanha que tudo continuaria como antes, este tipo de ação já não cabe mais. Todos sabem que o judiciário em todo o Brasil é quem tem os melhores salários e um monte de regalias que outros funcionários públicos sonham ter, vivem reclamando de barriga cheia, trabalham somente 6/5/4/3/2/1/ ???? Horas por dia, as vezes nem trabalham na semana, é um poder cheio de come e dorme. Na última greve que fizeram, conheço funcionários deste poder que estavam passeando em Fortaleza, Rio de Janeiro e Buenos Aires, todos muito preocupados com a situação.

  4. Os servidores da Justiça Estadual estão brigando com o Governo de Flavio Dino de barriga cheia. Os servidores da Justiça são os que ganham os melhores salários do Maranhão.

  5. Esses caras tão reclamando de quê? O governo era o da “mudança”. Deixar esses eleitores deles roendo 21% a mais de salário não seria “mudança”, era ficar como estar.
    O comunista prometeu e cumpriu: tá mudando tudo.
    Agora, cá pra mim: É muita infantilidade pensar que Flávio Dino, filho de um megacondenado pelo TCU, com cinco medalhas de […], ele, FD, criado por um corruPTo diplomado, ia ter algum escrúpulo diante de um cidadão que trabalha.

  6. olha o contexto amigo, não olhe somente para sua família, nem todos os maranhenses são servidores da justiça, só louco daria 21,7% de aumento nesse momento que passa o brasil, votei em Flávio em continuo apoiando, não vai ser por causa de uma categoria de insatisfeito que vou mudar minha opinião.

    • cara, antes de comentar asneiras, se informe sobre o que esta acontecendo. Isso trata-se de direito adiquirido e direito é direito. Se ate mesmo a mais alta corte de justiça Brasileira entendeu que tinhamos direito, quem és tu para dizer que flavio dino esta certo? em todas as cortes de justiça por onde nosso processo passou a ação foi julgada a nosso favor. além de que por tratar-se de decisão judicial transitada em julgado isso não computara para fins dos limites estabelecidos na lei de responsabilidade fiscal.

  7. Esse Flávio Dino é igualzinho ao Luiz Rocha quando assumiu o Governo do Estado em 1983. Era só perseguição. Perseguia funcionários estaduais principalmente aqueles nomeados pelo Gov João Castelo por meio da Lei 4277 (ainda me lembro) que ele chamava de Lei do Cão. Na época ele ficou conhecido como NERO. É a mesma coisa esse Flávio Dino que aí está. Veio para perseguir, somente isso. Perseguir. Ainda bem que não votei nele.

  8. ISSO SÓ ME LEMBRA O GOVERNO DE JACKSON LAGO, COMEÇOU A RUIR QUANDO TENTOU IMPLANTAR O SUBSIDIO NOS SALARIOS DOS PROFESSORES, MESMO A CATEGORIA SENDO CONTRARIA A TAL MEDIDA. LOGO OS PROFESSORES QUE TANTO LUTARAM PARA VER JACKSON LAGO ELEITO. ABRE OS OLHOS FLAVIO DINO.

  9. QUERIDOS, O ESTADO ENCONTRA-SE QUEBRADO, VOCES QUEREM QUE O SALÁRIO DO ESTADO SEJA TODO PARCELADO IGUAL AO RIO GRANDE DO SUL? ACHAM QUE SÃO OS ÚNICOS QUE MERECEM ESSE AUMENTO? TENHAM BOM SENSO TAMBÉM, VOCÊS DO JUDICIÁRIO JÁ RECEBEM UM EXCELENTE SALÁRIO E JUSTO AS SUAS ATRIBUIÇÕES. LUTAM PARA PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO E AO CONSEGUIR A APROVAÇÃO E SUA NOMEAÇÃO COMEÇAM COM ESSAS PELEJAS DE AUMENTO, GREVE, SINDICALISMO. HOJE O CIDADÃO É MAL ATENDIO, AQUELE 7 JUIZADO NO RENASÇENÇA É UMA PORCARIA COM AQUELA JUÍZA MARIUA JOSÉ, OS TÉCNICOS JUDICIÁRIOS UMA PREGUIÇA SEM FIM|!!

    • Deixe de ser bobo, não há nenhum Estado quebrado, tudo é fantasioso, liga a tua mente conheça um pouco mais de economia.

    • então meu amigo, procure seus direitos e faça-os valer assim como nós estamos procurando fazer valer os nossos. Ah! um Estado quebrado não investe R$ 53.000.000,00 milhões em licitação para manter uma boa imagem do governo na midia nacional ou vc acha que isso seria necessário. Milhoes gastos com alugueis de aeronaves, um secretariado sem fim e um numero imensurável de comissionados que ganham muito mais que nós e sem comparação.
      Então se ele quer cortar gastos, que comece pelo desnecessários, pelo irrelevante (alugueis, cafe dmanhã de marajás e etc..) que ele proceda esse corte no vencimento dele e dos demais servidores comissionados no mesmo percentual que esta fazendo conosco, isso seria justo e não somente nós pagarmos o pato pela suposta quebra do estado que é oriunda das ações dos politicos que gerem nosso maranhão.

    • seu babaca esse reajuste já estava em nossos contracheques a anos, foi decisão judicial transitada e julgada pelo STF, e agora esse idiota do governador quer reduzir nossos salários para economizar para os deles… talvez você deva ser um desses, quer aumentar o seu salário encima da desgraça dos outros. procure infomorma-se antes de postar idiotices… seu babaca…

  10. Pior coisa é gente que não sabe das coisas e abre a boca pra falar besteiras!
    Caso os desinformados não saibam, esse aumento não beneficia somente os servidores do judiciário e sim todos os funcionários públicos estaduais. O que ocorre é que apenas alguns servidores do judiciário (os sindicalizados) e outros a parte (que entraram com ação na justiça para tê-lo) é quem tinham esse reajuste implantado em seus vencimentos. A nossa luta também é de todo o funcionalismo público estadual.
    Só recapitulando pra quem não sabe ou não quer saber: uma iniciativa do ex-governador José Reinaldo Tavares, em março de 2006, por intermédio da Lei nº 8.369/2006, concedeu um aumento de 30% aos servidores de nível superior, e aos de nível médio e fundamental apenas 8,7%. Diante disso, esta lei tem sido contestada judicialmente por todos os sindicatos do funcionalismo público estadual do Maranhão, tendo já várias decisões transitado em julgado em favor dessas entidades, inclusive no Supremo Tribunal Federal, alegando que tal lei ofende o inciso X do Artigo 37 da Constituição Federal (Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: Inciso X – a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;). Estas categorias ajuizaram ação solicitando esta diferença, ou seja, 30 – 8,7 = 21,7 (tem que ser bem claro pra quem não entende).
    Este mesmo entendimento foi confirmado por diversas e reiteradas vezes pelo próprio Tribunal de Justiça do Maranhão para diversas categorias do funcionalismo estadual, inclusive com parecer favorável do Ministério Público. E agora eles resolvem tirar este índice?
    Aí vem gente dizer que os servidores do judiciário “acham que são os únicos que merecem aumento”, “não olhem somente para suas famílias, nem todos os maranhenses são servidores da justiça”. Façam-nos um favor: se não sabem o que dizem, calem a boca. Cada um luta pelo que é seu de direito!
    E se alguém se sente insatisfeito com o atendimento em qualquer unidade que seja do judiciário, existe um setor chamado OUVIDORIA: 0800 707-1581. Nesse número vocês podem fazer suas reclamações e sugestões. É lá que se resolve qualquer assunto relacionado ao judiciário e não vindo comentar asneiras em blog.

      • Meus queridos, só pra esclarecer aqui alguns pontos para aqueles que comentaram e não sabem da verdade dos fatos.

        Nós, do TJ, não pleiteamos aumento algum, como tenta passar pra população através dos meios de comunicação alinhados com seu governo, o governador Flávio Dino.

        Os 21,7% são resultados de uma ação do nosso sindicato contra o governo do Maranhão que durou quase 9 anos e passou por todas as instâncias da justiça brasileira, terminando no STF com ganho de causa pelos servidores.

        Em 2014 o STF mandou que o TJMA implantasse nos nossos vencimentos esse valor, coisa que foi feita depois de uma longa negociação com a presidente Cleonice Freire.

        Ou seja: há mais de um ano que a gente já vem recebendo esse valor. Portanto, não estamos brigando por aumento nenhum. Estamos brigando, sim, por um direito já garantido até pelo Supremo Tribunal Federal.

        É má fé a mídia que se curva ao Palácio dos Leões e do próprio fascista Flávio Dino tentar passar pra opinião pública que nós estamos brigando por aumento.

        Não é verdade! Estamos brigando por um direito já adquirido e garantido por todos os tribunais superiores do Brasil.

  11. Não trata-se de aumento, mas, sim de um direito adquirido mediante ação transitada em julgado no STF. O governador através de lobby político, conseguiu que essa Ação Rescisória fosse aceita. No entanto, se ainda existe justiça nesse país, iremos reverter essa situação nas instâncias superiores. Ele (FD), tenta usar o argumento da crise e do estado quebrado, porém, gastou quase 20 milhões com diárias em 8 (oito) meses de gestão.

  12. Gilberto, você também recebe pelo TJ ???? , até parece que sim, caso esta situação tivesse ocorrido no governo Roseana, como aconteceu com outras categorias, você estaria defendendo desta forma ???? . Isto você nunca fez, talvez seja a falta de uma nova condecoração.

    • sempre defendi servidores. vide o caso da mudança de calendário de pagamento no governo roseana… veja quantas críticas fiz..

Os comentários estão fechados.