Alcântara formaliza acordo com MTur para realização de cursos do Pronatec

alcantarA Prefeitura Municipal de Alcântara avança nas ações para o fortalecimento do turismo, atração de novos empreendimentos para o município e nas políticas e estratégias para a geração de emprego e renda à população. O prefeito Domingos Araken (PT) formalizou recente um acordo inédito de cooperação técnica entre o município e o governo federal, por meio do Ministério do Turismo (Mtur), para implantar na sede e povoados de Alcântara o Programa Pronatec Turismo.

Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) serão realizados cursos gratuitos para fortalecer a indústria do turismo local. Alcântara tem vocação para o ecoturismo, turismo histórico, cultural e arqueológico. Destinados às pessoas interessadas em se capacitarem para trabalharem com turismo e a quem já trabalha no setor, os cursos do Pronatec Turismo serão gratuitos. A Prefeitura anunciará em breve o calendário de atividades.

Por meio do acordo de cooperação técnica assinado pelo Prefeito Domingos Araken e o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Lyra Alves, foi formalizado um conjunto de ações estratégicas para a qualificação profissional de jovens e adultos dentro do Plano Nacional de Turismo e a implantação do Programa Pronatec Turismo, que promoverá a qualificação de pessoas para o segmento turístico.

alcantaraEm Alcântara serão desenvolvidos os cursos gratuitos do Pronatec Turismo Cidadão, voltados para os alcantarenses que querem se qualificar e trabalhar no setor turístico, hospitalidade e lazer, e o Pronatec Turismo Desenvolvimento Local, destinado às pessoas que já exercem atividades produtivas associadas direta ou indiretamente ao turismo e pretendem aprimorar suas técnicas para receber turistas, a exemplo dos taxistas, donos de pousadas e restaurantes, artesãos e guias turísticos.

“Em nossa gestão mais de 600 jovens alcantarenses já foram capacitados por meio dos cursos do Pronatec”, disse o prefeito Araken. “São moradores da sede e dos povoados que já receberam certificados e muitos já trabalham como pedreiro de alvenaria, bombeiro hidráulico, eletricista instalador predial de baixa tensão, operador de computador e pintor de parede. Agora vamos qualificar nossos jovens e adultos para serem profissionais do setor turístico”, enfatiza o prefeito.