Após recuo e pressão, Procon recolhe ônibus velhos em SLZ

proconO presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, anunciou hoje (7) que o órgão suspendeu, durante a madrugada, a circulação de oito ônibus velhos que ainda estavam em operação em São Luís.

Segundo a lei, esses veículos só podem rodar por dez anos – a contra da data de fabricação -, depois precisam ser substituídos. No caso dos carros apreendidos, alguns tinham até 20 anos.

A ação desta quinta-feira estava marcada para o final do mês de março, mas foi abortada. Após pressão da mídia e do vereador Fábio Câmara (PMDB) – que chegou a acionar a Justiça pelo recolhimento dos veículos (reveja) -, o Procon acabou procedendo como manda a lei.

Apoio

Segundo Duarte Júnior, a ação tem o apoio de órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís – esta, uma das mais interessadas na renovação da frota, principalmente após a autorização para aumento das passagens.

Multa

Além do recolhimento dos ônibus, foram aplicadas multas aos empresários que chegam a R$ 2 milhões.

“Esperamos que as sanções sirvam de alerta para as empresas: ou melhoram o serviço atendendo às disposições da lei, ou sofrerão sanções cada vez mais rígidas.As empresas autuadas têm o dever de adquirir novos veículos, prezando pela qualidade e segurança do transporte público como serviço essencial”, declarou Duarte.

Mais ônibus

Apesar da suspensão da circulação de apenas oito ônibus, há mais veículos na mesma situação. De acordo com o Procon, os recolhimentos serão progressivos, para não prejudicar mais ainda os usuários.

“Para não causar maiores prejuízos à população, a execução da operação será realizada de forma progressiva. Afinal, o transporte coletivo é um serviço público essencial e os consumidores certamente sofreriam se suspendêssemos a circulação de mais ônibus”, diz o órgão.

Outro lado

Nota da empresa São Benedito:

Apenas seis (06) veículos foram bloqueados dos quais apenas dois (2) ainda estavam em operação, os seis restantes, já haviam sido substituidos desde o mês passado por quinze (15) ônibus novos, a empresa esta renovando sua frota para o atendimento das expectativas dos seus clientes.

9 pensou em “Após recuo e pressão, Procon recolhe ônibus velhos em SLZ

  1. Caro Gilberto Leda
    Sou o Gerente da Empresa São Benedito Ltda e peço a publicação do seguinte esclarecimento:
    Apenas seis (06) veículos foram bloqueados dos quais apenas dois (2) ainda estavam em operação, os seis restantes, já haviam sido substituidos desde o mês passado por quinze (15) ônibus novos, a empresa esta renovando sua frota para o atendimento das expectativas dos seus clientes.

    Paulo Pires
    Gerente

  2. Esse diretor do detran é muito midiatico!!!!
    Quando ê pra fiscalizar serviços do estado ele não faz…
    Vai nas secretarias de estado vê o atendimento, vai nos hospitais como Socorrao…. Entre outros!!!!

  3. Estão certíssimos, tanto a Prefeitura como o Governo, essas empresas já ganham tanto dinheiro, agora tem que oferecerem um serviço de qualidade.

  4. Essa retirada agora de ônibus é tudo miguelagem. Isso é apenas pra enganar a população. Vão retirar um dali, outro daki, outro delá e depois botar na imprensa que foram retirados as sucatas. Chega de enganar o povo. Se Fábio Câmara não tem baixado o cacete, nem isso teriam feito. Esse Edivaldo é bem mais esperto do que pensávamos. Com aquela carinha de santo.

  5. Será mesmo que saiu de circulação aqueles com goteiras, pneus carecas que a porta cai…
    Queria ver uma ação pra marcar a demora dos ônibus.
    Será que teriam paciência pra esperar no Terminal Cohab o ônibus Mata Socorrão II, por exemplo.

  6. Pingback: É PRA RIR? SET diz que é o mais interessado em renovação de frota | Gilberto Léda

  7. KKKKKKKK, Mata Socorrão, não é de responsabilidade da SMTT e sim da MOB, tem muitas latas velhas quebrando nas ruas que são de responsabilidade da MOB e estão culpando a prefeitura.

  8. Isso ai é só um aperetivo do que está por vir após o processo de licitação, esses empresários terão que se respeitar os passageiros!

Os comentários estão fechados.