“Caixa-prego”: Procon notifica Jeep por publicidade discriminatória

JeepO Procon-MA notificou hoje (15) a Jeep do Brasil a prestar esclarecimentos sobre propaganda da empresa no Instagram com teor supostamente pejorativo contra o Maranhão e outros estados do país.

No Maranhão, a publicidade serve-se da expressão regional “caixa-prego”, que possui sentido pejorativo, para afirmar que o veículo é capaz de ir a qualquer lugar. Contudo, a imagem faz subentender que é o estado que está localizado na “caixa-prego”.

Para o presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, a forma como a publicidade é apresentada pode levar a uma interpretação que culmine em tom discriminatório.

“Não é saudável para as relações de consumo utilizar material publicitário que confunda o consumidor ou induza de qualquer forma ações discriminatórias. Isso fere diretamente o acesso a informação clara e precisa, previsto no Código de Defesa do Consumidor, e pode se configurar como discriminação”, afirmou.

O caso ganhou repercussão depois de divulgado pelo Blog do Gilberto Léda na semana passada (reveja).

O objetivo aparente da propaganda era dizer aos maranhenses que, a bordo de um Jeep, pode-se ir até à “caixa-prego”.

Mas a montagem do post no Instagram não favoreceu essa interpretação e, à primeira vista, parece que a empresa diz que é o Maranhão que fica na “caixa-prego”.

A reação foi imediata. E nem mesmo as explicações do social media da empresa conseguiram acalmar os ânimos dos seguidores do perfil da Jeep do Brasil.

As notificações do Procon-MA foram expedidas para os representantes da Jeep do Brasil no Maranhão e para sua representante nacional em Minas Gerais. A empresa terá 5 dias para apresentar esclarecimentos.

8 pensou em ““Caixa-prego”: Procon notifica Jeep por publicidade discriminatória

  1. O diacho é o Maranhão Véi sempre deu mil motivos para ser alvo de chacotas nacionais e até internacionais.

  2. Qualquer pessoa com o minimo de noção entenderia essa propaganda!

    Mas,… sempre tem os beócios pra tentar distorcer!

  3. Vivemos no país dos chatos, não se pode falar nada que tem um chato, pra não dizer outra coisa, que se dói. Parece que ninguém tem nada mais importante pra fazer, parece que os caras vivem nessas bostas de redes sociais só em busca de alguma coisa pra aparecer. PUTA QUE PARIU!!!

Os comentários estão fechados.