Sindcombustíveis diz que se defenderá de acusação de formação de cartel

O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis) declarou em nota emitida na tarde de hoje (10) que ainda se defenderá da denúncia da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de que donos de postos em São Luís estavam combinando preços.

O órgão recomendou a condenação de nove pessoas físicas e de 12 postos revendedores de combustíveis pela prática de cartel na capital. Também foi recomendada a condenação do Sindcombustíveis, da Petrobras Distribuidora S/A e de seu gerente no estado pelo ilícito de influência à adoção de conduta comercial uniforme (reveja).

“O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão esclarece que o CADE sugere condenação no processo administrativo 08700.002821/2014-09 (instaurado em outubro de 2014, referente ao primeiro semestre de 2011), mas que o fato ainda será julgado pelo Tribunal do órgão, cabendo também apresentação de defesa por parte dos investigados”, diz o comunicado, assinado pelo presidente, Orlando Santos.

Ele garante que o sindicato é “absolutamente contrário a qualquer prática de combinação de preços ou de qualquer outro ato lesivo da livre concorrência e do mercado consumidor” e que “sempre se pôs à disposição do Poder Público, visando à manutenção da livre concorrência no setor”.