PV não se aprisiona na polarização esquerda x direita, diz Adriano Sarney

Sabatina verde

Por Adriano Sarney

O Partido Verde não se aprisiona na estreita polarização esquerda versus direita. Situa-se à frente. Está aberto ao diálogo com todas as demais forças políticas com o objetivo de levar à prática as propostas e programas do partido. Nesse sentido, foi realizada a Sabatina Verde, um momento ímpar na história do partido na cidade, reunindo os principais pré-candidatos a prefeito de São Luís para debater propostas de conservação ambiental, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

adrianoDurante a sabatina, ocorrida no dia 8 de julho deste ano, no auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, fizemos para os pré-candidatos perguntas relativas ao plano diretor, lei de zoneamento e código de postura do município, arborização, gestão de resíduos sólidos e tratamento de esgoto, animais abandonados e metropolização. Compareceram à Sabatina Verde a maioria dos atuais pré-candidatos a prefeito: Eliziane Gama (PPS), João Bentivi (PHS), Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PMB), Eduardo Braide (PMN), Wellington do Curso (PP). Cada um apresentou suas propostas para o meio ambiente. Foi um evento democrático, pluripartidário, caracterizado pelo respeito mútuo e a valorização do diálogo. Seguramente foi o primeiro grande evento do período pré-eleitoral de 2016, com boa repercussão na imprensa maranhense, jornais, televisão e blogs.

No final do evento, o PV de São Luís entregou aos pré-candidatos a Carta Verde, um documento com 43 propostas para a cidade. O documento contempla campanhas e ações permanentes de conscientização ambiental, apoio a cooperativas de reciclagem, fomento a hortas comunitárias, incentivo a projetos voltados à inclusão social de forma sustentável, promovendo a geração de emprego e renda, entre outras propostas.

Segundo a Carta, os cuidados com o meio ambiente não devem se restringir aos limites do município, por isso a política ambiental da cidade deve levar em conta a parceria em forma de consórcio com os municípios vizinhos. Isso é vantajoso para todos, pois minimiza custos e otimiza o aparelho público tanto na gestão de resíduos sólidos, quanto na gestão dos recursos hídricos, para que se estabeleça uma política conjunta de destinação e reaproveitamento do lixo, assim como a preservação dos mananciais e cursos d’água contra qualquer tipo de poluição e contaminação por resíduos industriais e humanos. É preciso salvar os rios da Grande Ilha.

O documento também prevê medidas objetivas como a que amplia a arborização das ruas e estabelece meta de plantio de 1 milhão de mudas. O intuito é o de ampliar espaços verdes e amenizar o calor para pedestres e ciclistas.

O evento Sabatina Verde foi inovador e deu a oportunidade de conhecermos as ideias e a capacidade de cada pretenso candidato à prefeitura de São Luis. Os participantes também se comprometeram em estudar e avaliar a incorporação das propostas da Carta Verde em seus planos de governo. No caso dos ausentes, fica o alerta, a cada eleição a população se interessa mais pelas propostas dos candidatos. Não participar de um evento como esse é um tiro no pé. Já os pré-candidatos presentes, a quem o PV agradece a participação, demonstraram espírito público, coragem e preocupação com o debate democrático.

Adriano Sarney

Economista, administrador e deputado estadual (PV)

2 pensou em “PV não se aprisiona na polarização esquerda x direita, diz Adriano Sarney

  1. Além de ser uma conduta inovadora, foi uma grande oportunidade que os pré-candidatos tiveram para apresentarem publicamente quais os seus planos para governar a cidade e porque pleiteiam candidatar-se. Parabéns ao Partido Verde em colaborar com o debate por uma São Luís melhor e sustentável.

  2. Em minha modesta opinião, o grande desafio de nossa sociedade, é conjugar o desenvolvimento com a sustentabilidade.
    Não se pode, simplesmente, adotar uma postura radical de intocar todo o meio ambiente, diante do fato de que a sociedade precisa, cada dia mais, de sustentar uma parcela crescente de população mundo afora!
    Há de se encontrar um meio termo, entre preservar e progredir!

Os comentários estão fechados.