Mário Macieira criticado por queda de liminar que garantia alvarás a advogados mesmo durante greve de bancários

macieiraAdvogados maranhenses estão decepcionados com o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), Mário Macieira.

Partiu do escritório dele o pedido que culminou com a cassação, pela Justiça do Trabalho, de uma liminar que garantia aos profissionais da advocacia o direito de receber seus alvarás mesmo durante  greve dos bancários.

Segundo o que contou ao Blog do Gilberto Léda um grupo de advogados, a OAB-MA havia conseguido na Justiça do Trabalho a liminar para garantir, mesmo durante a paralisação nos bancos, a possibilidade de os advogados serem atendidos para receber alvarás judiciais.

Essa é a maior fonte de renda dos causídicos.

A liminar foi concedida pelo juízo de primeiro grau. Mas o Sindicato dos Bancários, assessorado pelo escritório de Macieira, apontam eles, conseguiu derrubar a decisão.

Mais do que isso, o que incomodou os advogados foi a notícia de que  ex-presidente da entidade teria ido pessoalmente despachar com o desembargador relator da matéria na tentativa de convencê-lo da tese dos bancários. (Em esclarecimento a seguir, o próprio Macieira contesta essa informação: diz que estava em São Paulo).

Com isso, todo o atendimento aos advogados foi suspenso, gerando revolta generalizada.

Para alguns desses profissionais, a atuação de Macieira é ainda reflexo da disputa eleitoral na Ordem – quando ele perdeu a eleição, com a candidata Valéria Lauande, para o atual presidente, Thiago Diaz. E reflete negativamente na sociedade, ao evidenciar que interesses políticos ainda põem em confronto setores antagônicos da categoria.

Outro lado

Em contato com o blog, o advogado Mário Macieira encaminhou a seguinte mensagem:

Caro Gilberto, fui agora informado da recente postagem em seu blog sobre a Greve dos Bancários e o papel desempenhado por meu escritório de advocacia.
Veja que sempre primei pela prevalência dos Direitos Fundamentais, dentre os quais o Direito de Greve.
Quando fui eleito Presidente da OAB/MA, já era, havia duas décadas, advogado de trabalhadores e de sindicatos. Meus colegas sempre souberam deste fato.
Não obstante, fiz a mais absoluta questão de distinguir entre os meus interesses, os dos meus clientes e os daqueles que eu representava.  Tanto que no ano passado (2015), PELA PRIMEIRA VEZ(!!!!), a OAB/MA propôs idêntica ação contra o Sindicato dos Bancários!
Eu, por motivos éticos não presidi a sessão do Conselho que deliberou sobre o tema!
Hoje, fora da direção da OAB, continuo na defesa dos mesmos clientes que há mais de 20 anos confiam seus direitos ao nosso escritório, os trabalhadores e trabalhadoras maranhenses.
Só há  um reparo a fazer: não fui eu o advogado quem despachou o pedido de Tutela de Urgência com o Desembargador Relator. Eu estava no estado de São Paulo em tratamento de Saúde, como facilmente se pode provar por documentos.
De todo modo eu reitero meu mais irrestrito respeito ao Direito de Greve. Direito fundamental dos trabalhadores, que, no caso, é exercido em face dos Banqueiros, os que mais lucram com a crise, cobrando Juros Extorsivos e serviços caros e ineficientes, as custas de consumidores e trabalhadores!
Agradeço a publicação deste esclarecimento.

4 pensou em “Mário Macieira criticado por queda de liminar que garantia alvarás a advogados mesmo durante greve de bancários

  1. Seria um caso de ” prova do próprio veneno” ?
    Explico: O cidadão comum que tem raiva de advogados, o faz por achar imoral alguém que defende “quem está errado” não é ? Então os nobres causídicos se encontram num polo contrário ao interesse dos bancários, não é ? Pois tcham, tcham, tcham, tcham, não é que os bancários também tem advogado !!!!!!
    Revoltar-se-iam consigo mesmos, se fossem os advogados do sindicato ?

  2. ADVOGADOS DO MA DARÃO A RESPOSTA NOVAMENTE NAS URNAS.
    A VIDA É FEITA DE INSTANTES E AINDA EXISTEM SERES DESPREZÍVEIS.
    DITADURA NUNCA MAIS

Os comentários estão fechados.