Sarney comenta “mexida” de Flávio Dino em patrimônio do Funbem

A Previdência no Maranhão

Da Coluna do Sarney

Os Estados estão passando por uma crise sem precedentes, e nessa crise a Previdência é uma das mais afetadas. A começar pelo governo federal, onde o déficit é de 170 bilhões de reais. Daí a necessidade de votar-se uma reforma, senão os aposentados dentro em breve não receberão mais os seus proventos. Isto já ocorre no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, e nos outros estados os fundos destinados a pagar aposentados estão sendo utilizados para pagar outras despesas.

O Maranhão é a única exceção. Aqui as finanças da Previdência são sadias. Começou quando fui governador e, ao fazer a Ponte de São Francisco, que o Dino batizou de José Sarney, guardei a decisão em segredo para evitar qualquer especulação imobiliária, comprando para o Estado as terras do outro lado da ponte, que assim fugiram da mão dos especuladores. Aproveitei a situação difícil da Fábrica Camboa que devia uma soma grande e comprei de Francisco Aguiar esse imóvel. Kleber Moreira, que foi o advogado dos vendedores, conhece em detalhes dessa negociação. Estabeleci que cada funcionário teria direito a comprar um lote e o resultado de todas as vendas reverteriam para o IPEM – Instituto de Previdência do Estado do Maranhão, então o órgão da seguridade social. Assim, o IPEM pôde fazer muito pelo funcionalismo público e transmitiu essa fortuna, que evita qualquer crise e é exemplo no Brasil.

Roseana, governadora, para evitar que futuros governantes dilapidassem esse patrimônio, criou o FUNBEM – Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão, uma estrutura autônoma, gerida e controlada com a participação dos funcionários estaduais que para ela contribuem. Neste fundo, quando transmitiu o governo, deixou em caixa dois bilhões de reais, patrimônio dos funcionários do Estado.

Ele manteve-se intocado até agora, quando o governo do Estado resolveu retirar 50 milhões de reais, que por lei era obrigado a manter no Banco do Brasil, para depositar na Caixa Econômica Federal, e fez um empréstimo na Caixa do mesmo valor, numa operação triangular, alegando o governo que empregaria os recursos na Avenida dos Holandeses.

Na minha opinião, esse fundo deve ser “imexível”, porque ele é quem vai garantir aposentadoria e assistência dos funcionários públicos estaduais.

Enquanto a crise da Previdência é grave no Brasil inteiro, o Maranhão, graças a Roseana, tomou vacina com a criação desse fundo em que nunca mexeu, nem ela nem os governadores que a sucederam. Por causa disso agora, quando o governo federal está tentando encontrar formas de socorrer os Estados, damos o exemplo do que se deve fazer, assegurando a quem trabalha no governo a tranquilidade que é o objetivo de todo sistema previdenciário. Esse comportamento deve ser mantido.

_________________Leia mais

Governo investiu recursos de Fundo na Caixa para garantir empréstimo

9 pensou em “Sarney comenta “mexida” de Flávio Dino em patrimônio do Funbem

  1. Todos nós sabemos que fundos previdenciários fazem investimentos com seus ativos, em busca de rentabilidade, as próprias operações para compra de terreno são investimentos. A pergunta que faço é muito simples e deve ficar no campo hipotético. Caso não haja retorno financeiro para o fundo previdenciário dos estado para os depósitos que são “obrigados por lei a permanecer no banco do Brasil”, terá o fundo que ficar no prejuízo ad eternum?

  2. NÃO PARAR DE EXALTAR O GOVERNO CORRUPTO DA FILHA MIMADA, DEMONSTRA UMA DESFAÇATEZ, SEM COMPARAÇÃO , DESSE OLIGARCA , QUE , GRAÇAS A DEUS , O POVO DEU UM CHUTE NA BUNDA PARA BEM LONGE.

  3. Gilberto, acho que esse governador está mesmo é procurando sarna para se coçar. Ainda bem que, pelo caminhar da carruagem de seu desempenho, não deverá renovar o mandato.

  4. Graças a Roseana não. graças aos Funcionários pois esse recursos são descontados dos seus salários! e o hospital Carlos Macieira que Roseana tomou dos servidores do Estado Sarney não fala?

  5. graças a graça cutrim…isso sim. tinha coragem de dizer NAO pra muitos poderosos. tanto e que não foi envolvida no escândalo da CONSTRAN, pq disse NAO. E cabe ressaltar, que a governadora NUNCA interviu nos NAOS da graca cutrim

Os comentários estão fechados.