Dino convoca reuniões de emergência após desgaste com professores

De O Estado

O desgaste provocado pela aprovação da MP nº 230/2017 – que concedeu reajuste de 8% apenas sobre a Gratificação de Atividade de Magistério (Gam), não sobre os vencimentos, para a maioria dos professores maranhenses – forçou o governador Flávio Dino (PCdoB) a convocar duas reuniões de emergência com seus principais líderes na Assembleia Legislativa. Uma ocorreu na quarta-feira, 15, outra ontem.

Estiveram no Palácio dos Leões, na quinta-feira, após a sessão plenária, o presidente e o vice-presidente da Casa, deputados Humberto Coutinho (PDT) e Othelino Neto (PCdoB), respectivamente, o líder do Blocão, Rafael Leitoa (PDT), e o líder do governo, Rogério Cafeteira (PSB).

O objetivo do encontro foi avaliar o saldo final de uma semana inteira de intensos debates no legislativo, e a repercussão negativa tanto da aprovação da MP 203, quanto do início da vigência da lei que reajustou alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em todo o estado.

Flávio Dino mostrou-se especialmente incomodado com a atuação – ou a falta dela – de parte da bancada. Na sessão de quarta-feira, o governo garantiu quórum para votar a MP dos professores no limite – são necessários 22 deputados para garantir a votação. Pelo menos oito parlamentares tidos como membros da base simplesmente sumiram durante todo o dia.

O Palácio fez a leitura de que a postura desses aliados foi uma forma de pressionar o Executivo, principalmente por emendas. No entanto, como foi possível garantir o quórum e a aprovação da medida provisória, mesmo sem a presença desses deputados, é provável que haja retaliações nas próximas semanas.

Escalados – Numa reunião anterior, na quarta-feira, 15, com a presença apenas do presidente da Assembleia, Dino também tratou da aprovação da MP. Na ocasião, avaliou-se que o desgaste dos líderes comunistas no parlamento havia sido muito grande e que, na sessão de ontem, o ideal era que deputados de menor expressão assumissem a linha de frente da defesa do governo.

Os escalados foram Cabo Campos (DEM) e Júnior Verde (PRB). “Estou de consciência tranquila, porque aquilo que eu votei para os professores, todos votaram, foi unânime, e se foi unânime todos concordaram, logo minha cabeça também está tranquila com relação a isso. Se assim não fosse, não teria votado”, disse o democrata.

Já Verde preferiu avaliar a aprovação da MP pelo “resultado final”. “Não importa se foi na GAM, se era no vencimento, o importante é o resultado final. E o resultado final foi o quê? Foi a valorização salarial de no mínimo 300 reais, o valor médio, o valor em média. Ou seja, o professor, a partir de maio, vai ter a sua valorização salarial, ele tem que ter pelo menos a correção do seu salário com relação às perdas inflacionárias”, completou.

Eles foram rebatidos pelos deputados Max Barros (PRP) e Eduardo Braide (PMN). Ambos criticaram, principalmente, o fato de que os colegas haviam se eximido do debate no dia da votação, para pronunciar-se apenas um dia depois.

“Eu entendo que o dia e o momento para se estabelecer o contraditório, o debate, a divergência de opiniões não é o dia de hoje, era o dia de ontem, quando a matéria foi votada, quando os principais interessados estavam aqui na galeria para participar e ouvir o debate. Nem os principais representantes do governo nesta Casa ousaram discutir mais esse assunto. Mas parece que âs vezes, para alguns, é necessário mostrar algum serviço ao governo para fazer esse discurso apenas para registro da mídia”, provocou Max.

“Os deputados tiveram toda a oportunidade de defender a medida provisória na forma original, já que estão dizendo que é a melhor coisa do mundo. Por que não subiram na Tribuna ontem para dizer que a MP era boa? Hoje, que já foi aprovada, que não tem nenhum educador na galeria para poder acompanhar a votação, sobe-se com maior arroubo para dizer que a MP é boa. Existem certos momentos que é melhor ficar calado do que falar”, completou Braide.

32 pensou em “Dino convoca reuniões de emergência após desgaste com professores

  1. Durante a campanha política todos têm como bandeira a educação na teoria porque na prática é o que se viu nessa votação, eles “falando” a linguagem que o governo quer ouvir. Falando em educação, quero dar uma sugestão a Clasi serviços responsável pela limpeza nas escolas municipais de São Luís, como serviço de limpeza, às vezes pode ser muito puxado sugiro ao responsável que coloque um homem e uma mulher Onde tem duas funcionárias porque algumas já estão bem idosas e os movimentos ficam limitados para fazer determinadas tarefas dessa função como arrastar móveis para limpar, encher água, e até para carregar pesados sacos de lixo eu observo isso, ou então deixar que trabalhe numa mesma escola um pessoa mais jovem para outra que já passou dos 50, 60 anos. Esta empresa está com esse problema as diretoras não reclamam porque têm receio de a empresa começar a demitir por causa da idade, não estou sugerindo isso porém seria um caso para solucionar alguns dos transtornos e pra certos serviços a força laboral do homem é melhor, onde trabalho as duas que tem têm movimentos limitados por causa disso. A empresa na hora de selecionar para essa função deveria, infelizmente, levar em consideração as atividades de acordo com a idade e a saúde, aliás ao admiti-las a empresa sequer pediu exames admissional e hoje as escolas têm esse problema.

    • os deputados de oposição alegam que estavam em obstrução na hora da votação… ou seja: sequer votaram

  2. É muito dificil para a oposição reconhecer os avanços que estão ocorrendo na educação. Até aí entendo. Mas a midia, que tem como principal foco a informação, não reconhecer, reafirma, principalmente aqui no MA, que interesses politicos e financeiros estão acima de qualquer outra coisa.
    A tentativa de inflar professores me remete à época de Jackson. Será que estamos em um momento deja vu? A midia tendenciosamente sarneysta inflando os professores para que se insurjam contra o atual governador, mesmo sem motivo, abrindo caminho para um desgaste injustificável e, consequentemente, tenham a esperança de voltar ao poder.
    Desafio você, Gilberto, a fazer um comparativo na área da educação entre os 4 anos de Roseana e os 3 anos do Flávio. Vamos ver se vcs realmente tem razão em dizer quem fez mais pela educação.

  3. Flávio, nunca mais com esse bando de abutres que acompanham ele. Aguarda as eleições e vc verá nossa resposta sr. Flávio é sua corja. E isso ñ sou só eu que digo não, é a população em peso. Ñ se iluda se alguém está lhe enganando. Eu sei o que as pessoas falam de vc, principalmente a classe da educação.

  4. Esses deputados da base são um bando de covardes, fazem qualquer coisa para agradar esse governo do descontentamento. Não concordo como os blogs dos jornal pequeno diz que Flavio Dino tem 65% de aprovação. Tudo enganação.

  5. O dep. Que traiu a própria classe não seria novidade fazer o mesmo com os professores e dizer que está com consciência tranquila ele ta de brincadeira aproveite seu único mandato!

  6. Os Nobres professores estão de parabéns pela defesa que fizeram, pois após uma manobra política tentaram aprovar um MP sem a presença deles.enquanto lutavam nas ruas do Centro, Flávio Dino, com seus puxa sacos aprovaram a medida de reajuste vergonhosa para a categoria através de falas fictícias. O que mostrar total dessiteresse do governo PCdoB com nossa juventude.
    Mais tds deveriam se lembrar que através da educação é que se transforma a sociedade e ano que vem esses maus políticos irão ter o que merecem.
    #.Falei!

  7. Algum desses professores ou blogueiros ja leu de fato o estatuto???

    Art. 32. A Gratificação de Atividade de Magistério – GAM é a vantagem
    pecuniária atribuída aos integrantes do Subgrupo Magistério da Educação Básica, em razão de
    seu desempenho de Atividade de Magistério.
    Parágrafo único. A gratificação de que trata o caput deste artigo constitui salário
    contribuição para o Sistema de Seguridade Social dos Servidores do Estado do Maranhão e
    será automaticamente cancelada se o servidor deixar de desempenhar atividade de Magistério.

    Não tem nada de “indo ao encontro”, o problema mesmo é que a maioria desse “professores” que brigam ou só trabalham no sindicato ou não estao em sala de aula. Esses não tem direito a GAM, por isso a queixa…

    Todos os outros que se encontram devidamente dando aula e ajudando a suprir o defict gerado pelos que não podem ou não querem atuar para o cargo no qual foram aprovados em concurso.

    A GAM agrega ao vencimento normalmente para fins de INSS.

    Além disso querer brigar pelo piso é de uma ignorância ou total má fé, pois o estado ja paga acima do piso.

    Façam um favor a si mesmos (blogueiros e sindicados) leiam as coisas, pesquisem, analisem, antes de sair publicando qualquer coisa.

    • Certeza absoluta que o senhor não é professor da Rede Estadual. Leitura completamente equivocada. Vencimento congelado, gratificação por titulação congelada, gratificação para os professores que trabalham em Tempo Integral congelada…..isso inclusive influenciará no valor de nossa aposentadoria. Triste tudo isso para uma classe tão importante e tão desgastante fisicamente ao mesmo tempo. Propagando mentirosa isso que os governistas andam destilando na mídia, em seus blogs , twitter…

  8. Esses deputados da base do governo deveria se envergonhar do papelão que fizeram, que miséria de existência, ninguém teve coragem de defender seu voto, são miseráveis, e do pior tipo de miseria, despidos de qualquer sentimento nobre.

  9. O engraçado nessa história da MP é que os deputados representantes das ,oligarquia, mesmo reclamando , votaram a favor do governo. Cadê a coerência desse povo que te paga para atacar o governo Dino, sabujo de Sarney ??

    • quanto nervosismo… ao tema: eu nunca vi nenhum deputado votando contra aumento, mesmo que injusto… os deputados de oposição representam o protesto dos próprios professores. mas já que nào conseguiram garantir o aumento dos vencimentos, sim, que se vote a favor do aumento imposto pelo governo… já imaginou se votassem contra, a festa que vcs comunas não fariam?

    • O governador agora não é Sarney, também não é oligarquia. Foi eleito com bandeira dá mudança, no entanto o que vemos (nos professores) é um governo despreparado, covarde e usurpador de obras alheia ( ex. diz que o hospital macrorregião de Caxias é obra dá sua gestão).
      Em 2018 nos professores estaremos esperando de braços abertos o atual Governador e os deputados que aprovaram está intervenção no nosso estatuto.

  10. A mesma coisa do Jackson Lago e Zé Reinaldo, aqui na minha cidade Flávio Dino teve 65% dos votos, nas próximas eleições ele terá 65% de rejeição. É só perguntar a qualquer pessoa nas ruas, dificilmente se encontra uma pessoa com intenção de votar nele. Pelo contrário, só reclamam.

  11. Infelizmente o governador não repõe a inflação dos últimos 3 anos para o servidor público estadual, em todas as categorias funciona. E quando dá é através de sentença judicial, e não bota no vencimento, fica como “sentença judicial” para depois recorrer na Justiça e ganhar de volta. Por essa razão que ele o governador, repois a inflação para o Judiciário e TCE. Um – para garantir suas vitórias na justiça.
    Dois – Outra para ter suas Contas aprovadas. Fica minha observação.

  12. Lutei junto com minha familia pra colocar uma safada que votou contra nós professorés, mas agente bota e agente tirar, agora minha luta vai ser em dobro para poder tirar! Vou tirar o tanto de votos que eu puder, dela e de todos esses corruptos que são loucos por dinheiro e poder e são covardes com os educadores. Bando de covardes!

  13. Saiu no blo do JM Cunha: “Com o aumento de 8%, concedido pelo Governo do Maranhão para todos os educadores do Subgrupo do Magistério da Educação Básica, o governador Flávio Dino garantiu, em 26 meses de gestão, o equivalente a 22,05% de reajuste.

    O percentual é superior à inflação do período, que foi de 16,96%, valor superior, também, ao reajuste concedido por outros estados brasileiros. A partir de maio, com o reajuste integral, que está sendo pago em duas parcelas, o Maranhão terá o maior salário para professores de 40 horas em início de carreira do Brasil: R$ 5.384,26”.

    Esse governo e seus blogs comprados tem mesmo muita cara de pau em destilar mentiras…….Para onde foram 22,05% de aumento se em 2016 nem aumento recebemos????? Para meu contracheque não veio. E esse salário de 5.384,26 para professores de início de carreira???? Eu também desconheço. Ou então tem algo muito errado com meu contracheque e irei lá cobrar para nosso governador.

  14. Todos os professores que conheço , sem exceção, não voltariam a votar no Flavio Dino. Se enganou quem pensou que iria ser diferente da Roseana. Roseana nunca aprovaria está MP, Não que ela não quisesse, É que o sindicato não deixaria. Flavio Dino foi inteligente, com o sindicato debaixo dos braços deitou e rolou com os professores. Mas sinceramente não votamos mais neste político sem respeito.#Flavio Dino nunca mais! Fala de todo professor maranhense.

Os comentários estão fechados.