“Advogado não deve ser juiz”, diz irmão de Flávio Dino após julgamento no TSE

O advogado Sálvio Dino Júnior, irmão do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), avaliou ontem (9), após a absolvição da chapa Dilma-Temer pelo TSE, que advogados não deveriam ser alçados ao posto de juízes – como atualmente ocorre em tribunais, por meio do Quinto Constitucional.

Ao comentar o julgamento – em que houve críticas aos votos de advogados que chegaram à Corte após terem atuado na defesa de figuras como os ex-preidentes Lula, Dilma e FHC – ele avaliou que advogados só deveriam tornar-se juízes se passassem em concurso.

“Advogado não deve ser juiz, salvo se mudar de carreira por concurso público”, declarou.

Veja acima.

__________________Leia mais
Para Márlon Reis, só advogados fazem política para chegar a tribunais

9 pensou em ““Advogado não deve ser juiz”, diz irmão de Flávio Dino após julgamento no TSE

  1. No momento de emoção se perde a razão, um advogado afirmar que não há necessidade de um tribunal para julgar possíveis ilícitos em eleições é imperdoável, se o resultado fosse a cassação talvez ele não faria esse comentário.

  2. Bem interessante o comentário de um advogado, mas temos que lembrar as circunstâncias desse referido “comentário”. O dr. Salvio é irmão de um ex-juiz federal que largou o cargo público pela movimentada vida no executivo, e tem outro como Procurador Geral da República no alto escalão da PGR. Bem, só posso imaginar que esse desdém com a categoria da qual faz parte e que é extremamente importante para a máquina da Justiça funcionar, como sendo pela inveja dos irmãos maiores, exitosos em carreiras públicas e o mesmo deve se achar um advogado comum, normal sem holofotes.
    Não vem alegar que estou diminuindo os advogados comuns, normais, não midiáticos, pois são estes que fazem girar a maquina da justiça, e não os advogados renomados e estrelas que cuidam de poucos casos, porém de clientes renomados.
    Acho que a OAB deveria se posicionar quanto a estes ataques (sim, estes, pois somente essa semana um membro da OAB foi desmerecido no pleno do TJMA, sem qualquer nota, que eu me lembre em seu desagravo) é rotineiro estes ataques desmerecendo a categoria, sem que se faça a devida contraposição.
    A desunião é grande devido a briga de correntes interessadas apenas em seus próprios objetivos.
    Por fim, quanto a questão da composição dos Tribunais superiores o nobre “advogado” bem sabe, ou deveria saber, que o legislador teve o cuidado de constituir estas cortes colegiadas com uma composição mista sendo isso extremamente importante para criar freios e contrapesos a impedir que uma categoria sobreponha seus interesses em detrimento de outras. Ora se alguns membros do judiciário se acham melhores que os “drs” advogados, imagina o pensam do resto da população “comum”.
    Para pensar

  3. Realmente, Juiz deve ser concursado e abrir mão da advocacia. Da mesma forma, Ministros de Tribunais superiores deveriam ter mandado fixado, além de uma mudança radical na forma de indicação. Se os poderes são independentes, por que esses Ministros devem ser indicados pelo Executivo? o corporativismo nestes casos tem um efeito danoso para a democracia.

  4. Ele falou alguma mentira ou absurdo? Os 03 juízes que votaram a favor da chapa Dilma/Temer provavelmente não são ou não foram juízes de carreira, devidamente concursados. Trata-se aqui de meros advogados (que deveriam, mas não tem notável conhecimento jurídico e reputação ilibada), sendo que dois destes foram indicados pelo atual Presidente da República.
    E, por fim: temos o a sua “Excelência”, Ministro Gilmar Mendes. O que esse cidadão fez, se fosse em um país sério sairia de lá algemado e direto para uma prisão, com toda a sua parcialidade em defesa desta chapa.
    É lamentável!!!

  5. engraçado esses dois politiqueiros Marlos e Salvio,

    quer dizer que juízes de carreiras não fazem merda não?

    E, outra, se fosse contra Flavio Dino ele estava com opinião diversa.

    Na verdade eh que Promotores e alguns magistrados, que a lei acertadamente veda política, estão maliciosamente enganado e usando o povo de massa de manobra, coadjubvado pela Globo, que deve 1 Bi de impostos. mas eles fingem que não veêm. Infelizmente parace que esse país so muda de clase no comando. Agora chegou a vez do Magistratismo burguês, marxista. Usao o povo, depois serão piores que os políticos tradicionais. Só um detalhe, ja que eles falam tanto da ditadura. Nesta, os miliotares souberam bater e aopanhar, Esess burgueses so sabem bater, la nos seus cafofos nobilistas. mas, não saberão apanhar, como mimados, rasgaram o código de processo penal. ate ese tal de LFG, para vender livros sobre corrupção. Será que O curso dele ele vendeu por não pagar impostos?????

Os comentários estão fechados.