VOCÊ CONCORDA? Senado aprova porte de arma a agentes de trânsito

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (27), em votação simbólica, o projeto de lei (PLC 152/2015) que permite o porte de arma de fogo em serviço por agentes da autoridade de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que não sejam policiais. Guardas municipais nessa função também terão o mesmo direito. O projeto segue para sanção presidencial.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB-Lei 9.503/1997), “agente da autoridade de trânsito” é toda pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento.

Do ex-deputado federal Tadeu Filippelli (PMDB-DF), o projeto altera o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003). A proposta estabelece algumas exigências para a concessão de porte de arma de fogo aos agentes de trânsito.

Uma delas é a comprovação de capacidade técnica e aptidão psicológica para o uso da arma. Outra é condicionar a autorização para o porte não só ao interesse do ente federativo ao qual o agente está vinculado, mas também à exigência de sua formação prévia em centros de treinamento policial.

18 pensou em “VOCÊ CONCORDA? Senado aprova porte de arma a agentes de trânsito

  1. Concordo. E quando Bolsonaro a partir de 2019 for presidente todo cidadão de bem vai poder ter uma arma… O mito tá vindo aí Bolsonaro 2018

    • Amigo quem mata gente sao os condutores irresponsáveis
      “Encaichaçados” q ficam impunes pagando somente sexta básicas.
      Quem nao deve nao teme
      Agora vai ficar melhor

      • Amigo quem mata gente sao os condutores irresponsáveis
        “Encaichaçados” q ficam impunes pagando somente sexta básicas.
        Quem nao deve nao teme
        Agora vai ficar melhor
        *corrigindo:cesta básica

  2. Ja era de se esperar,pois acompanho o caso e eles ja fazem parte da segurança pública de 2014 e isso era so uma questão de tempo…agora é lógico q nao vao dar arma assim pra ninguém e no texto acima fala de capacidade psicológicas e técnicas e claro q vao ter q fazer os cursos pela policia federal para o porte

  3. EU CONCORDO QUE TODA PESSOA DE BEM TENHA O DIREITO DE PORTAR UMA ARMA , NÃO PODEMOS MAÍS MORRER COMO GADO. COMO COVARDES SEM PODER DEFENDER NOSSA FAMÍLIA OS LADRÕES JA VÃO COM A CERTEZA DE LEVAR PORQ ELES JA SABEM QUE NOS CIDADÃOS DE BEM ESTAMOS DESARMADOS.

  4. ELES JA SAO ARROGANTES SEM ARMA IMAGINE ARMADO VAI MATAR OU ATE QUERER DAR VOZ DE PRISAO ESSE NOSSO SENADO E MESMO UMA PIADA A NAO SER QUE LIBERE PARA TODO CIDADAO TAMBEM

    • Totalmente incoerente sua opinião!
      Arrogantes por cobrar que se cumpra a lei ?
      E voz de prisão qualquer do povo pode dar, vai estudar. Imagino o bom motorista que você deve ser… Só concordei com uma coisa, realmente esse senado é uma piada mesmo.

  5. Concordo sim até pq eles vão sentir na pele o q é vc portar uma arma de fogo em serviço, pensa q são só flores tem seus espinhos tbm, com treinamento correto e capacitação não vejo problema.

  6. Concordo, acho que fiscalizar o trânsito do Brasil sem arma é suicídio, cheio de bandidos e agressores, afinal, os bandidos andam de carro.

    • Correto !
      Quem não concorda das duas uma.
      É péssimo motorista ou é brasileiro que deve morar na Suiça, Inglaterra, ou Japão, onde a maioria do povo é educado e ordeiro.

  7. Sou agente de trânsito e me sinto muito seguro em relação a portar uma arma. A arma me possibilitará servir melhor ao meu município. Sentir se seguro trabalhando, ao contrário dos que dizem sermos arrogantes, nos dará mais responsabilidade e consequentemente a postura desse servidor deve mudar.

  8. Aprovo a medida. Agentes de Trânsito não têm peito de aço p abordar bandidos, criminosos só usando caneta e apito. Bandidos tmbm andam de carro.

Os comentários estão fechados.