Desembargador cassa decisão que garantia retorno de Zé Vieira ao cargo

O desembargador José de Ribamar Castro, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), cassou hoje (1º) decisão que determinava o retorno de Zé Vieira (PP), ao cargo de prefeito de Bacabal.

A decisão cassada foi dada no plantão, pela desembargadora Cleonice Freire (saiba mais), mas agora perde efeitos porque José Castro é o relator do caso.

Ao despachar o caso, o magistrado reforçou a tese que culminou com a condenação de Vieira por improbidade administrativa (leia mais).

“Na espécie, quanto à existência do elemento subjetivo, ao menos nesse juízo proemial, entendo que a condenação do requerente pela prática de ato improbo decorrente da publicação jornalística, revela-se acertada, pois, no meu entender, esta pautou-se em acontecimentos com característica nitidamente pessoais, buscando a promoção pessoal do requerente na condição de Gestor Público, revelando-se, portanto, tal conduta abusiva e censurável, o que denota violação dos artigos 5º e 37 da Constituição Federal e o acerto do Acórdão que se busca rescindir”, destacou.

Eleitoral

Além da ação de improbidade, o prefeito afastado de Bacabal ainda enfrenta uma ação eleitoral.

Ele já teve o registro de candidatura indeferido pelo TRE-MA com base nessa mesma condenação no Superior Tribunal de Justiça (STJ), por ato doloso de improbidade administrativa que acarretou em enriquecimento ilícito e dano ao erário – quando prefeito pela primeira vez, pagou com recursos da Prefeitura por sua promoção pessoal em um jornal.

Contra essa decisão, Vieira já interpôs recurso, que deverá ser julgado pelo Tribunal Superio Eleitoral (TSE) no dia 7 de novembro. Se mantido o indeferimento, não apenas ele perde o mandato, como também o vice-prefeito, Florêncio Neto (PHS), que atualmente está sob o comando do município.

Pela regra vigente, nesse caso deve haver nova eleição. Mas o grupo do deputado Roberto Costa (PMDB) trabalha para fazer valer uma tese que garanta ao peemedebista o mandato, sem necessidade de  nova disputa eleitoral.

4 pensou em “Desembargador cassa decisão que garantia retorno de Zé Vieira ao cargo

  1. SISTEMA POLÍTICO CAÓTICO

    O que esperar de um sistema político como o do Brasil. Terminada uma eleição, sem entrar no mérito da questão, inicia-se um jogo de decisões judiciais, sem fim, para um entra e sai do gestor eleito; enquanto isso, a população fica à mercê dos desmandos de quem entra e de quem sai. Terminada a legislatura, o estrago está feito, pelas deficiências já conhecidas pelo senso comum. Conclusão, até quando vamos conviver com esse sistema político caótico? que atrapalha o crescimento econômico, social, tecnológico, cultural, intelectual, etc., ou seja, o Brasil e os demais entres da federação, não conseguem ser grandes. Triste realidade!

  2. Pingback: Bacabal: Nelma Sarney concede liminar, e Zé Vieira volta ao cargo - Blog do Alberto Barros

  3. Pingback: Bacabal: Bayma volta a afastar Zé Vieira da Prefeitura | Marcelo Vieira

  4. É Jaboticaba. Isso é o retrato de um país caótico, em que os interesses dos agentes do poder se confunde com o interesse da coletividade, sendo que sempre o primeiro é que prevalece. Aí, me parece mais uma disputa de dois grupos onde um da uma decisão desfavorável e logo outro inverte a mesma decisão. Pode isso Arnaldo? claro que não né Galvão. Mas no Brasil quem vai questionar esse lamaçal? Os próprios detentores do poder? Pelo visto, neste país onde ninguém mais tem vergonha, a regra não é mais clara.

Os comentários estão fechados.