No MA, comunistas evitam declarações de apoio a Manuela D’ávila

O anúncio da pré-candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República pelo PCdoB parece não ter agradado aos comunistas do Maranhão.

Desde domingo, 5, quando o partido emitiu nota confirmando a intenção de ter a ex-deputada federal pelo Rio Grande do Sul na disputa em 2018, figuras proeminentes da sigla no estado preferiram o silêncio.

É o caso, por exemplo, do governador Flávio Dino. Mesmo provocado nas redes sociais, ele ainda não havia se manifestado sobre o assunto até o fechamento desta edição.

Aliado e defensor do ex-presidente Lula (PT), o chefe do Executivo maranhense está entre os comunistas que não aprovaram o lançamento da pré-candidata do PCdoB porque viam numa candidatura do petista a possibilidade de fortalecer palanques de candidatos a governador pelo Nordeste.

Quem se posicionou – mas apenas depois de procurado pela reportagem de O Estado – foi o presidente estadual do PCdoB no Maranhão, o secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

Sem dar qualquer declaração clara de apoio à colega Manuela D’Ávila, ele preferiu avaliar os impactos da pré-candidatura comunista ao projeto de reeleição de Flávio Dino.

Jerry disse não ver problemas para o governador pois acredita que, assim como ocorreu em 2014, o governador pode ter um palanque múltiplo.

A ideia de Jerry é que mesmo o PCdoB tendo candidato próprio ao Palácio do Planalto, nada impedirá Flávio Dino de se coligar com outros partidos que também terão candidatura própria a Presidência da República.

Para o presidente do PCdoB, a reedição do que ocorreu em 2014 (quando Dino apoiou três candidatos a disputa de presidente) é uma realidade possível.

“Na base partidária construída no Maranhão há mais de uma candidatura nacional. Já foi assim em 2014. O Partido do Maranhão nos une”, afirmou Márcio Jerry.

Para ele, a pré-candidatura da colega de partido ainda não é uma certeza. “Pré-candidaturas são apresentadas para o debate com outros partidos. PCdoB continua aliado de outros partidos com pré-candidaturas presidenciais”, declarou.

Um comentário em “No MA, comunistas evitam declarações de apoio a Manuela D’ávila

Os comentários estão fechados.