No Maranhão, delegado acumula funções em cinco delegacias

O delegado Murillo Pedroso Lapenda, titular da 9ª Delegacia Regional da Polícia Civil do Maranhão acumulou, em 2017, responsabilidade simultânea por outras quatro delegacias no interior do estado.

A revelação foi feita em maio do ano passado pela promotora Fabiana Fernandes, titular da Promotoria de Justiça da Comarca de São Pedro da Água Branca. Mas só em dezembro tornou-se de conhecimento geral, com publicação de um ato no Diário Oficial do Estado do Maranhão.

Ao abrir inquérito para a tomada de medidas quanto à nomeação de um delegado exclusivo para São Pedro da Água Branca – também solicitou escrivão, investigador e carcereiro -, a representante do MP relatou que, além da Delegacia Regional, Murilo Lapenda respondia pelas delegacias de Vila Nova dos Martírios, Cidelândia e São Francisco do Brejão, além da própria unidade de São Pedro.

“Atualmente, a Delegacia de Polícia local conta apenas com 01 (um) único servidor terceirizado para gerenciar todas as tarefas administrativas dos procedimentos policiais ali instaurados, atuando como escrivão ad hoc, o qual, frise-se, também acumula idênticas funções junto à Delegacia de Polícia do Município de Vila Nova dos Martírios; […] as tarefas de agente prisional/ carcereiro são atualmente exercidas por apenas 02 (dois) servidores cedidos da Prefeitura Municipal”, completou a promotora.

Outro lado

O Blog do Gilberto Léda entrou em contato com o Governo do Maranhão pra saber se a situação narrada pela promotora Fabiana Fernandes persiste e que medidas podem ter sido tomadas sobre o caso.

8 pensou em “No Maranhão, delegado acumula funções em cinco delegacias

    • Isso é uma esculhambação! Eis uma das razões do MA viver nessa situação caótica de Segurança Pública!

      Essa digna promotora de justiça, por outro lado, vai já cair em desgraça perante a cúpula do MPE, em apoio inexplicável à destrambelhada governança do “Cuba”!

  1. E o desgovernador me vem com um concurso com apenas 15 vagas imediatas para delegado de polícia civil.

  2. Isso é comum na Secretaria de Segurança não só neste governo mas em todos os outros que o precederam. Desde 98 pra cá os delegados que assumem delegacias sem estrutura para funcionar acabam saindo por meio de pedidos de políticos. Teve um delegado de Rosário que ficou quase 3 anos a disposição de certa desembargadora-sogra e com seus salários bem pagos pelo poder público. O governo Flávio Dino não inovou na prática, mas para quem apregoava mudança, dar continuidade ao erro foi, no mínimo, condescendente com o errado…

  3. Enquanto isso o governo abre um concurso para 20 vagas de delegado, enquanto o maranhão, segundo a ADEPOL precisa de mais de 150 delegados….

Os comentários estão fechados.