“Propaganda é bonita, mas realidade é cruel”, diz Zé Reinaldo sobre gestão Flávio Dino

A QUESTÃO FUNDAMENTAL 1

José Reinaldo Tavares*

O Maranhão tem tudo para ser um estado desenvolvido, pujante, líder de desenvolvimento na região, uma terra de oportunidades mas não é. A nossa realidade atual está muito longe do que poderíamos ser, do que tanta gente sonhou, e se empenhou. As estatísticas do IBGE estão aí para mostrar que a propaganda é bonita, mas nossa realidade é cruel. Somos o estado brasileiro mais atrasado do país com os piores indicadores sociais, com consequências terríveis para o nosso povo.

E os governantes e grande parte das nossas elites precisam aceitar essa realidade e que não pode querer fazer um jogo político com isso. A saída, para que não se discuta o assunto a sério, é jogar a culpa em um grupo político, ao invés de chamar todos para somar esforços e encontrar a solução. Se continuarmos esse discurso sem sentido de que nós somos o “bem” e os adversários-eles- são o “mal” e continuar a politizar assunto tão sério, só vamos retardar as medidas que teremos que tomar. Isso é apenas um escapismo fácil para tirar a nossa responsabilidade, afinal isso vai nos dar um discurso que funciona durante um certo tempo, mas, no melhor da festa, vem o IBGE com as estatísticas que mostram que, na verdade, estamos é piorando e nos afastando de todos os outros estados, que estão melhores do que nós.

Assim temos futuro? Nenhum, pois a desigualdade aumenta, a pobreza aumenta, a educação piora, e na verdade, não pode melhorar por mais que se esforcem os responsáveis porque, para que isso tivesse êxito, seria preciso mexer nas causas primárias formadoras de nossa pobreza e nada foi feito que permitisse mudar as coisas.

Na verdade todos nós, que estivemos no governo e não resolvemos, somos igualmente responsáveis porque não aplicamos políticas que fossem focadas nos centros geradores de nossa pobreza e que fossem ao mesmo tempo, permanentes.

Assim, hoje, além da terrível realidade de termos mais de 50% de nossas famílias sobrevivendo precariamente graças a esse programa imprescindível que é o Bolsa Família, temos mais um dado gritante e vergonhoso que derruba todo a nossa propaganda.

O IBGE publicou o Rendimento Mensal Domiciliar Per Capita, por estado. O que é isso? É a soma dos rendimentos de todos as pessoas que moram na mesma casa, ou seja todo o dinheiro que entra na casa, em salários, pensões, aposentadorias, bolsas de estudo, aluguéis, rendimentos de poupança, e outros, divido pelo total de moradores da residência, incluindo crianças e outras pessoas sem qualquer fonte de renda. E os valores são nominais, sem descontar a inflação do período.

E aí regredimos muito pois quando deixei o governo haviam dois estados piores que nós, pois estávamos melhorando rapidamente. Vejam que o salário mínimo é de 937 reais e no Maranhão a renda de tosas as pessoas da casa, não de uma pessoa, é de 597 reais quase a metade de um salário mínimo. E para evidenciar ainda mais a nossa incúria, as famílias de Alagoas que vem em seguida tem 658 reais, as do Pará 715 reais, e salve, salve, as do Piauí 750 reais, ou seja 153 reais a mais que as do Maranhão. Estamos ficando para trás, rapidamente.

A maior do Brasil é a do DF com 2.548 reais e a do Rio em crise total é de 1.445 reais.

Será que isso não tem solução? Tem sim, e eu e outras pessoas, estamos trabalhando em um projeto já aplicado com absoluto sucesso em outras partes do mundo, que nos remete a um caminho seguro para mudarmos esse estado de coisa.

Esse projeto ficará pronto na terça feira próxima e em breve será apresentado. Essa união nos dá muita esperança.

_________________Leia mais
Desemprego no Maranhão cresce em 2017, aponta IBGE
IBGE atesta aumento da pobreza no MA

46 pensou em ““Propaganda é bonita, mas realidade é cruel”, diz Zé Reinaldo sobre gestão Flávio Dino

    • O Maranhão é atrasado desde que Zé Reinaldo era ministro dos transportes, ficou pior quando ele foi governador..

  1. Isso tudo é herança maldita de quem mesmo? Flávio Dino é o culpado? Como comparar 4 anos em relação aos 50 da oligarquia? Me compre um bode Léda, favor né…

      • CONCORDO AMIGO SECRETARIOS ENTRARAM POBRES E VÃO SAIR RICOS, COMO QUE VAI PRA FRENTE, TEMOS EXEMPLO A ROSANGELA CURADO. ROUBO BASTANTE NA SAUDE FOI PRESA E JA ESTA PEDINDO VOTO COM A CARA MAIS SÍNICA, O WEVERTON ROCHA, WALDIR MARANHÃO E OUTROS A CAMBADA E GRANDE KK

      • Não é questão de colar ou não, Gilberto. São fatos. E como dizem, contra fatos não há argumentos. Fizesse Flávio Dino o melhor governo do mundo (e anda longe disso) ainda assim ele não iria tirar o Maranhão da miséria em que os governos passados o deixaram. Antes do Dinossauro o Maranhão já tinha índices de desenvolvimento humano horrorosos. Ele pode estar usando essa história de herança maldita como escudo pro seu governo ruim? Pode. Mas que ela existe, existe. E ninguém se livraria dela em tão pouco tempo.

        • Mas ele fez foi piorar os índices. Esse governo tá uma máquina de geração de pobreza e miséria e precisa urgentemente ser desligada!

      • Cola e muito o que foi destruído e saqueado em meio século é impossível se reverter totalmente em apenas quatro anos

    • Se a BESTA FERA DinoSSAURO ficasse 100 anos governo, no ano 99 ele ainda dizer que a desgraça por ele tão ter feito nada em todos esses anos , seria do pessoal de Sarney. Vai contar mentira em outro lugar do inferno!!!!!

    • Não é herança, é legado! No caso, as benesses passaram de pai pra filho. Ou seja do velho aproveitador Sálvio Dino, pro filhinho privilegiado Flávio Dino. Deixa desse papo, o papudo é da casta Sarney

  2. A imagem que ilustra o texto é a infeliz constatação da realidade do MA. Os anos passam, muda governo do Estado, muda administração do Município, mas as palafitas continuam lá, fazendo parte da paisagem. Ou é o cúmulo do descaso, ou um prazer cruel, que beira a insanidade, em ver um ser humano vivendo em tal condição. Será que é algum problema insuperável, ou apenas má vontade em resolvê-lo?

  3. EITA ARROCHA O NEGOCIO VAI PEGAR, O MAL POR SE DESTRÓI!! SO VAI DAR A GUERREIRA. ATE CONCORDO COM ZÉ REINALDO É GOVERNO MAIS CORRUPTO QUE JÁ CONHECE, MAIS PODRE VIRÃO!! KK

    • Zé Reinaldo participou dessa corrupção, qdo comprou um mandato de Dep. Federal para Flavio Dino.

  4. Esse sujeito não tem autoridade moral pra criticar governantes algum. Passou cinco anos no governo e foi um desastre total. Se Flávio Dino o tivesse apoiando seria o melhor governador do Maranhao. Cada uma!!!

    • Também acredito que a crítica só ocorreu porque o respectivo deputado não mais faz parte do grupo do governador… mas uma coisa não podemos negar: tudo que foi descrito é a mais absoluta realidade.

      A parte triste de tudo isso: não vejo nenhum candidato a governador que tenha real interesse em melhorar a vida da população… o interesse de todos é sempre: dinheiro e poder.

      Essa é a nossa triste realidade, ao meu ver.

    • Verdade verdadeira, o problema é que o Zé Reinaldo não quer gastar dinheiro dele pra financiar a campanha com derrota garantida.

    • Ele tá certo seu baba ovo do DINOSSAURO. ..esse teu chefe foi um verdadeiro INGRATO com o José Reinaldo. ..vai custar caro pra ele…vai perder a eleição. ..

  5. Só queria saber por onde andava ZR até a semana passada, quando ainda acalentava o sonho de ser escolhido candidato a senador por FD. Mesmo achando que ele tenha falado apenas verdades, até fez um ensaio de mea-culpa, no meu entendimento esse artigo só o desqualifica politicamente. ZR não descobriu a pólvora em uma semana, foi conivente com o que ora denuncia porque lhe foi conveniente. Pobre Maranhão pobre!

  6. Agora Pro Ze Reinaldo o Flavio Dino Não presta vai entender esse kara o nome disso e raiva porque não foi o escolhido para ser o candidato a senador

  7. Flávio Dino vai deixar o Maranhão bem pior que encontrou, em parte pelo azar de pegar a pior crise da história do país, herança maldita dos últimos anos LULA e de todo o mandato de DILMA, a pior presidente do país em sua história, uma mulher meio amalucada, com incrivel paixão por broncas e cheia de idéias mortas.
    FD devido ao seu temperamento, escolheu manter um governos grande, inchado e pior, ocupado por um dos piores e mais fracos secretariados de todos os govenos. Ocupado por gente sem capacidade, sem inteligência e sem experiência (com meia dúzia de honrosas excessões ! ).
    FD é um homem inteligente, mas se crê o mais entre todos, o professor de tudo, arrogante e vaidoso não ouve, não admite criticas e só conversa com poucos amigos que lhe cercam e que jamais lhe dizem que está nu.
    O Maranhão é tão pobre e tão sem futuro em maior parte pelo povo que não tem capacidade de empreender e se resigna a probreza.
    Não temos a garra do Cearense, a capacidade de trabalho do Pernambucano, o empreendedorismo do sulista.
    Vamos acabar os 4 anos, e provavelmente 8 anos de Flávio Dino mais pobres que nunca.
    O Assistencialismo que ele promove não resolve e só cria dependência do governo, este cada vez mais guloso e matando as empresas.
    E pior ,Fd está repetindo a irresponsabilidade de DILMA, a quem ele defende mesmo com todas a evidências.
    Realmente estamos mal.

    • Kkkkkk e quem vai levantar o Maranhão é a família Sarney?nossa senhora aí é gostar de ser otário,pena que Flávio Dino vai ganhar de novo,o choro é livre das viúvas de Sarney

  8. O Zé Reinaldo deveria ter apresentado e executado esse projeto durante o tempo em que esteve no grupo Sarney, ou quando governou o Estado, ou quando esteve com o Jackson Lago, ou ainda no mandato de Deputado Federal. Falar disso agora é hipocrisia, é uma navalhada no povo maranhense.

    • Verdade, Esse ex governador não quer gastar dinheiro do partido pra financiar a campanha derrotada dele,DOR DE COTOVELO..

  9. Disso ninguém tem dúvidas, inclusive, ele, Zé Reinaldo contribuiu para esse estado de atraso do Maranhão, desde os tempos que ocupou os seguintes cargos: foi diretor do Departamento de Estradas e Rodagem (DER-MA), Superintendente da Novacap, Secretário de Viação e Obras do Distrito Federal, diretor-presidente do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), superintendente da Sudene, superintendente de Desenvolvimento do Nordeste, ministro dos Transportes (1986 a 1990), deputado federal de 1990 a 1994, secretário de Infra-Estrutura do estado do Maranhão, vice-governador do Maranhão (1995-1998) e governador do Maranhão.

  10. Ze Reinaldo tem moral e muita moral. Os despreparados nunca vão ser capazes de reconhecer as virtudes desse Deputado que em breve será Senador.

  11. Zé Reinaldo é outro judas igual ao outro q conseguiu enganar seus eleitores, mas agora a historia é outra.
    Vai chorar no colo do vovô Sarney.

  12. Não defendo nem A nem B, todos são farinha mesmo saco.
    Zé Reinaldo já sabia disso tudo antes de sair governo, está dando essa manifestação agora por não fazer mais parte do governo. Se fosse o indicado ao senado, ficaria calado a meio de tantas mazelas. Puro oportunismo, que aliás não é a primeira vez que ele faz isso.

  13. Uma PORRA dessa sempre fez parte dessa oligarquia que passou 50 saqueando os cofres do estado e ainda passou 5 anos sendo governador e não fez nada pelo MA agora tá colocando culpa em un governo que em 3 anos fez mais do que eles… Ainda bem que Dino percebeu outro asa de avião. Ainda, me arrependo de ter votado em vc em 2014 seu traira e falso Zé de Ré maldito.

    • O nosso governador pulou uma fogueira em não aceitar o Zé Reinaldo, Que agora em 2019 vai ser só cabo eleitoral kkk

  14. Veja o Ze Reinaldo criticando no prato que comeu, esse corrupto e ex-presidiário fez tanta coisa ruim para o Maranhão como fizeram os sarneys, a diferença é que ele foi preso a mando dos Sarneys.

  15. Repetindo o artigo escrito por Sarney. Zé Pereba depois que votou com golpistas a favor da reforma trabalhista o teu caminho não podia ser outro senão o retorno à cozinha da oligarquia e pela porta dos fundos, como tu merece. Se o Maranhão ainda ta atrasado a tua gestão não contribuiu em nada para o avanço do PIB maranhense.

  16. Estamos juntos José Reinaldo….a ingratidão de Flávio Dino vai custar caro a ele e sua CORJA. ..vão perder a eleição! !!

  17. Graças a você e a família Sarney que acabaram com nosso estado,ainda tem a cara de pau de vim falar mal de Flávio Dino q está apenas 4 anos no governo,e por cima ainda fez mais do que vcs n fizeram em 50 anos,tenha vergonha na cara e saia da política junto com essa família de lesadores do dinheiro público.

  18. Cola e muito o que foi destruído e saqueado em meio século é impossível se reverter totalmente em apenas quatro anos

  19. Quem foi o pior Flávio Dino ou ele que até preso foi por corrupção desenfreada até ontem Flávio Dino era o melhor dirrepente passou a não presta se polpe e nos polpe o povo não é mais otário Flávio Dino é hoje eleito nacionalmente o melhor GOVERNADOR do Brasil . chorem viúvas do cofre

    • Ou é doido ou come bosta, o estúpido dizer que a BESTA FERA DinoSSAURo possui alguma avaliação positiva de bom gestor.

  20. O problema ‘e que Flavio Dinossauro prometeu mudanca e pagina virada, O que nao a contextual, comete os mesmos erros dos governos passados. Foi Uma grande decepcao. Fora Dinossauro.

  21. Zé Reinaldo não sabe, mas para os moradores desse palafitas que aparece na foto, já estão construindo os prédios onde os mesmos vão morar lá mesmo no são Francisco, na avenida Ferreira Gullar, desse forma em breve essa poluição visual não fará mais parte do são Francisco.

Os comentários estão fechados.