O deputado federal Zé Reinaldo teve sua pré-candidatura a senador no PSDB publicamente ameaçada pelo secretário-geral do partido, o ex-prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira.
Em entrevista ao jornalista Ribamar Corrêa, do Repórter Tempo, o líder tucano criticou o mais recente movimento do ex-governador em prol da candidatura do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) a governador. Para Madeira, a ligação entre os dois é uma “afronta” ao PSDB.
“Nós abrimos as portas e garantimos a entrada do ex-governador José Reinaldo no PSDB quando ele não tinha mais para onde ir. Criamos as condições para ele entrar no PSDB e ser candidato a senador. O que faz ele? Afronta a todos nós com essa história de apoiar também candidatura do deputado Eduardo Braide. Isso não é correto, o PSDB tem um candidato a governador, o senador Roberto Rocha, e é por ele que nós temos que lutar. Quem não quiser abraçar o nosso projeto, não tem problema, pode sair do partido. Mas ninguém vai continuar agindo assim, porque se isso continuar, nós vamos tirar a vaga de candidato e entregar para outro. E não haverá ninguém que mude essa decisão”, declarou.
Novo encontro
O PSDB, como se sabe, também tem candidato ao Governo do Estado: o senador Roberto Rocha.
Ocorre que, no fim de semana, Zé Reinaldo e Braide almoçaram juntos, ocasião em que o pré-candidato tucano reafirmou a candidatura do deputado estadual (reveja), recolocando-o de vez no jogo da sucessão.
O movimento desagradou a cúpula do partido.
Tudo certo?
A reação de Madeira, no entanto, surpreendeu a maioria dos observadores da cena local. Por um motivo principal: logo ao filiar-se ao PSDB, Zé Reinaldo fez questão de deixar claro que, mesmo estando lá, trabalharia pela viabilização da pré-candidatura de Eduardo Braide (relembre).
Naquela ocasião, pelo menos aparentemente, não houve óbices a essa postura. O que mudou?
Não é bem assim…
Aliados de Roberto Rocha contaram ao Blog do Gilberto Léda não haver qualquer estranhamento com a postura de Sebastião Madeira.
Para esses tucanos, a conversa inicial – de Zé Reinaldo apoiar Braide – já havia sido superada, sendo uma agenda retomada agora por iniciativa do próprio ex-governador.
Waldir no jogo
A pressão do PSDB sobre Zé Reinaldo pode favorecer o deputado federal Waldir Maranhão. Recém-filiado ao PSDB, ele segue tentando encontrar brechas para ser candidato a senador.
Tentou tomar a vaga de Alexandre Almeida, mas encontrou forte resistência.
Agora, vê possibilidades maiores de ficar com a vaga do colega da bancada.
Zé Reinaldo quer mandar no partido, não tem poder pra isso, quer obrigar Eduardo Braide a ser candidato ao governo, nem o próprio Braide quer, haja vista que nunca anunciou sua candidatura com medo de ficar sem mandato e com a certeza que não irá ao segundo turno e dependerá de Roseana para assumir alguma secretaria se ela for eleita, coisa difícil.
Zé Reinaldo está a 01 passo de não ser candidato a senador. Está sem noção do perigo. Um senador que ainda tem 04 anos pesa quase 10 vezes mais do que ele.
Walter Maranhão????????
JAMAIS! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Walter. ….
Waldir….
Zé Reinaldo faz tudo para trair alguém! Até o povo do maranhense!