Soltura de Lula tem impasse entre Moro e desembargador do TRF-4

Globo.com

O juiz Sergio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, afirmou neste domingo (8) que o desembargador federal plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Rogério Favreto, não pode mandar soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril.

“O Desembargador Federal plantonista, com todo respeito, é autoridade absolutamente incompetente para sobrepor-se à decisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e ainda do Plenário do Supremo Tribunal Federal”, disse Moro.

Nesta manhã, o desembargador concedeu liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele foi condenado no processo do triplex, no âmbito da Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O despacho determina a suspensão da execução provisória da pena e a liberdade de Lula. Favreto é desembargador plantonista é já foi filiado ao PT. Ele se desfiliou ao assumir o cargo no tribunal.

“Cumpra-se em regime de URGÊNCIA nesta data mediante apresentação do Alvará de Soltura ou desta ordem a qualquer autoridade policial presente na sede da carceragem da Superintendência da Policia Federal em Curitiba, onde se encontra recluso o paciente”, diz trecho da decisão.

De acordo com Moro, caso ele ou a autoridade policial cumpra a decisão deste domingo do desembargador, estará “concomitantemente” descumprindo a ordem de prisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

O que diz Moro

Moro afirmou que como a decisão de prender Lula foi do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e que, em princípio, ele não tem poderes para autorizar a soltura.

O juiz afirmou ainda que foi orientado pelo presidente do TRF-4 a consultar o relator das ações da Operação Lava Jato no tribunal, João Pedro Gebran Neto.

Moro finaliza comunicando à autoridade policial que espere o esclarecimento deste impasse jurídico para “evitar descumprimento da ordem de prisão”.

Nova determinação de soltura

Após o despacho de Moro, na tarde deste domingo (8), o desembargador federal Rogério Fraveto reiterou a decisão de mandar soltar o ex-presidente Lula.

“Registro ainda, que sem adentrar na funcionalidade interna da Polícia Federal, o cumprimento do Alvará de Soltura não requer maiores dificuldades e deve ser efetivado por qualquer agente federal que estiver na atividade plantonista, não havendo necessidade da presença de Delegado local”, diz o novo despacho.

13 pensou em “Soltura de Lula tem impasse entre Moro e desembargador do TRF-4

  1. Moro está ensandecido, não provou nada contra Lula e o quer preso mesmo inocente. Briga de foice agora!

  2. Este hábeas corpus concedido em plantão judiciário, é extremamente suspeito, e mais este desembargador é petista roxo, e se vc fosse um desenvolvedor sério teria declarado suspeição pra julgar este pedido, é simplesmente mais um dos muitos casos que se vê em plantões judiciário onde soltam a que convém

  3. Lula tem que permanecer preso até morrer. Esse juiz que tentou soltar esse maior corrupto de todos os tempos deve ter sido orientado por Flávio Dinossauro ou Waldir Maranhão. É muita pilantragem!

    • Verdade, deve ter sido “orientado” mesmo pelo jegue FRAUDE Dinossauro. Mais uma vez a sabedoria juridica esse picareta foi jogada no lixo.

  4. Decisão esdruxula…feriu a competência do juiz natural. Em HC, precisa está claro que há direitos sendo suprimidos ou que tenha urgência na solução do caso. e claro, no caso concreto não nenhum dos princípios. nao se sustenta esta decisão vai ser derrubada já pelo juiz natural ou pelo presidente do tribunal. vergonhoso esse Desembargador.

  5. Verdade, deve ter sido “orientado” mesmo pelo jegue FRAUDE Dinossauro. Mais uma vez a sabedoria juridica esse picareta foi jogada no lixo.

Os comentários estão fechados.