NOTINHAS DA MANHÃ

Fechado
O PSC indicará o candidato vice-governador na chapa da ex-goverandora Roseana Sarney (MDB), que será oficialmente lançada e convenção no dia 29 de julho. A decisão foi tomada ontem (26), após um dia inteiro de conversas entre líderes do partidos e o MDB. Dois nomes são os mais cotados para integrar a majoritária a lado da emedebista, ambos com ligações com a Região Tocantina: o empresário Ribinha Cunha e o pastor Pedro Lindoso. O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta sexta-feira (27).

Novo rumo
Depois de estarem muito próximos do PSL e de Maura Jorge, outros três partidos deve confirmar apoio a Roseana: Podemos, PSDC e Rede.

Confusão

A debandada de partidos da base de Maura foi provocada pelo ex-deputado Ribamar Alves. Marido da deputada federal Luna Costa (PSC), ele queria o PSL coligado com todos os demais partidos na disputa de deputado federal. Chico Carvalho, presidente do PSL, não aceitou. Disse que não aceitava fazer do seu partido “bucha de canhão”.

Escapou
Ainda em brigas internas por conta do apoio do governador Flávio Dino (PCdoB), o PT pelo menos conseguiu uma vitória na disputa proporcional – espécie de prêmio pela lealdade ao comunista: vai sair sozinho tanto na disputa de deputado federal, quanto na de estadual. PPS e PDT também escaparam do “chapão” governista estadual e federal, respectivamente.

PTC dentro
Segundo o jornalista Jorge Aragão, apesar das resistências de alguns partidos, o PTC foi incluído no “chapão” nas duas disputas.

Composição para federal
Veja como ficou a composição das chapas proporcionais governistas paraara a Câmara Federal. Chapão: PCdoB, PSB, PRB, PROS, SD, PEN, PTB, DEM, PTC, PPS e PPL; Chapinha: PDT, PR e PP; PT sozinho.

Composição para estadual
Chapão: PCdoB, PDT, PTC, PR, PP, DEM, PRB e PSB; Chapinha: PEN, PPS, PROS, PTB e PPL; PT e SD sozinhos.

Destino de Braide
Ainda é uma incógnita o destino do deputado estadual Eduardo Braide (PMN). Pré-candidato a deputado federal, ele esteve muito próximo de fechar com maura Jorge (PSL), mas há quem diga que, hoje, ele está novamente mais perto do PSDB. Vale aguardar.