José Sarney diz que no Maranhão vive-se “com medo de perseguição”

O medo e o sapo

Da Coluna do Sarney

A primeira coisa que existiu no mundo foi o medo.

Na expressão dos romanos Petronius, autor do célebre Satyricon, o primeiro romance, e Statius, “dolce poeta”, segundo Dante, “primus in orbe deos fecit timor” (no mundo o medo criou primeiro os deuses). Dizia Bergson, o grande filósofo, comentando esta frase, que “a religião vem menos do medo do que de uma reação contra o medo”.

O medo de que quero falar não é o filosófico, mas o real, principalmente na política maranhense, onde ele atualmente cresceu e muito, conforme afirmou em sua vigorosa entrevista a O Estado do Maranhão e à Rádio Mirante o Senador Roberto Rocha, candidato a Governador.

Além do interventor nos anos 30 do século passado, Martins de Almeida, o chamado Bala na Agulha, quando se formou um bando de capangas, conhecido de Turma do Papai Noel, que fez atrocidades, como invadir a Associação Comercial e dissolver uma reunião a chibata, quero lembrar João Lisboa, que no Jornal de Timon, ao tratar de Partidos e Eleições no Maranhão, já relatava a promiscuidade entre o medo e a política. Era Donana Jansen, tatibitate, dizendo “cute o que cutá meu filho Manezinho tem que ser deputá” — e haja cacete nas seções eleitorais, e deportações, como a de Candido Mendes de Almeida, embarcado à força num patacho para fora de sua terra. Há menos tempo, Neiva Moreira e Erasmo Dias apanharam na praça João Lisboa.

Se fazia o diabo na política do Maranhão, não só a agressão física, mas a coação moral, a compra de votos, e as demissões em massa.

Os comerciantes eram proibidos de embarcar mercadorias para transporte na Estrada de Ferro de quem não desse o apoio “certo”, como aconteceu com a grande firma Lages & Cia., que faliu vítima desse método. Hoje existe a quebra dos pequenos comerciantes, com os impostos que não podem pagar, além dos carros e motos apreendidos.

Eu, quando fui Governador, acabei com isso. Foi um período de paz duradoura que sobreviveu até recentemente. Não demiti ninguém, acabei com a nomeação e perseguição política do cobrador de imposto. Meu temperamento sereno, paciente, aberto ao diálogo, funcionou.

Agora, o medo está aí. É medo de bandido, de bala perdida, de perder o emprego, de sofrer perseguição, da violência que campeia solta. Só num dia tivemos cinco homicídios na cidade.

Quando eu era menino tinha um medo danado de alma, da Manguda, uma visagem que aparecia nas noites de lua, e de sapo.

Hoje o mundo político está sem medo de alma nem de sapo. Mas haja medo de perseguição, de perder asfalto, de receber desaforos e de ter as emendas orçamentárias para obras em seus municípios suspensas.

Mas eu continuo com medo de mau-olhado e de olhos excomungados. Inveja e ódio.

O Maranhão precisa de grandeza de espírito e de paz e segurança, de ser como sempre foi, uma família sem ódio e sem medo de perseguição.

27 pensou em “José Sarney diz que no Maranhão vive-se “com medo de perseguição”

  1. Este velho tá broco, tá esquecido, mais uma coisa e verdade os maranhenses estão com medo da oligarquia voltar ao poder e perseguir a todos.

    • Volta guerreira, não sua época não existia o medo e nem perseguições. Todos tinham vez independente de partido ou credo. Ainda bem que só ainda restam quatro meses pra essa cambada de mentirosos mamarem nas tetas do Estado do Maranhão.

      A guerreira vai ser governadora de novo, vamos mandar esses comunistas vagabundos cantar em outra freguesia.

  2. Realmente vivemos com medo; medo de volta pedrinhas, medo de perder 1 bilhão da saúde, medo de ver o povo ter o pior idh do Brasil, medo de ter uma família com 50 anos no poder, medo de ter uma governadora que teve 4 mandatos e nada fez em outras palavras medo dos sarneys.

  3. Esse velho safado falando de perseguição que na verdade é a família dele que vive perseguindo atrás do poder como eles fizeram com Jackson Lago tiraram i velhinho do governo na mara com a Judá daquele ministro safado do Eros Grau

  4. Volta Roseana Sarney, somente assim vamos ensinar esses comunista a fazerem viadutos e não esses retornos longos. Conheço várias pessoas que perderam motos e veículos, não esquecem pois perderam seus bens. Nossa bandeira não é vermelha, muda Maranhão.

  5. Sarney falando de perseguição moral e compra de voto? A quem pensa que engana? Ainda não se deu conta que é passado? Pode em paz descansar que o Maranhão não volta a ser da tua família

  6. Andei agora no Piauí e lá vi a diferença entre os políticos do nosso estado do Maranhão São cidades muito bem organizada parabéns Piauí

  7. Definitivamente esse senhor ou deve estar caducando de vez, ou falta-lhe uma grande garrafa de óleo de peroba. Ele vir falar de “medo de perseguição”, querendo posar de “santinho” (ele e a família) chega a ser hilário.
    O que ele fez e a sua família ao longo dos anos no Maranhão foi o que, então?
    Ele refere-se a segurança. Pois bem: uma das piores crises que o Maranhão sofreu foi justamente no período em que a sua filha, Roseana esteve no comando do estado. Posso citar inúmeros exemplos, dentre os quais: caso Stênio Mendonça e os crimes de pistoleiros, as famosas e famigeradas rebeliões no presídio de Pedrinhas, na qual todo dia(na época) um preso era morto, esquartejado e tinha a sua cabeça utilizada como bola de futebol, aumento da criminalidade no restante do estado e por ai vai.
    Nessa época eu confesso que sentia medo de sair nas ruas. Não que hoje, no atual governo tenha acabado(e não acabou e está longe de acabar), mas teve uma certa melhora e já começo a ver uma luz no fim do túnel, algo que jamais foi visto durante o governo da família Sarney e de seus aliados.
    Inveja e ódio(como o velho Sarney citou) são sentimentos sempre nutridos e desenvolvidos por ele e sua turma, ainda mais sem poder algum.

  8. Caramba, o pessoal de Dino vive e morre postando criticas a Família Sarney em qualquer post que se faz em seu blog. Será que esse pessoal todo esta com medo de perder os cargos de confiança dentro da estrutura de governo?

    Falam tanto de corrupção… mas se esquecem dos escândalos (quase todos abafados) que já envolveram em somente quase 4 anos o Comunista Dino e seu fiel escudeiro Jerry (podemos chama-los de batman e robin?)…

    • Acho que isso deve ser desespero diante da derrota iminente do patrão deles. O Sarney faz umas colocações pertinentes com toda a sua intelectualidade e a cambada aparece pra chama-lo de vagabundo. kkkkk
      Sobra até pro pobre Léda.
      Mas é como o titular do blog os chama:
      Fakes.
      Não passam de fakes.

  9. ESSE TAL DE CARLOS SOUSA SÓ FALA EM DEMÔNIO E SATANÁS SAI PRA LÁ DOIDO , COMUNISTA SÓ FALA NISSO INFERNO DEMÔNIOS SATANÁS SÓ FALA EM MORTE, FALE DE PROPOSTA DO TEU CANDIDATO LARGA AS TREVAS PRA LÁ .. PROCURE A LUZ DIVINA ..TU SÓ VIVE DESEJANDO A MORTE DE JOSÉ SARNEY , A MORTE DE ROSEANA QUE ELA MORRA DE CÂNCER PARE COM ISSO CARA , EU DESEJO MUITA SAÚDE E MUITOS ANOS DE VIDA A FLAVIO DINO ,, MINHA BANDEIRA NÃO É VERMELHA VOLTA GUERREIRA VOLTA ROSEANA

Os comentários estão fechados.