Coligação de Roseana repudia Ibope após margem de erro de 8 pontos

A Coligação “Maranhão quer mais”, da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) emitiu nota, hoje (5), na qual repudiou o resultado da pesquisa Ibope/TV Mirante, que aponta vitória do governador Flávio Dino (PCdoB) no primeiro turno.

Os partidos que apoiam a emedebista reclamam, sobretudo, da margem de erro de 8 pontos percentuais nos questionários aplicados em São Luís, maior colégio eleitoral do Maranhão (reveja). E cobraram explicações do instituto.

Como resposta, o Ibope informou que “em São Luís, temos apenas 168 entrevistas, o que não é suficiente para estimar as intenções de votos na capital, uma vez que margem de erro amostral é de 8 pontos percentuais para mais ou para menos. O cruzamento foi fornecido apenas como um indicativo”.

“Nas informações fornecidas, o Ibope admite a fragilidade no método utilizado para chegar ao resultado da mais recente pesquisa, que tem até 16% de possibilidade de oscilação na margem de erro e não apenas de 3 pontos percentuais como divulgado ontem. O mais absurdo: na tentativa de encontrar um cenário mais próximo do ‘real’, o Ibope decidiu comparar e equiparar seus números com os de outros institutos locais, de credibilidade sob suspeita neste processo eleitoral e cujos levantamentos foram feitos em períodos diferentes, antes do debate entre os candidatos”, destaca o comunicado da coligação, ao citar declaração do Ibope segundo a qual “a pesquisa pode não ter pego um possível efeito do debate”.

“É um claro reconhecimento do Ibope de sua incapacidade de retratar a verdadeira vontade do eleitorado maranhense. Desta forma, considerando ser público e notório que o Ibope errou na maioria das pesquisas realizadas no Maranhão, a coligação Maranhão Quer Mais repudia com veemência os números de intenções de voto para governador e senador divulgados pelo Instituto às vésperas do primeiro turno das eleições”, completa.

Para os oposicionistas, o resultado, com grande possibilidade de erros, não deveria ter sido divulgado às vésperas da eleição.

“É inaceitável que tal levantamento seja divulgado à população às vésperas da eleição, podendo induzir o eleitorado com dados que não condizem com as intenções de voto mostradas em pesquisas sérias, e visíveis nas atividades públicas de campanha. Por todo o exposto, repudiamos a pesquisa do Ibope, e conclamamos a população a registrar nas urnas o verdadeiro desejo de votar em Roseana Sarney para governadora, e em Sarney Filho e Edison Lobão para o Senado”, conclui a nota.


8 pensou em “Coligação de Roseana repudia Ibope após margem de erro de 8 pontos

  1. se erraram o primeiro o final ta toda errada e estragada e melhor tirar do ar e chamar o data folha e fazer com as forças armadas do começo ao fim por causa dos virus

  2. Não adianta, Gilberto! Independente de margem de erro Flávio Dino está reeleito.
    O povo não quer mais Roseana.
    Adeus, oligarquia.

  3. Pela primeira vez na minha vida encontro coerência nas palavras de Ricardo Murad. Pelo o que eu percebo, Dino não tem toda essa aceitação, não tem todo esse potencial eleitoral para encerrar as eleições amanhã. Também, concordo que RR e MJ tem muito mais votos do que mostra os institutos. Em momentos acho que haverá segundo turno, outros, não. Aguardemos.

  4. EM CODÓ O GRUPO QUE APOIA FLÁVIO DINO ESTÃO FAZENDO TERRORISMO CONTRA OS APOIADORES DE BINÉ E ROSEANA.. ESCÂNDALO WM CIMA DE ESCÂNDALOS.

  5. O Ibope não acerta muito em eleições no Maranhão, vamos aguardar amanhã no início da contagem dos votos, acredito que haverá segundo turno.

Os comentários estão fechados.