Ibope admite 8 pontos de margem de erro em questionários de SLZ

O instituto Ibope admitiu, após cobrança da coligação “Maranhão quer mais”, uma estratosférica margem de erro de 8 pontos percentuais, para mais ou para menos, nos questionários aplicado em São Luís.

A pesquisa, contratada pela TV Mirante e divulgado ontem (4), aponta o governador Flávio Dino (PCdoB) com 59% dos votos válidos (reveja).

A analista de atendimento e planejamento Camila Camargo Passarelli confirmou, por e-mail, que a consulta ouviu apenas 168 eleitores na capital.

“Em São Luís temos apenas 168 entrevistas, o que não é suficiente para estimar as intenções de votos na capital, uma vez que a margem de erro amostral é de 8 pontos percentuais para mais ou para menos. O cruzamento foi fornecido apenas como um indicativo”, disse.

Ela avaliou, também, que a consulta, por ter começado antes, pode não ter alcançado o eleitorado que assistiu ao debate da TV Mirante, na terça-feira (2).

“Uma parte da nossa pesquisa foi realizada no dia 2 de outubro, antes do último debate, ou seja, a pesquisa pode não ter pego um possível efeito do debate na capital”, destacou.

Além disso, para avalizar seus resultados, a analista do Ibope compara seu levantamento com os de dois instituto usados pelo Palácio dos Leões: Exata e o já notório Econométrica, que pode ter uma “pesquisa fantasma” investigada até pela Polícia Federal (saiba mais).

14 pensou em “Ibope admite 8 pontos de margem de erro em questionários de SLZ

  1. Por que este resultado não saiu em site nenhum a nível nacional. (pelo menos não vi nenhum repercutindo)

  2. rapaz toda vez e so 1008 entrevistado sao os mesmo e quem manda nas pesquisas memo sendo da mirante e a globo quando veio uma pesquisa na minha cidade eles foram mais foi no comiter de flavio dino pesquisa tem que ser e como a datafolha entrevistar 10,000 pessoas em varias cidades essas pesquisas sao todas mentirosas se error 8 pontos e porque estao todas erradas e fraldada assim como eles podem fraldar as eleiçoes a coligaçao de roseana deveria pedir ao TSE para recolher todas as urnas do maranhao e trazer pelo proprio TSE outras urnas acompanhada das forças armadas

  3. kkkk isso é pra justificar a margem de compra de votos pela família maldita que já começaram pela cidade, kkk aqui no bairro já começou! estamos só colhendo o material depois vem a pancada!

  4. Acho que o que aconteceu foi uma tentativa do Ibope de tentar resgatar alguma credibilidade soltando essas pesquisa cujo resultado deve ser o mais aproximado da realidade de domingo.

  5. Em São Luís mesmo que ela ñ vence ahhahahahahaha. Na boa, sei que faz parte mas essa estratégia do grupo de vcs está completamente equivocada. Isso faz é afastar mais os eleitores de Roseana. Isso mancha mais ainda a imagem. Melhor seria para ela e seu grupo, caso se confirme o óbvio, assumir a derrota e aceitar que o Maranhão virou uma página. O grupo Sarney já deu sua “contribuição” ao estado. Tá mais do que na hora de deixar o estado seguir seu rumo. E o Grupo Sarney seguir o rumo deles. Mais uma vez digo…a estratégia de tentar renegar o óbvio afasta ainda mais os eleitores dela.

  6. Pergunta ao Fernando da ESCUTEC a possibilidade de segundo turno mande publicar a pesquisa feita pela empresa

  7. Pingback: Coliogação de Roseana repudia Ibope após margem de erro de 8 pontos - Gilberto Léda

  8. Caramba, nunca diga ” dessa água não beberei ” cansei de ler aqui críticas sobre o chororô dos eleitores de Flávio Dino em relação as pesquisas do Ibope, agora o chororô mudou de lado, quem chora é a sarneyzada. O choro é livre e não panteado. Domingo vamos ter a certeza de quem tá certo, no Maranhão já vi jumento carregado d’água pegar fogo. Boa sorte a todos nós e que teremos uma votação tranquila.

  9. O IBOPE é velho conhecido.Ele passa dois meses antes da eleição fazendo o jogo do contratado ae…na semana da eleição e na hora da boca de urna(17;00)o mesmo dá o resultado real para não ficar desmoralizado.Contem outra…

Os comentários estão fechados.